Como estreitar ainda mais os laços com seu cachorro

Os mais românticos dizem que o amor mais puro encontra terreno fértil na ocasionalidade e na espontaneidade, e que neste sentimento tão desejado não cabem regras e tampouco fórmulas a serem seguidas. 

Mas, e para quem busca desenvolver um amor de pai ou mãe para pet, ou seja, um amor que foi planejado? Será que existem “fórmulas” para estreitar os laços com os cachorros? A resposta para esta pergunta é sim! E a seguir nós mostramos os caminhos das pedras, ou melhor, para as lambidas e abanos felizes de cauda!

Cachorro-feliz-Petlove

Diversão é amor

Os momentos de lazer são especiais para o seu cachorro e uma arma poderosa para aproximar vocês ainda mais. Cada vez que rola um convite para uma sessão de brincadeiras, o seu cão fica em estado de graça e não é à toa. É que durante a bagunça o organismo do bichinho libera ocitocina, o famoso “hormônio do amor”, que o deixa extasiado e promove uma incrível sensação de bem-estar. E a adivinha para quem ele vai agradecer e guardar boas memórias?

Não importa a raça ou perfil, todo cachorro ama brincar com a família, correr, pegar objetos e ser recompensado por truques ou comandos realizados. A vida para os peludinhos é uma eterna diversão, mesmo que alguns carreguem em seu DNA um perfil “trabalhador” e gostem de realizar serviços de guarda, pastoreio e caça, por exemplo.

Então, aproveite que você tem a faca e o queijo na mão, quer dizer, a ocitocina e um brincalhão ao seu dispor e reserve um tempo do seu dia para se esbaldar com o seu cachorro, utilizando sempre brinquedos pets para não colocar a saúde dele em risco. Você verá o quanto as brincadeiras são úteis para construir uma relação ainda melhor.

Ser paizão ou mãezona

Não basta só tirar meia horinha do dia para brincar com o cachorro e achar que isto será o bastante para ele morrer de amores por você. Os cães são espertos e sensíveis e, caso você trate o pet mal ou com indiferença no restante do dia, os laços afetivos tendem a ficar mais frouxos do que tênis faltando cadarço. 

Palavras e gestos carinhosos, atenção constante e atitudes características de um pai ou mãe de pet que procura estar sempre presente e preocupado com o bem-estar do seu filho de quatro patas, provocam olhares apaixonados no cachorro e te transformam na pessoa mais importante que existe para ele. Dá trabalho? Sim, mas a recompensa de receber um amor pet é o melhor retorno que você poderia ter.

Cuide de tudo o que o cerca

Cães são como filhos e, assim como os bebês humanos, precisam contar com um lar que ofereça amor e proteção para se sentirem bem e, consequentemente, construírem vínculos afetivos mais fortes.

Cachorros que vivem com medo, se alimentam mal, não saem para passear ou convivem com dores e desconfortos porque não contam com ajuda médica veterinária, podem até demonstrar felicidade quando você chega em casa, mas nunca estarão em sua plenitude para aproveitar uma relação com laços realmente estreitos.

Não esqueça que ter um cachorro em casa significa o compromisso de zelar pelo bem-estar  do peludinho em todos os seus dias de vida. Cuide para que o cão tenha uma vida em família bastante agradável e certifique-se que além da saúde física, o seu parceiro também está com a saúde emocional em dia, com muitas brincadeiras e carinhos. 

Agindo desta maneira, seu cachorro estará certo de que está no melhor lugar do mundo e que você merece todas os “ataques” de lambidas, abanos felizes de rabo e, claro, uma travessura ou outra de vez em quando porque o que vale para eles mesmo é se divertir!

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.