Como evitar que seu cachorro tenha “alzheimer” na velhice

Envelhecer com saúde é um desafio que todos nós temos que lidar e, claro, também é uma preocupação que os pais e mães de pets precisam ter com os seus bichinhos, mesmo que ele ainda sejam filhotes. 

Como você sabe, a idade canina é bem diferente da nossa e antes do bichinho completar o seu primeiro ano de vida, ele já pode ser considerado um adulto – para saber a “idade humana” do seu peludinho, clique aqui. E como “envelhece” mais rápido, o cachorrinho precisa receber os cuidados que um animal mais sênior necessita (bem antes do que muita gente acredita).

Cachorro-alzheimer-Petlove

Problemas articulares, oculares e renais são apenas alguns dos males mais comuns entre os “vovôs”, porém, uma outra doença menos famosa e que também precisa ser prevenida é a disfunção cognitiva, conhecida como “alzheimer canino”. A doença pode, entre outras coisas, fazer com que o seu cachorro se torne  mais agressivo, tenha dificuldade em reconhecer pessoas e lugares e passe a uivar e latir com mais frequência (principalmente durante a noite).

Presente na maioria das vezes em cães com oito anos ou mais, a doença afeta de maneira progressiva a função cerebral e as células nervosas (responsáveis pela comunicação). Para saber mais sobre o assunto e conhecer sete sinais que denunciam a disfunção cognitiva, basta ler esse nosso post recente.

Os exercícios mentais e o enriquecimento ambiental são essenciais para o bem-estar animal e ajudam a prevenir o “alzheimer canino”. Lembrando, é claro, da importância de uma alimentação de qualidade, que pode ser incrementada com suplementos ricos em antioxidantes (que retardam o envelhecimento), ácidos graxos, vitamina C e ômega 3, nutrientes essenciais para um bom envelhecimento. 

Converse com o seu médico veterinário para que ele indique as melhores opções ao seu peludinho. Abaixo, nós listamos algumas opções que fazem bastante sucesso entre os nossos clientes:

Suplemento Ceva Pet-Phos Ômega Dog

Ideal para saúde dos cães, com exclusiva fórmula altamente palatável facilitando a administração. É rico em ômega 3, 6 e 9, vitaminas, minerais quelatados e aminoácidos essenciais para a vitalidade e condição física de cachorros de todas as idades.

Suplemento Vitamínico Vita Vet C Gotas – 30 mL

Possui vitamina C ou ácido ascórbico, um nutriente que desempenha diversas funções metabólicas, atuando como coenzima e co-fator em várias reações biológicas. É um poderoso antioxidante, sendo usado para neutralizar radicais livres.

Suplemento Avert Ograx-3 para Cães e Gatos – 30 Cápsulas

É um complemento nutricional composto por ácidos graxos essenciais derivados principalmente de peixes marinhos, indicado para cães que necessitem de um aporte nutricional desses nutrientes.

A ingestão de doses elevadas de EPA e DHA, gorduras pertencentes à família ômega 3, também contribui para vários efeitos benéficos no organismo.

Complexo Vitamínico Aminomix Pet

Fornece diariamente as doses essenciais para a construção e manutenção de estruturas orgânicas do animal. Aminomix pet contém ferro, cobalto, cobre, zinco e manganês quelatados, que asseguram a absorção das vitaminas pela não formação de complexos insolúveis.

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.