Tipos de enriquecimento ambiental para cães

Você sabe o que é “enriquecimento ambiental”? Esse termo, que até parece um pouco complexo, nada mais é que oferecer tudo o que um cão precisa para satisfazer seus instintos naturais dentro de casa.

Levando em conta a origem da espécie, que tem ligações diretas com lobos, os cachorros não devem passar a maior parte do dia trancafiados dentro de casa apenas comendo e dormindo, muito menos só ter os passeios como forma de entretenimento – é preciso muito mais do que isso!

Tipos de enriquecimento ambiental para cães

Especialistas em comportamento canino destacam que cães felizes e satisfeitos são aqueles que são desafiados e estimulados diariamente, e isso não é tão difícil quanto parece. Existem cinco tipos de enriquecimento ambiental para cães:

Enriquecimento ambiental social

Enriquecer o ambiente de um pet socialmente é simples e deve ser feito desde o início da vida como uma das formas de socializar um filhote. Cães são extremamente sociais, independentemente da raça, e precisam interagir com outros cachorros, pets de outras espécies e humanos constantemente. Muitos peludos passam a maior parte do dia sozinhos enquanto os pais humanos cumprem suas responsabilidades fora de casa, o que aumenta ainda mais a necessidade de se relacionar com outros seres.

Enriquecimento ambiental nutricional

Cães instintivamente sempre estão querendo fazer uma boquinha por aí. Eles efetivamente adoram comer e esse interesse canino pode ser muito bem utilizado pelos pais como forma de enriquecer o ambiente, consistindo em oferecer alimentos para os pets gerando estímulos comportamentais característico deles.

Enriquecimento ambiental sensorial

O enriquecimento ambiental sensorial nada mais é que incentivar o cachorro a utilizar o olfato, tato, audição, paladar e visão. E isso pode ser feito por meio de inúmeras brincadeiras divertidas, muitas vezes envolvendo comida.

Tipos de enriquecimento ambiental para cães

Enriquecimento ambiental físico

Todos os cães são verdadeiros atletas, independentemente da raça. Por isso, eles precisam de um ambiente enriquecido fisicamente para que possam viver saudavelmente. Áreas de fuga, obstáculos, circuitos ou qualquer outra estrutura desafiadora para eles são bem-vindas no local onde eles passam a maior parte do tempo.

Enriquecimento ambiental cognitivo

Por último – mas não menos importante -, estimular um cachorro cognitivamente é simplesmente desafiar a capacidade mental dele por meio de jogos, brinquedos, brincadeiras ou situações que ele precisa resolver para que possa ser recompensado, geralmente com um petisco que ele mais adora.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.