Como fazer meu filhote parar de morder?

Os filhotes gostam muito de morder qualquer coisa, seja por brincadeira ou para “coçar” os dentinhos novos que estão nascendo. Então, como fazer o filhote parar de morder?

Sabemos bem o quanto incomoda e machuca quando acabam nos mordendo em alguma brincadeira, ou quando ficam nervosos com alguma coisa, principalmente porque ainda não possuem nenhuma noção de força ou por terem sido retirados de forma prematura do contato com a mãe e irmãos, aonde aprenderia a não morder com força quando fosse brincar.

Alguns truques são muito importantes e ajudam bastante a fazer o filhote parar de morder, tornando a convivência mais tranquila e muito menos dolorida!

filhote parar de morder 1

Sem agressividade!

– Nunca, de forma alguma, em hipótese nenhuma, reaja de forma agressiva a qualquer mordida do seu cãozinho. Além de deixa-lo bastante assustado e machuca-lo, o que foge completamente da forma correta de educar qualquer animal, ainda tornará o comportamento muito mais agressivo, porque ele pode encarar como se fosse algo comum em seu dia a dia.

Mostre o que sente

– Mostre que está doendo fazendo expressões de dor e dizendo algo que demonstre o que está sentido, como “está me machucando!”. O cachorro fará a associação da expressão com o fato do dono estar sentindo dor.

filhote parar de morder 3

 

Dê broncas

– Seja enfático quando for da bronca, mas, novamente, nunca seja agressivo. Diga “pare!” e ignore-o por alguns minutos. Depois, volte a brincar. Caso morda, pare novamente. Depois de um tempo, ele perceberá que, ao morder, não tem mais com quem brincar e evitará esse comportamento.

A melhor forma é distrair!

– Tente distraí-lo com coisas muito mais divertidas do que morder você. Compre brinquedos interessantes, que fazem barulho, com texturas diferentes e fáceis de serem carregados considerando o tamanho que está sue filhote. Incentivando a brincadeira com coisas mais interessantes, você deixará de ser o foco.filhote parar de morder 2

Lembre-se também de nunca puxar com força nenhum objeto que seu pet esteja segurando com a boca. Isso pode machucar os dentinhos sensíveis.

Com paciência, as mordidas se tornam menos frequentes e as brincadeiras ficam muito mais agradáveis!

 

Sobre o autor

Larissa Calabria

Larissa Calabria

Apaixonada por animais desde criança, tem atualmente dois anjinhos de quatro patas: Wendy e Hermione, cachorrinhas bem geniosas, apesar da idade avançada! Ao longo da vida, foi descobrindo mais uma paixão: escrever! E pretende unir seus grandes amores para passar dicas importantes para todos que também amam o mundo animal.

2 Comentários

  • Incrível. Excelente material e dicas para as pessoas que querem um amigo de quatro patas, mas não sabem exatamente como interagir com ele.
    Tenho 5 amigos de quatro patas de raças e tamanhos diferentes. Já fazia algumas das dicas, mas agora o conhecimento nesta área (tirar o foco de me morder) se tornará completo.

Deixe um comentário