Cadastre-se e ganhe 10% OFF na primeira compra!

Como adestrar cachorro filhote

Deixa eu adivinhar: você acabou de adotar um cãozinho, mas não tem a mínima ideia de como adestrar cachorro filhote? Acertei? Então você precisa correr, pois as primeiras semanas de vida são o período perfeito para ensinar bons modos aos pets.

Antes de entrarmos de vez no assunto, saiba que adestramento e educação são parecidos, mas diferentes. Enquanto o adestramento de cachorro está mais ligado ao condicionamento, visando apenas obedecer comandos, a educação ensina o pet sobre alguns comandos, porém, ele é livre para tomar suas próprias decisões.

Para te ensinar e dar dicas de como adestrar cachorro filhote passo a passo, conversamos com o Dante Camacho, que é adestrador e educador de cães há mais de 20 anos, competidor internacional de Agility e treinador Freestyle (dança com cães).

cachorro filhote correndo em uma gramado

Qual a idade para começar o adestramento de cães?

Segundo Dante Camacho, a melhor idade para começar o adestramento de cães é o quanto antes! Ou seja, assim que o seu filhote pisar na sua casa, você já deve dar o primeiro passo, pois todas as novas experiências serão absorvidas como as novas regras.

“Filhotes podem e devem ser educados cedo sobre onde comer, onde fazer suas necessidades, como podem brincar etc. Já os comandos como o ‘vem’, por exemplo, podem ser ensinados em casa durante as brincadeiras e alimentação”, destacou o adestrador.

De acordo com Dante, assim como as crianças, os cães mais jovens têm uma capacidade de concentração menor e precisam de muito tempo de descanso e sono. Por essa razão, você não deve exigir ou esperar que filhotes ajam como adultos.

Porém, é preciso ter bastante atenção: “Cães recém chegados de adoção podem precisar de alguns dias ou semanas para se adaptar ao novo lar. Dessa forma, você deve permitir, primeiramente, que ele se sinta seguro, e aos poucos vá introduzindo o adestramento básico com comandos simples e truques para diversão”, frisou.  

Quanto tempo é necessário para adestrar um cachorro?

Conforme explica Dante Camacho, não existe tempo exato para o adestramento, pois todo cão é único e possui suas próprias características. Contudo, de acordo com o adestrador, os comandos básicos (senta, deita, rola, dá a pata etc.) são mais rápidos para o pet aprender.

“No entanto, o adestramento em si requer que o cão pratique suas novas habilidades todos os dias e em contextos diferentes, só assim ele realmente conseguirá responder sempre que você solicitar”, ressaltou Dante.

Reforço positivo: o que é?

O reforço positivo nada mais é que o ato de parabenizar o cachorro dando a ele algo que gosta, como petisco, brinquedo, carinho ou comida logo após um comportamento desejável.

Por exemplo, quando você está em uma sessão de treinamento e seu cachorro te dá a pata, seguindo o método de reforço positivo, você deve recompensá-lo com um petisco.

Dante afirma que o reforço positivo é fundamental para o adestramento canino. “O reforço vai fazer com que o cão se lembre daquela experiência e volte a repetir aquele comportamento que gerou a recompensa. No adestramento, devemos observar e estimular o cão a fazer as coisas que queremos para que possamos reforçá-las. Essa é a forma mais rápida de ensinar um cão a se comportar naturalmente da maneira que queremos”, disse.

filhote de golden retriever deitado

Como adestrar cachorro filhote

A seguir, veja sete dicas de Dante Camacho de como adestrar cachorro filhote

  1. Promova um ambiente onde seja mais fácil fazer as coisas certas do que erradas.
  2. Estabeleça uma rotina de alimentação, atividades e descanso desde cedo. Assim seu filhote vai aprender que dentro do dia é possível tanto brincar, ficar sozinho, treinar ou descansar.
  3. Lembre que seu filhote está aprendendo o tempo todo e que ele precisa de você para entender esse Mundo.
  4. Sempre pense que o aprendizado do filhote muito provavelmente será reproduzido quando ele se tornar um adulto. Então escolha criteriosamente as coisas que pretende permitir hoje para que não conflitem com as que serão permitidas amanhã.
  5. Socialize seu filhote com a vida que você pretende levar com ele, apresentando novos sons, cheiros, locais, pessoas e outros pets.
  6. Ensine seu filhote a brincar com você antes de pensar em controlá-lo ou torná-lo obediente. Construir uma relação de confiança é muito importante e a brincadeira é uma das formas mais eficientes para isso, além de ajudar o cão a compreender regras básicas de interação.
  7. Tenha sempre a mão alternativas de brinquedos, ossinhos e roedores, além de acesso a água e ao ambiente onde o filhote deve fazer as necessidades.

Como adestrar cachorro filhote para fazer necessidades no lugar certo

Agora, veja seis dicas para ensinar seu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo, segundo Dante:

  1. Tenha horários para a alimentação. Isso fará com que seja mais previsível o momento em que o filhote fará as necessidades.
  2. Sempre escolha alimentos e petiscos de alta qualidade e digestibilidade. Seu filhote fará menos quantidade de cocô se sua comida for melhor.
  3. Quando o filhote não estiver sob supervisão, deverá estar limitado a um ambiente onde terá o necessário para o seu conforto (cama, água, brinquedos e área para fazer as necessidades). Lembre-se: deixar o filhote solto em casa é, além de perigoso, a forma mais rápida de deixar ele aprender coisas erradas.
  4. Quando estiverem juntos, lembre-se de levar o filhote com frequência à área onde ele deve fazer as necessidades. Isso aumentará a chance de ele se aliviar no local correto.
  5. Sempre que notar seu filhote fazendo as necessidades no local correto, espere ele terminar e, em seguida, use o reforço positivo!
  6. Jamais corrija um filhote por ter feito as necessidades no local errado, pois isso seria o mesmo que dar bronca em um bebê por fazer xixi na roupa!

Agora que você já sabe como adestrar cachorro filhote, um recado importante: temos videoaulas exclusivas sobre adestramento de cães ministradas por Dante Camacho para quem é Assinante Petlove

Ou seja, além de 10% de desconto em todo o nosso petshop online, você ainda aprenderá a educar o seu pet de forma simples e divertida!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

4 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.