Como os cachorros enxergam?

Você já se perguntou como os cachorros enxergam, certo?  Essa é uma questão bem frequente entre os apaixonados por cães. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os cães apesar de não enxergarem todas as cores como nós, humanos, eles não vêem o mundo em preto e branco.

Os cachorros possuem a visão bem diferente da nossa em diversos fatores, isto é, possuem baixa capacidade de diferenciação de cores. Somente a partir dos três meses de idade que eles terão a visão completamente desenvolvida.

Nós e os cães possuímos células chamadas “cones” e “bastonetes”, que são responsáveis por capturar e reagir à luz e detectar o movimento no ambiente. Essas células fazem com que enxerguemos as cores como elas realmente são. A diferença é que os cachorros possuem essas células em menor quantidade, por isso enxergam uma gama menor de cores.

Um estudo feito na Califórnia por Jay Neitz, mostra que as cores que os cães não conseguem diferenciar são: verde, amarelo, laranja e vermelho. Essas quatro cores possuem a mesma tonalidade amarelada para eles. As cores mais acessíveis aos cães é o azul e o verde. Em uma brincadeira no porque, por exemplo, brinquedos na cor azul se destacam facilmente na grama, que para os cães terá um tom amarelado.

Os cachorros enxergam bem no escuro?

Os cães são adaptados com a visão noturna, pois descendem de animais de caça como os lobos, que utilizam a claridade da lua e estrelas para conseguirem enxergar durante a noite. Apesar de não conseguirem enxergar detalhes ou distinguir cores nesta condição, a visão deles ainda é superior comparado à nossa. Porém, eles necessitam ainda assim de um pouco de luz para conseguirem enxergar o local. Nesta condição, podemos dizer que eles possivelmente enxergam em preto e branco ou com menos nitidez do que quando estão em um ambiente com muita luz.

Visão ampla

Os cães possuem os olhos mais laterais que o dos humanos, sendo assim,  eles conseguem ter uma visão mais apurada do ambiente, podendo enxergar o que está atrás deles. Essa visão um pouco mais ampla varia de acordo com a raça. Raças como o Pastor Alemão possuem a visão mais ampla que um Pug, por exemplo. Isso ocorre por conta tamanho do focinho (quanto maior o focinho, mais ampla será a visão destes pets).

Enquanto os humanos conseguem enxergar nitidamente por até 12 metros de distância, os cães apenas enxergam nitidamente até mais ou menos 6 metros. Dependendo da distância, eles só conseguem ter foco em um objeto próximo e vêem o restante do ambiente de modo embaçado.

Sobre o autor

Gabriela Azevedo

Gabriela Azevedo

Formada em design gráfico e cursando medicina veterinária, profissão que herdei paixão graças ao meu pai. Catlover e apaixonada pelos meus 6 gatinhos (Tchantcham, Drake, Josh, Marie, Maysa e Cara Preta -in memoriam- ♥) e pelos pets agregados que fazem parte da minha vida (todos os que encontro. bem doida dos bichos!).

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.