Como saber de qual tamanho um cão ficará quando crescer?

Na hora de adotar um cachorro, uma das principais preocupações é saber o tamanho que ele chegará na vida adulta. No caso de cães de raça, é mais fácil ter essa ideia, mas e quando estamos falando dos cães sem raça definida? Como saber de qual tamanho um cão ficará quando crescer?

Cães com raça definida

Nesse caso, para identificar o tamanho que seu cão chegará na vida adulta, atente-se em alguns pontos:

  • Pesquise sobre a raça e o porte que os cães costumam chegar. Inclusive, no caso de uma raça com vários tamanhos diferentes, entenda de qual porte eram os pais.

  • No caso de raças com portes parecidos, analise o tamanho dos pais. Fêmeas costumam puxar o tamanho da mãe e machos do pai. E, se a diferença entre os dois for muito grande, é provável que seu filhote alcance um tamanho intermediário.
  • Para o caso de raças misturadas, a probabilidade maior é, também, um tamanho médio entre as duas.

Cães sem raça definida

Identificar o tamanho de um filhote sem raça definida é sempre mais complicado, principalmente porque, em grande parte dos casos, não sabemos o tamanho dos pais. E, quando conhecemos apenas a mãe, não sabemos se o pai tinha um porte parecido para conseguirmos comparar e tirar uma média.

Então, nesse caso, a atenção precisa ficar em alguns pontos:

  • Se o seu filhote possui patas e orelhas muito grandes e desproporcionais ao tamanho, é bastante provável que ele ainda cresça bastante.

  • É possível ter uma ideia do porte fazendo um cálculo: pegue o peso do cão, divida por sua idade calculada por semanas e, depois, multiplique o resultado por 52, que é o número de semanas que existe dentro de um ano. Isso ajuda a prever o crescimento médio neste período. Lembre-se que cães de grande porte podem crescer até os dois anos de idade!

Não existe uma maneira de ter certeza sobre o tamanho que qualquer filhote ficará. Mas uma coisa é certeza: o amor será mil vezes maior que ele!

Sobre o autor

Larissa Calabria

Larissa Calabria

Apaixonada por animais desde criança, tem atualmente dois anjinhos de quatro patas: Wendy e Hermione, cachorrinhas bem geniosas, apesar da idade avançada! Ao longo da vida, foi descobrindo mais uma paixão: escrever! E pretende unir seus grandes amores para passar dicas importantes para todos que também amam o mundo animal.

7 Comentários

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.