Qual a diferença entre o Pastor Australiano e o Boiadeiro Australiano (Blue Heeler)?

Da mesma maneira que existem pessoas que levam a fama de serem muito parecidas com outras, algo similar acontece no mundo dos caninos. Um bom exemplo é o Pastor Australiano, que é a “cópia” do Border Collie e, apesar de não ser tão parecido fisicamente, é muito confundido com o Boiadeiro Australiano (conhecido também como Blue Heeler ou Australian Cattle Dog).

Em outra oportunidade, nós trouxemos as diferenças entre o Pastor Australiano e o Border Collie, agora, chegou a vez de darmos dicas para você aprender a distinguir com facilidade um cachorro do outro.

Pastor-Boiadeiro-Petlove

Boiadeiro Australiano

Olhos atentos

Convenhamos, o Pastor Australiano é muito mais fácil de ser confundindo com um Border Collie, pois, além de toda semelhança física, até os olhos coloridos os dois podem ter. Então, para diferenciar um Pastor Australiano de um Boiadeiro Australiano, basta não se deixar levar só pelos nomes da raça e ter um olhar mais atento à fisionomia de cada um.

Começando pelo porte, o Pastor Australiano é um cachorro que costuma ter um porte maior, variando entre 46 e 58 cm, enquanto o Boiadeiro Australiano atinge no máximo um pouco mais do que 50 cm. A pelagem semelhante – ambos podem ter rajados brancos pelo corpo – é o que mais causa dúvidas na hora de saber a qual raça pertence o cachorro, então pra ajudar a decifrar a charada, aí vai um dica: repare bem nos pelos do pet, se eles forem mais longos, provavelmente o cão é um Pastor Australiano, já o contrário leva a crer que se trata de um Boiadeiro Australiano.

Agora, se mesmo reparando no porte e no tipo de pelo você ainda permanecer na dúvida, lembre-se que ainda há uma carta na manga: olhe para a cauda do cachorro, se ela for bem pequena, é sinal de que você está diante de um Pastor Australiano, já que os cães desta raça costumam nascer com um rabinho mais curto do que o habitual.

Pastor-Australiano-Petlove

Pastor Australiano

Temperamentos diferentes

Se você está pensando em adotar um cachorro australiano, é bom ir além da questão estética e procurar saber mais sobre o perfil temperamental de cada um. O fato de ambos serem do mesmo País e terem sido criados para ajudar a cuidar de rebanhos, antecipa que há muitas semelhanças, porém, no que diz respeito ao temperamento eles costumam ser bem diferentes

Mais agitado ou mais tranquilo? O Pastor Australiano tem um comportamento muito parecido com o do Border Collie, ou seja, curioso, esperto, brincalhão, escolhendo alguém da família para ser a “sombra”, mas com um nível de energia menor. Já o Boiadeiro Australiano costuma ser um cachorro “bom de serviço” e “ligado nos 220v”, com energia para horas e horas de atividades e/ ou diversão.

Recentemente, nós contamos a história da cadela surfista Maya, que é da raça Boiadeiro Australiano. Ela é um ótimo exemplo do quão ativo os cachorros desta raça podem ser e o quanto seus pais humanos precisam oferecer de atividades e exercícios diários para que os pets consigam gastar toda energia.

O boiadeiro, diferentemente do pastor, tende a ser mais robusto e ter cores mais escuras. Além disso, sua pelagem costuma ser mais áspera e densa e menos fina e lisa, se comparado ao border ou ao australian shepherd. 

Na dúvida, inclusive, basta pensar na tradução de cada uma das raças: “shepherd” significa pastor e “cattle” boiadeiro. A forma como eles trabalham, aliás, tende a ser bem diferente. Enquanto o pastor australiano corre atrás do rebanho e dá suas famosas abocanhadas no ar, o boiadeiro australiano vez ou outra até sobe em cima dos outros animais, uma vez que ele costuma lidar com os maiores, como bovinos e bubalinos (búfalos).

Para fazer uma escolha bem assertiva, visite a nossa página de raças! Nela você encontra tudo sobre o Pastor Australiano, o Boiadeiro Australiano e diversos outros cães.

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.