Como saber o sexo do gato?

Saber o sexo do gato nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais se eles forem filhotes, pois os órgãos genitais do macho só começam a ficar aparentes por volta dos quatro ou cinco meses. Se você está com um novo gatinho em casa e não consegue identificar se é macho ou fêmea, calma, iremos te ajudar nessa missão quase impossível.

Determinando o sexo olhando os órgãos genitais

A anatomia dos gatos difere da dos cães em muitos aspectos, mas principalmente na posição do pênis. Nos cachorros filhotes, a identificação do sexo pode ser bem mais fácil, já que os machos possuem uma protuberância na barriga, onde irá emergir o órgão genital. Nos gatos, o pênis está posicionado próximo ao rabo e ao ânus, assim como a vulva das fêmeas, o que pode confundir as pessoas. 

Imagine só: você levanta o rabo do seu gatinho e não tem nem testículo e nem pênis aparente, ao comparar com uma fêmea, vê que é mais ou menos parecido… e agora? Isso acontece porque em gatos filhotes, os testículos ainda não desceram para o ambiente externo (o escroto) e o pênis fica retido dentro de um buraquinho similar ao das fêmeas.

Para distinguir os sexos, é preciso estar em um ambiente calmo e iluminado, numa superfície estável e que o gatinho tenha um certo costume com o seu manejo, assim não se torna um evento estressante para o pet. Levante delicadamente o rabo até ser possível visualizar o ânus e as estruturas abaixo. Nas fêmeas, a vagina está próxima ao ânus e pode ter formato de fenda. Nos machos, há um espaço maior entre o ânus e o pênis, pois neste local ficarão os testículos quando ele se desenvolver um pouco mais. 

Veja na foto abaixo que do lado esquerdo temos uma gatinha fêmea. Perceba que a vagina é bem próxima ao ânus. Do lado direito, há um macho, note como aquele buraquinho que sai o pênis é bem distante do ânus. Assim fica bem mais fácil, não acha?

Outras formas de saber o sexo do gato

Quando os gatos são adultos, a tarefa de determinar o sexo pode ser mais fácil. Se o macho não for castrado, terá dois testículos próximos ao seu rabo. Caso não tenha, ele pode ser castrado ou ter os testículos retidos dentro da cavidade abdominal, um quadro que chamamos de criptorquidismo. Da mesma forma que ensinamos para identificar em filhotes, você pode aplicar em gatos adultos.

Outra forma de saber o sexo do gato que é bem interessante, seria olhando a cor de sua pelagem. Sabe-se que gatas tricolores na grande maioria dos casos são fêmeas e gatos totalmente amarelos costumam ser machos

Porém, essa não é uma forma 100% confiável de determinar o gênero do seu gatinho. Se você não se sente confiante ou não conseguiu identificar se é macho ou fêmea ainda, não deixe de levá-lo ao médico veterinário, o profissional com certeza irá ajudá-lo nessa missão.

Sobre o autor

Beatriz Mario

Beatriz Mario

Estudante de Medicina Veterinária, sonho que tenho desde criança, cresci com gatos e hoje sou uma felícia assumida. Tenho dois felinos resgatados: o Frodo e o Bilbo, que são considerados meus filhos de pelo. Meu propósito de vida é ajudar o máximo de pets possíveis e fazer com que eles fiquem mais felizes e saudáveis escrevendo para o blog da Petlove.

6 Comentários

  • Completei o ciclo de vacinação da minha menina pet porém falta só a vacina da raiva posso levar ela pra praia,logicamente que não irei levar ela no mar a mesma está só com três meses,posso levar ela junto comigo?

    • Olá, Zety. O ideal nesses casos, é que o médico veterinário da sua pet indique o que é melhor. O mais seguro seria completar o calendário de vacinação. Um abraço!

  • E eu reconheço também pelo nariz ! As fêmeas tem nariz mais delicadinhos , o rosto mais miúdo. Até pelo miado percebo . Quando se é gateira desde a infância, e se tem gatos sempre .( aqui infelizmente jogam -se filhotes e muitos não consigo doar ) fica comigo … e livres sou contra ter ” gatil ” ninguém fica em gaiolas… Só quando precisa ficar de 40ntena ou doente e precisa ficar sem acesso).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.