Como socializar um filhote de cachorro na quarentena

Ao separar um filhote da família canina, consequentemente estamos privando-o de sua educação básica como cão. Portanto, o dever das pessoas do novo lar é socializá-lo para prevenir futuros problemas comportamentais. Todos os cães, sem exceção, devem ser socializados precocemente.

Como socializar um filhote de cachorro na quarentena

O processo de socializar um peludinho deve acontecer durante seu o crescimento, entre aproximadamente três e 16 semanas de vida, baseado principalmente na relação com outros pets, pessoas e objetos. Lembre-se: não basta o cãozinho conhecer visualmente esses componentes, os pais precisam fazer com que ele interaja com todos eles. Isso será o suficiente para que ele se relacione amigavelmente com facilidade no futuro. Mas, afinal, como é possível socializar um filhote neste período de quarentena? Calma, Petlover, você ainda pode ajudar o novo membro da família a conhecer o mundo dentro de casa. Separamos algumas dicas:

Abuse da criatividade dentro do lar

Se você acabou de adotar um filhote durante o isolamento social, uma dica primordial para contribuir para a socialização dele é usando perfumes e colônias diferentes, além de roupas novas ou incomuns e até fantasias – rejeite as assustadoras. Isso ajudará o peludinho a compreender que os humanos não possuem as mesmas características físicas formas e cheiros.

Uma televisão ligada pode contribuir – e muito – para a socialização de um filhote. Mude bastante de canal, deixe-a sempre ligada e escute bastante música, para que ele ouça sons e vozes diferentes da sua. Toques de telefone, campainhas, barulho de microondas, brinquedos eletrônicos e o próprio rádio também são boas alternativas de estímulos sonoros dentro de casa.

Caso more com outras pessoas, aproveite a variedade e tente fazer com que o cão passe um tempo separado com cada uma, seja brincando, cuidando, alimentando, entre outras atividades. As diferentes características dos humanos são boas formas do pet entender um pouco mais sobre o mundo.

Ambientes

Além dos aspectos sociais, o estímulo ambiental também deve ser aplicado pelos pais. Faça com que o peludo se aproxime, explore e pise em outros locais, mas sem forçá-lo a nada. Passe um tempo com ele em um ambiente externo para que tenha contato com texturas diferentes, sons de tráfego, vozes de outras pessoas, visões diferentes e uma variedade de clima.

Treinamentos

Esse é o momento perfeito de não só educar o cão e ensiná-lo comandos de obediência, mas sim introduzir um vocabulário entre vocês. Use e abuse de reforços positivos a cada atitude apropriada. Aproveite para estudar sobre educação canina e ponha em prática todo o conhecimento para moldar o caráter do seu peludinho.

Como socializar um filhote de cachorro na quarentena

Uma dose de solidão

Lembre-se de que o período de quarentena não será eterno e isso pode ser completamente prejudicial ao pet, afinal, vocês não terão mais tanto tempo para passar juntos após o fim do confinamento social. É preciso ter em mente que aprender a ficar sem pessoas é tão importante quanto aprender a estar com elas, e essa é a hora perfeita de esculpir o comportamento do peludo em relação à solidão.

Coloque a cama do pet em um canto aconchegante da casa, ofereça um brinquedo interativo ou um mordedor, faça algumas caminhadas sem o cão (siga todas as recomendações de distanciamento), ou passe alguns períodos do dia em cômodos diferentes dele. O objetivo é fazer com que ele aprenda a ficar sem você!

Vale destacar – novamente – que o processo de socialização é importante para todos os cães. Por isso, use o que tem ao seu favor para ajudar o filhote a se sentir seguro no mundo, o expondo a diferentes sons, ambientes, pessoas, pets, enfim, tudo para que ele se torne um cão bastante sociável no futuro.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.