Como Surgem as Novas Raças de Cães e Gatos

A interação entre o homem e os gatos é muito antiga, existem relatos feitos há mais de 9.500 anos, mas acredita-se que a domesticação dessa espécie seja muito anterior. Seu ancestral mais próximo que se conhece, é o Miacis, mamífero que viveu há mais ou menos 40 milhões de anos, e que tinha o hábito mais selvagem de caminhar sobre os galhos. Atualmente existem cerca de 250 raças diferentes de gatinhos domésticos.
Todos os direitos reservados a Yvonne09

Como Surgem as Novas Raças de Cães e Gatos

Se o contato com os felinos já é antiga, com os cães é ainda mais. Acredita-se que a domesticação desse animal tenha ocorrido há mais de 135 mil anos, e há algumas teorias que acreditam que faz 30 mil anos que o cachorrinho foi domesticado, mas ao certo não se sabe. Acredita-se que tenha como ancestral mais próximo o lobo.
Há duas maneiras pelas quais novas raças surgem. Uma é através de um isolamento geográfico que um número de indivíduos ocasiona, resultando em seleção natural. É como se um grupo de cães ou de gatos ficassem apenas em um determinado local isolados, e ali só os que tivessem os genes mais fortes e adaptados àquelas condições climáticas e ambientais sobrevivessem. Assim, com o passar dos anos, só os animais com o gene que traz essa característica sobrevivem e uma nova raça é formada em um processo que demora muito tempo. A outra é através da seleção artificial, por meio da qual animais com características que o homem considera desejáveis são selecionados e cruzados, os filhotes também sofrem cruzamento e assim por diante, obtendo várias reproduções até se chegar à raça com as características buscadas.
Embora a criação de novas raças através da seleção artificial tenha dado origem a diversas raças atuais, ela carrega consigo genes recessivos que, à primeira vista, não são notados, mas que podem ser causadores de doenças como a displasia coxo-femoral, afetando a saúde do animal. Algumas características também acabam atrapalhando um pouco a vida do bichinho, o buldogue, por exemplo, tem um focinho tão achatado, que sua respiração chega a ser prejudicada.
Dentre os cães brasileiros, o fila foi o primeiro a ser reconhecido internacionalmente. Acredita-se que ele surgiu há cerca de 400 anos através da seleção natural, na mistura entre old english bulldog, mastiff inglês e bloodhound, que foram raças trazidas pelos colonizadores europeus e cruzaram entre si, principalmente no meio rural, onde o cachorro de grande porte era bom para guardar fazendas e ajudar a manejar o gado. Já entre os gatos brasileiros, o Brazilian Shorthair é a primeira raça reconhecida no Brasil. A qual foi originada também a partir da seleção natural no cruzamento de outros gatos vindos da Europa. Tem pelagem curta, com olhos e orelhas grandes.

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

Deixe um comentário