A Temperatura Corporal dos Animais

Ao contrário do que muitos pensam, a temperatura normal nos animais é bem diferente da normal nos humanos, o que é considerados febre nos humanos pode ser muitas vezes a temperatura normal em algumas espécies. Compreender essa variação de temperatura pode não apenas trazer uma nova informação sobre a natureza dos animais de estimação, mas também, no caso de animais exóticos, permitir a criação em um ambiente melhor e mais adequado para a espécie.

Alguns animais como o jacaré, a tartaruga, o sapo, entre outros animais exóticos, são classificados como pecilotermos, ou animais de sangue frio. No caso deles, a temperatura corporal se altera de acordo com a temperatura ambiente, ou seja, ao optar por criar um animal pecilotermo precisa ter cuidados extras tanto no frio quanto no calor, utilizando climatizadores e acessórios específicos para o habitat estar sempre adequado às necessidades do pet. Caso não tenha cuidados desse tipo, a tendência é o bichinho não suportar as mudanças climáticas e parar até de comer.

Já os cães, gatos, e outros mamíferos, são classificados como homeotermos, ou animais de sangue quente. Esses já conseguem manter a mesma temperatura corporal, independente se for um clima mais frio ou mais quente. Isso ocorre pois a regulação da temperatura funciona da mesma maneira que nos humanos, independente de como está o ambiente ela fica constante, mas cada espécie tem uma temperatura corporal diferente, que é considerada normal.

Por exemplo, a temperatura ideal nos humanos é em torno dos 36,5°C, nos cachorros é entre 38ºC e 39,2ºC, podendo variar para mais nos momentos que está muito agitado, nos gatos é entre 38ºC e 39ºC, e as aves, que têm um metabolismo bem acelerado, podem chegar aos 39°C normalmente sem estar febris. Por essa diferença que quando se mede a temperatura de um desses pets algumas pessoas se assustam por achar que ele está com febre.

Essa variação é de acordo com a espécie, e, por isso, antes de achar que o bichinho está com febre alta e ficar preocupado, é interessante pesquisar sobre a espécie do pet em questão. Para ter como comparação, o hamster, que é um mamífero como os cães e gatos, tem uma temperatura considerada normal, diferente da deles, o ideal é ter entre 36,1ºC e 37,7ºC. Para solucionar outras dúvidas, é indicada uma pesquisa sobre a temperatura do corpo do pet para que se consiga entender melhor e atender às suas necessidades.

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

Deixe um comentário