Consulta veterinária pediátrica: o que devo saber?

Levar o filhote ao veterinário é muito importante tão logo ele chegue à nova casa. O veterinário vai examinar o animal e recomendar tudo o que ele precisa durante essa fase tão importante de crescimento.

Basicamente o que será feito é:

1 – Prescrição da alimentação mais adequada: você já se perguntou por que existem tantas rações e tipos no mercado? Elas existem, pois, as necessidades nutricionais de filhotes de diversos portes são diferentes e há até mesmo diferenças entre as raças. O formato e tamanho da ração para um filhote pequeno é diferente de um filhote grande, ou até o formato para cães com focinhos mais curtos pode ser diferente de animais de focinhos mais compridos. Portanto, nada melhor que o médico veterinário para poder dizer o número de vezes e intervalo entre as refeições, e qual a melhor opção.

2 – Solicitação de exames de fezes e sangue: para saber se seu animal não tem doenças e poder iniciar o ciclo de vacinas, é importante realizar alguns exames preventivos. Esses são os mais básicos e necessários. Peça anualmente.

gato_veterinário

3 – Indicação de vermífugos e vacinas: várias doses de vermífugos e vacinas serão necessárias. O veterinário vai esclarecer as dúvidas e fazer as indicações desses preventivos.

4 – Informar sobre a castração: isso porque castrar antes do primeiro cio ou no caso de machos antes de começarem a demarcar território é extremamente benéfico ao pet; o veterinário vai explicar como é feito, o que é necessário para realizar o procedimento e a melhor idade para isso.

5 – Examinar fisicamente: várias ocorrências podem ser bem comuns na infância, tais como: diarreias, dores de ouvido, descamação na pele, falta de cálcio, etc. O médico veterinário através dos seus conhecimentos irá indicar a melhor terapia para trazer o animal às condições saudáveis.

cachorro_veterinário

 

Cada médico veterinário segue seu protocolo de atendimento de acordo com sua experiência. O importante é sempre ter um de confiança para um momento de tantas dúvidas e necessidades. Leve seu filhote semestralmente ao veterinário e vida longa e saudável para ele!

Priscila Gomes
Médica Veterinária Hospital Veterinário Alpri Vet

Prof. Dr. Marco Antonio Gioso
FMVZ-USP

 

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Prof. Marco Antônio Gioso

É médico veterinário e cirurgião dentista graduado pela Universidade de São Paulo (onde também concluiu mestrado e doutorado). É livre docente e professor da FMVZ-USP, palestrante internacional e coach executivo. Tem MBA em Marketing.

6 Comentários

  • oi bom dia, peguei minha cachorrinha faz 2 semanas, o ex dono disse que ela tem 3 meses, e nunca tomou vacina e nem remedio de verme… Fui numa casa de raçao e comprei o remedio de verme dela, o rapaz disse que eu tinha que cortar o comprimido em 4 partes cada pedaçinho em 3 dias, depois que ela tomasse todo o remedio de verme , eu queria saber si ja posso levar ela para tomar a primeira dose da vacina ?? e si eu tenho que passa la numa consulta antes das vacinas, para saber o peso e raça dela… Pois eu só sei o tamanho que é porte médio…

    • Olá! O ideal é sim passar por uma consulta veterinária e sempre que for vaciná-la ou medicá-la contar também com um profissional para isso. Um abraço!

  • Meu gato apresenta diarreia tratei com ração gastrointestinal ele melhorou dai troquei novamente por outra e ele voltou a ter diarreia o que fazer

    • Olá, Amauri! Algumas doenças em gatos podem ter como sintoma a diarreia. Procure a orientação do médico veterinário do seu pet para ter certeza de que isso só ocorreu pela troca abrupta dos alimentos. um abraço!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.