Consulta veterinária pediátrica: o que devo saber?

Levar o filhote ao veterinário é muito importante tão logo ele chegue à nova casa. O veterinário vai examinar o animal e recomendar tudo o que ele precisa durante essa fase tão importante de crescimento.

Basicamente o que será feito é:

1 – Prescrição da alimentação mais adequada: você já se perguntou por que existem tantas rações e tipos no mercado? Elas existem, pois, as necessidades nutricionais de filhotes de diversos portes são diferentes e há até mesmo diferenças entre as raças. O formato e tamanho da ração para um filhote pequeno é diferente de um filhote grande, ou até o formato para cães com focinhos mais curtos pode ser diferente de animais de focinhos mais compridos. Portanto, nada melhor que o médico veterinário para poder dizer o número de vezes e intervalo entre as refeições, e qual a melhor opção.

2 – Solicitação de exames de fezes e sangue: para saber se seu animal não tem doenças e poder iniciar o ciclo de vacinas, é importante realizar alguns exames preventivos. Esses são os mais básicos e necessários. Peça anualmente.

gato_veterinário

3 – Indicação de vermífugos e vacinas: várias doses de vermífugos e vacinas serão necessárias. O veterinário vai esclarecer as dúvidas e fazer as indicações desses preventivos.

4 – Informar sobre a castração: isso porque castrar antes do primeiro cio ou no caso de machos antes de começarem a demarcar território é extremamente benéfico ao pet; o veterinário vai explicar como é feito, o que é necessário para realizar o procedimento e a melhor idade para isso.

5 – Examinar fisicamente: várias ocorrências podem ser bem comuns na infância, tais como: diarreias, dores de ouvido, descamação na pele, falta de cálcio, etc. O médico veterinário através dos seus conhecimentos irá indicar a melhor terapia para trazer o animal às condições saudáveis.

cachorro_veterinário

 

Cada médico veterinário segue seu protocolo de atendimento de acordo com sua experiência. O importante é sempre ter um de confiança para um momento de tantas dúvidas e necessidades. Leve seu filhote semestralmente ao veterinário e vida longa e saudável para ele!

Priscila Gomes
Médica Veterinária Hospital Veterinário Alpri Vet

Prof. Dr. Marco Antonio Gioso
FMVZ-USP

Sobre o autor

Prof. Marco Antônio Gioso

Prof. Marco Antônio Gioso

É médico veterinário e cirurgião dentista graduado pela Universidade de São Paulo (onde também concluiu mestrado e doutorado). É livre docente e professor da FMVZ-USP, palestrante internacional e coach executivo. Tem MBA em Marketing.

6 Comentários

  • oi bom dia, peguei minha cachorrinha faz 2 semanas, o ex dono disse que ela tem 3 meses, e nunca tomou vacina e nem remedio de verme… Fui numa casa de raçao e comprei o remedio de verme dela, o rapaz disse que eu tinha que cortar o comprimido em 4 partes cada pedaçinho em 3 dias, depois que ela tomasse todo o remedio de verme , eu queria saber si ja posso levar ela para tomar a primeira dose da vacina ?? e si eu tenho que passa la numa consulta antes das vacinas, para saber o peso e raça dela… Pois eu só sei o tamanho que é porte médio…

    • Olá! O ideal é sim passar por uma consulta veterinária e sempre que for vaciná-la ou medicá-la contar também com um profissional para isso. Um abraço!

    • Olá, Amauri! Algumas doenças em gatos podem ter como sintoma a diarreia. Procure a orientação do médico veterinário do seu pet para ter certeza de que isso só ocorreu pela troca abrupta dos alimentos. um abraço!

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.