Quatro situações em que seu pet precisa de produtos indicados por um médico veterinário

Manter o check-up periódico do seu pet em dia é uma das melhores formas de cuidar do bem-estar do seu peludinho. Mas não adianta muita coisa ir para a consulta e depois não providenciar os produtos indicados pelo doutor(a), né?

A receita dada pelo médico veterinário deve ser encarada sempre como “missão dada”, já que os produtos e medicamentos que lá constam não foram indicados à toa e vão tornar a vida do seu pet ainda melhor. E se você não acredita nisso, então é melhor trocar de médico veterinário ou, melhor, rever seus conceitos.

Cachorro-gato-Petlove

Veja a seguir quatro situações comuns que exemplificam bem por que seu pet precisa daqueles produtos indicados pelo médico veterinário.

Parasitas

Para manter o seu pet sempre livre de pulgas e carrapatos, o médico veterinário provavelmente sempre vai indicar o uso de antipulgas e carrapatos. Isso porque os parasitas representam um grande risco à vida dos bichinhos por serem transmissores de doenças, causarem um incômodo extremo e por se multiplicarem com facilidade, ameaçando a saúde de outros pets e de toda família.

Dermatites, “doenças do carrapato”, Leishmaniose, micoplasmose, “verme do coração” e outras doenças hematológicas e intestinais são só alguns exemplos das inúmeras enfermidades que podem acometer o peludinho que não foi devidamente protegido. E olha que opções para prevenir muito não faltam:

Antipulgas e Carrapatos MSD Bravecto

Comprimido mastigável indicado para o tratamento de infestações por carrapatos e pulgas, proporcionando 12 semanas de proteção. Mata os carrapatos que já estavam no corpo do peludinho e também não permite que novos parasitas façam morada.

Coleira Antipulgas e Carrapatos Bayer Seresto para Cães e Gatos até 8 Kg

Muito eficaz contra pulgas e carrapatos fazendo efeito total em até 48h, resistente à água e sem cheiro. A coleira é ajustável, tem trava de segurança e não tem cheiro. Tem 99,8% de eficácia na eliminação das pulgas em apenas 24h.

Antipulgas e Carrapatos Frontline Top Spot

A pipeta de fácil aplicação é a linha pensada para pets que vivem em ambientes com baixo risco de infestação. Seu princípio ativo, a molécula Fipronil, atua no controle de infestações por pulgas, carrapatos e piolhos mastigadores.

Vale lembrar que mesmo os antipulgas, que parecem inofensivos, precisam de uma orientação do médico veterinário. Isso porque dependendo da idade do seu pet, peso corporal e condições de saúde, eles podem ser contraindicados para ele!

Saúde intestinal

Os cachorros têm um aparelho digestivo mais sensível do que o nosso e por isso é importante prevenir contra mal-estares como refluxo, inflamações gastrointestinais e episódios de vômito e diarreia.

Uma ração de boa qualidade é essencial para cuidar do trato digestivo do pet, mas dá para ir além. Por isso, não subestime a importância de probióticos e prebióticos, caso eles sejam receitados pelo médico veterinário, pois o primeiro ajuda a quebrar e digerir os alimentos e combater as bactérias maléficas, enquanto os prebióticos são responsáveis pela melhor absorção de minerais pelo organismo. Conheça algumas opções:

Suplemento Alimentar NUTRAfases Probiótico para Cães

– Indicado para todos os portes e raças

– Contém aditivo probiótico para cães

– Tabletes mastigáveis com sabor de carne

– Auxilia o equilíbrio da microbiota intestinal

Organnact Puppy Ossinhos Palito com Probiótico para Cães Filhotes

– Suplemento alimentar completo, específico para filhotes

– Contém probióticos e prebióticos, aminoácidos em alta concentração e equilíbrio

– Contém minerais e vitaminas hidro e lipossolúveis

Suplemento Vetnil Probiótico

– Aditivo probiótico para cães e gatos

– Contribui para o equilíbrio da microbiota intestinal

– Uso exclusivo na alimentação animal

Alergias e coceiras

Cachorros e gatos podem sofrer com diversos tipos de problemas de pele. As sarnas são as doenças de pele mais conhecidas e está muito enganado quem acha que esse é um mal que atinge somente os pets que não têm uma casa para morar, e estranha quando o doutor(a) indica a utilização de algum desses produtos para prevenção de sarnas, que podem ser facilmente transmitidas entre os pets e até infectar nós humanos.

Muitas lesões de pele são comumente confundidas por leigos com sarnas, por isso, medicar seu pet por conta própria ou seguir o conselho de pessoas leigas pode colocar a saúde do seu cachorro ou gato em risco. Siga as orientações do seu médico veterinário e não acredite em “milagres caseiros”. 

Suplementos e vitaminas

À medida que a idade do seu pet avança, mais cuidado com a saúde, que vai ficando fragilizada, ele precisa.

Manter o organismo bem protegido, fortalecido e sem deficiência de nutrientes é muito importante para que o cachorro ou gato envelheça com saúde. Não pense que se trata de excesso de preciosismo, caso o seu médico veterinário receite um suplemento vitamínico desses ao seu filho de quatro patas:

Suplemento Avert Ograx-3 para Cães e Gatos

Complemento nutricional composto por ácidos graxos essenciais derivados principalmente de peixes marinhos. A ingestão de doses elevadas de EPA e DHA, gorduras pertencentes à família ômega 3, também oferecem vários efeitos benéficos para o organismo.

Antioxidante Labyes Gerioox Condroprotetor para Cães e Gatos

Desenvolvido para atrasar os sinais associados ao processo de envelhecimento, diminui os processos neurodegenerativos, inflamatórios, ainda estimula o apetite e melhora o estado cognitivo. 

Suplemento Vetnil Geripet Comprimido

Formulado para suprir as principais demandas nutricionais de cães e gatos com idade mais avançada, possui Inositol, Ômega 3 e Glutamina. Super indicado para suprir as necessidades específicas que surgem com o avançar da idade.

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.