Cores de pug

O nariz achatado, as muitas dobrinhas e o corpo gordinho não são as únicas coisas que chamam a atenção quando conhecemos cachorros pug. As cores dessa raça acabam despertando muita curiosidade nos amantes desses simpáticos cachorros.

Quando pensamos em um pug, a primeira cor que vem à nossa mente é o bege, certo? Mas os animais dessa raça podem vir em outras cores. Algumas são tradicionais da raça, enquanto outras acabaram surgindo por misturas.

Você conhece todas elas? Tem curiosidade em conhecê-las? Fique conosco. Preparamos um texto onde contamos todas as cores que um pug pode ter.

Quais as cores de um pug?

Oficialmente, a cor de um pug é preta ou fulvo (alguns pugs com pelos em diferentes tons de preto também podem ser registrados como fulvos).

Mas, como sabemos, as misturas acontecem até mesmo entre os cãezinhos de raça, e com os pugs não é diferente. Com os cruzamentos que acontecem entre os pugs, podemos encontrar amiguinhos nas tonalidades abricó, branco, prata e até rajados.

Veja abaixo mais detalhes sobre cada uma dessas cores de pelos diferentes.

Fulvo e abricot

Muitos papais de pugs acabam confundindo as duas tonalidades, pela semelhança entre cada uma delas. Os cãezinhos fulvos têm os pelos mais puxados para o creme, enquanto o pug abricot tem uma cor mais alaranjada.

Uma situação muito comum é quando um filhote acaba nascendo com pelos fulvo bem claros e, quando cresce, se torna abricot.

Preto

Os cãezinhos da cor preta são muito comuns. Tanto que só perdem dos fulvos. Essas duas cores, aliás, são as oficiais da raça pug. Mas não foi sempre assim.

Houve um tempo em que os pugs que nasciam na cor preta não eram considerados membros da raça e eram rejeitados. Mas, o que se acabou descobrindo com o passar do tempo é que a genética dos pais é que era responsável pelo pequeno nascer da cor preta, mesmo que seus pais fossem fulvos, por exemplo.

Branco

Muito charmoso, o pug branco possui uma máscara preta em seu rosto, um traço muito comum da raça. Os pugs dessa cor não são fáceis de encontrar. Bem raros, possuem todos os encantos de um pug fulvo e o detalhe está no fato de que, apesar de serem brancos, eles não são albinos.

Prata

Chamados carinhosamente de “cor do luar”, os pugs prateados são os mais raros de ser encontrados (é mais difícil encontrar um pug dessa cor do que um branco, por exemplo).

Quando são filhotes, os pugs prata parecem pretos, mas quando crescem e se tornam um pug adulto, esses animais ficam com a pelagem cinza, quase prateada. Alguns têm até mesmo variações mais escuras.

Tigrado

Os filhotes de pug com essa cor de pelos são ainda mais encantadores. Sua pelagem tem listras marrons e cinza. Alguns animaizinhos têm marcas brancas em seus pelos, sinal de que houve uma mistura com o pug branco.

Como não é uma das cores oficiais dos cachorros pug, essa tonalidade surgiu do cruzamento de pugs de diferentes cores.

Por que a cor de um pug é importante?

Os pugs, assim como cães de outras raças, precisam possuir certas características para que sejam considerados um verdadeiro puro sangue, e a cor é uma delas.

No caso dos pugs, é preciso que eles atendam aos requisitos de cada um dos clubes de registro existentes em vários países. Nos Estados Unidos, por exemplo, quem cuida dessa tarefa é o AKC (American Kennel Club), e no Brasil, o responsável é o CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia).  

Se esses conselhos definirem que os  pugs só serão considerados animais de raça pura se forem das cores preta ou fulvo, por exemplo, todos os outros que nascerem com outra cor não serão considerados animais puros.

Mas isso muda alguma coisa? Para um papai ou mamãe que realmente ama seu animalzinho, não. O registro é importante para garantir que o animal tem uma origem certificada, mas não pode influenciar o amor que você tem pelo bichinho.

Pugs de pura raça ou misturados com outras raças têm o mesmo amor por você, o mesmo charme e a mesma inteligência. Alguns podem até herdar charmes extras de seus papais caninos, deixando-os ainda mais encantadores. E então, já decidiu qual a sua cor de pug favorita?

Sobre o autor

Matilha Petlove

Matilha Petlove

Deixe um comentário