Mastim Napolitano – Principais doenças

O cachorro Mastim Napolitano ou Mastiff Napolitano é um cão de porte gigante que pode chegar a pesar até 70Kg. Seu tamanho assusta, mas ele, na verdade, é um cão bastante equilibrado e um ótimo companheiro. Em relação à saúde, esse pet apresenta predisposição á alguns problemas que são de origem genética e/ ou hereditária e você vai saber quais são as principais doenças do Mastim Napolitano a seguir.

principais doenças do Mastim Napolitano

Problemas de pele

O Mastim Napolitano possui diversas rugas pelo seu corpo, principalmente na face. Essa característica antigamente era uma vantagem, já que o protegia quando ele era usado em brigas de cães. Entretanto, hoje em dia a raça não realiza mais esse tipo de atividade (que é proibida em muitos países) e as dobrinhas são um problema se não forem bem cuidadas. O atrito de uma pele na outra causa uma dermatite que é chamada de intertrigo, uma inflamação que pode gerar infecções secundárias por bactérias e fungos.

Outra preocupação é com a otite, uma inflamação que acomete os ouvidos e pode ser um verdadeiro incômodo para o cão. Por isso, é muito importante manter a higiene desse pet e não deixar que suas dobrinhas e orelhas fiquem sujas ou úmidas.

Cardiomiopatia dilatada

O coração do Mastim Napolitano pode ser grande, mas isso infelizmente não impede que ele sofra com problemas cardíacos. Caracterizada por alterações no músculo cardíaco que causam insuficiência no bombeamento do sangue, a cardiomiopatia dilatada é uma doença genética que afeta mais cães idosos e machos, principalmente de raças grandes. Devido à redução de fluxo sanguíneo, o cachorro afetado pode apresentar episódios de desmaios, fraqueza, apatia e intolerância ao exercício. 

Doenças locomotoras

Os pets que mais sofrem com doenças locomotoras são os de porte grande e gigante, sendo que uma predisposição genética ou uma pequena alteração fisiológica podem desencadear problemas musculoesqueléticos desde filhotes essa é uma das principais doenças do Mastim Napolitano gigante. O principal problema é a displasia coxofemoral, doença hereditária que causa uma deformidade no encaixe do osso fêmur no quadril, gerando bastante dor no cachorro. Outra afecção comum na raça é a ruptura do ligamento cruzado cranial, que tem função importante na movimentação do joelho. 

O controle de peso no Mastim Napolitano é fundamental para evitar essas doenças, assim como evitar exercícios físicos intensos e ter o acompanhamento de um médico veterinário durante a fase de crescimento.

Problemas oftálmicos

Uma característica marcante no Mastim Napolitano são seus olhos caídos. Esse excesso de pele em volta do olho predispõe a raça a desenvolver alguns problemas como conjuntivite.  O entrópio e ectrópio são doenças relativamente comuns nesse pet. Na primeira forma, a pálpebra revira para dentro do globo ocular (entrópio) e na segunda, a pálpebra revira para fora (ectrópio) e em ambas as situações, pode causar uma irritação e inflamação no olho. 

A catarata é outra doença que o Mastim Napolitano tem predisposição e pode levar à cegueira. Por isso, é muito importante que a raça tenha acompanhamento de um médico veterinário oftalmologista para prevenir e diagnosticar esses problemas.

As doenças citadas aqui são provenientes de estudos e artigos de predisposição de certas doenças em raças. Lembrando que seu Mastim Napolitano pode viver uma vida saudável sem ser acometido por nenhuma enfermidade. Entretanto, a informação e conhecimento são importantes e a qualquer sinal de que algo está errado com seu peludo, procure um médico veterinário.

Sobre o autor

Beatriz Mario

Beatriz Mario

Estudante de Medicina Veterinária, sonho que tenho desde criança, cresci com gatos e hoje sou uma felícia assumida. Tenho dois felinos resgatados: o Frodo e o Bilbo, que são considerados meus filhos de pelo. Meu propósito de vida é ajudar o máximo de pets possíveis e fazer com que eles fiquem mais felizes e saudáveis escrevendo para o blog da Petlove.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.