Cores do gato Persa

Geralmente as pessoas conhecem bem mais as diferentes raças de cachorro do que as de gato, e uma das explicações se deve ao fato que a maioria dos gatos que vivem nas residências brasileiras é SRD (Sem Raça Definida).

A única raça felina tão popular quanto os Vira-latas é a Persa, dona dos pelos mais compridos e grossos do que qualquer outro gato doméstico. Sabia que seus fios geralmente chegam até 15 cm, e que um persa americano, chamado Colonel Meow, entrou para o Livro dos Recordes por ter 22,87 cm de pelo desde sua raiz até as pontas?

E quando o assunto é pelagem, o Persa realmente dá um show, já que seus pelos longos, sedosos e abundantes podem ser encontrados em mais de 100 cores diferentes. Branco, preto, azul, chocolate, lilás, vermelho ou creme são algumas das opções encontradas em casos de cores sólidas, embora também existam gatos da raça bicolores e até tricolores no caso das fêmeas.

O curioso é que a cor dos olhos está relacionada à cor do pelo. Por exemplo, Persas brancos têm olhos azuis ou amarronzados brilhantes – presentes também em outros Persas de cor sólida; já os persas prateados e dourados têm olhos verdes ou azuis esverdeados.

Claro que uma pelagem única dessa merece cuidado. Isso porque, além de todos os problemas relacionados à saúde, como a propensão a infecções e seborreia oleosa, o gato Persa deve ser escovado diariamente, com uma escova apropriada, para evitar emaranhados e sujeiras. 

Veja abaixo um álbum de fotos de gatos Persas com diferentes cores de pelos:

Cores do gato Persa branco

Cores do gato Persa branco com cinza

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.