Gato Persa: principais cores

Uma das raças felinas mais conhecidas mundo afora, o gato Persa encanta seus fãs com sua beleza, pelagem exótica, temperamento tranquilo e muitos outros fatores. Mas um ponto que diferencia a raça das demais é que os Persas podem ser encontrados em mais de 100 cores distintas!

Gato persa tricolor

Dentre tantas opções, podemos classificar as tonalidades em oito categorias para te explicar melhor as possibilidades que podem ser encontradas. E se além das cores, você também tem curiosidade para saber mais sobre o bichano, leia estes nossos posts:

Cores sólidas

Nesta categoria cabem aquelas cores que não sofrem nenhum tipo de mistura, ou seja, cada pelo presente no corpo do gato tem a mesma coloração – do focinho até a ponta da cauda. As cores mais vistas são: preta, branca, chocolate, azul, creme e vermelho.

Cores diluídas

Aqui o tom da cor da pelagem do bichano não é 100% uniforme – uma parte mais escura e outra mais clara -, porém a cor em si não muda. Os casos mais comuns são: marrom, bege, fulvo e também o azul.

Bicolor

Um Persa com duas cores te chama a atenção? Então invista seu tempo para encontrar um que seja bicolor. As combinações, como não poderia deixar de ser, são as mais variadas possíveis, como por exemplo: preto e branco, bege com laranja, cinza com branco, azul e creme, e por aí vai…

Tricolor

Este “camaleão” felino também pode ser visto com três cores diferentes, que embelezam sua pelagem macia e charmosa. No entanto, a variação de combinação não costuma ser tão grande como nos casos dos Persas bicolores, pois os peludinhos tricolores geralmente são preto, branco e laranja. Esta pelagem normalmente é vista apenas em fêmeas. Entenda melhor neste post.

Tigrada

Sim! O Persa também pode ter uma pelagem semelhante ao seu “primo” selvagem e ostentar por todo o seu corpo listras das mesmas cores que um tigre. Só não espere tanta ferocidade do pet (ainda bem!), o Persa costuma ser bem dócil e carinhoso 😻. Estes são conhecidos no padrão da raça como “tabby”.

Escamada (casco de tartaruga)

Esta é a mais curiosa das categorias! Bastante confundida com a tricolor por conta da semelhança na combinação de cores, esta coloração que lembra muito o casco de tartaruga se diferencia porque tem somente as cores preto e laranja e também por seu aspecto “manchado”

Outra curiosidade é que por uma questão genética, a pelagem escamada é vista com mais frequência nas fêmeas, porém os machos podem, em casos mais raros, apresentar essa coloração. Apenas as chances que são mais remotas.

Dourada

A pelagem dourada é obviamente num tom amarelo, mas há de se observar que a cor não é naquela tonalidade de um “bege disfarçado”, pois aí o Persa seria considerado da cor sólida. Esta cor dourada é definida como o amarelo que fica entre o bege e o vermelho.

Prateada

Se tem dourado, tem Persa prateado (silver) também! Finalizando a nossa lista de cores do gato Persa, citamos a cor que não é aquela famosa cor prata, mas sim, acinzentada. Pensando numa mistura de cores, este prateado seria o resultado da fusão do preto com o branco, de maneira que os fios do peludinho dão um aspecto reluzente à pelagem.

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e que não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.