Cuidados com o Cocker Spaniel Inglês

Criado para caçar galinhas na Inglaterra, o Cocker Spaniel Inglês é uma raça de tamanho médio, com orelhas longas e um temperamento feliz e carinhoso. Não faz muito tempo, mas você sabia que os Cockers Ingleses e os Americanos eram considerados o “mesmo cão”? A decisão de classificá-los como raças distintas foi tomada na década de 1930, quando se tornou evidente que os Cockers Spaniels dos Estados Unidos eram diferentes dos da Inglaterra.

Quem possui um exemplar da linhagem, sabe muito bem que o Cocker Inglês é muito diferente do Americano, principalmente nos cuidados necessários do dia a dia. Por isso, a gente separou algumas cautelas que um peludo da raça necessita desde filhote.

Cães atletas

Os Cockers Spaniels Ingleses são bem “flexíveis” e podem até viver bem em um apartamento, desde que recebam exercícios diários para mantê-los em forma. Eles possuem muita resistência, por isso, longas caminhadas, jogos de busca ou esportes como agility ou flyball são super indicados para mantê-los saudáveis.

Cuidado ao exercitar os filhotes

Os filhotes possuem diferentes necessidades de exercícios. De nove semanas a quatro meses de idade, levá-los ao jardim de infância uma ou duas vezes por semana é uma ótima maneira de praticar atividades, treinamentos e socialização. Além disso, 15 a 20 minutos de brincadeiras no quintal também é uma boa maneira de queimar essa alta energia que os Cockers Ingleses possuem desde o início da vida.

Dos quatro aos seis meses, as aulas semanais de obediência e caminhadas diárias de até 800 metros atenderão às necessidades do filhote, e claro, algumas brincadeiras ao ar livre. Depois de um ano de idade, o Cocker Spaniel Inglês já poderá começar a correr com os pais tranquilamente, mas a distância deve ser aumentada levemente, de acordo com o desempenho do cãozinho no dia a dia.

Sutileza e amor são as palavras chaves para adestrá-lo

Os pais devem ensinar o Cocker Inglês com uma mão suave. Ele possui um temperamento sensível de Spaniel e não responde bem à dureza. Sendo assim, é recomendado o uso de técnicas de reforço positivo, como recompensas alimentares, elogios e brincadeiras. Ele é um aluno rápido, e tornar o treinamento consistente e divertido fará com que o cão aprenda ainda mais depressa.

Divertidos e bagunceiros

Como todos os cães, os Cockers Ingleses têm um lado travesso. Por isso, os pais devem manter comida e lixo fora do alcance desses cães, assim como qualquer coisa que não queiram que eles mexam, principalmente quando filhotes.

Alimentação

Os Cocker Spaniels Ingleses adoram comer, e eles ganham peso facilmente se os pais não tomarem certos cuidados. O ideal é manter esses cães em boa forma medindo a comida e alimentando-os duas vezes ao dia, em vez de deixar o alimento disponível o tempo inteiro. Lembrando que o consumo diário do Cocker Spaniel Inglês depende do tamanho, idade, metabolismo e nível de atividade. Assim como todos nós, os cães, não só os da raça, possuem suas particularidades.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.