Três motivos para cachorros idosos fazerem xixi dentro de casa

Quando a idade chega, algumas mudanças no comportamento do cão podem ser consideradas normais pelos pais de pets, mas não se engane: fazer xixi de repente em lugares que não são os habituais, pode ser consequência de algo mais sério. Listamos alguns motivos que podem fazer com que seu cachorro idoso erre a mira.

1. Disfunção cognitiva ou doença de Alzheimer canina

A disfunção cognitiva ou doença de alzheimer é comum em cães idosos. Ela afeta a cognição (memória e aprendizado) do pet alterando alguns comportamentos normais, como fazer xixi no lugar certo. Éimportante que seu cachorro seja diagnosticado por um médico veterinário para que você possa tratá-lo da melhor maneira possível. Confira alguns dos sinais que seu pet pode apresentar.

Uma dica para o manejo e bem-estar do seu cachorro idoso é espalhar tapetes higiênicos pet pela casa, assim ele terá mais chances de acertar o lugar. Lembre-se que ele não está fazendo isso por mal, portanto, tenha paciência e não o puna e nem chame sua atenção.

2. Infecção do Trato Urinário

Essa condição faz com que seu pet faça pequenas quantidades xixi, com mais frequência durante o dia. Em alguns casos, a coloração pode estar mais turva (escura).  Neste caso, também não adianta brigar, nem punir seu cãozinho, procure um médico veterinário e inicie o tratamento. Para que ele se sinta menos desconfortável, limpe-o sempre que necessário. Você pode utilizar produtos para banho a seco ou lenços umedecidos, além das fraldas descartáveis, ótimas para manter seu amigo limpinho.

3. Estresse

Quando falamos em xixi fora do lugar, uma causa frequente em cães de todas as idades é o estresse. Mudanças na rotina do pet, como novos cães (ou outros animais) na casa, mudança de residência e alteração na rotina dos pais humanos, afetam bastante o comportamento do seu cachorro. Nesse caso, você pode procurar ajuda de um especialista comportamental, ele saberá auxiliar em dicas de manejo para corrigir esse “probleminha”.

Alguns produtos podem ser usados para melhorar o dia-dia dos cães e de seus pais como o uso de fraldas descartáveis, tapetes higiênicos, lenços umedecidos, além do banheiro para pets, que é bastante utilizado.

O importante, é que você tente amenizar as consequências da idade para seu cãozinho, afinal de contas, tudo que nós pais de pets queremos é que eles estejam felizes e saudáveis. Não se esqueça, sempre que necessário, procure um médico veterinário!

Sobre o autor

Gabriela Teixeira

Gabriela Teixeira

Estudante de medicina veterinária e mãe da Bela. Possuo formação em Biotecnologia, mas o amor por pets sempre foi maior que minha curiosidade pela ciência, tive que mudar de área e seguir meus instintos..rs..Hoje, nutro minhas paixões e sigo curiosa por tudo que se refere a tratar bem de nossos pets.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.