Cuidados básicos com a higiene do hamster

Se comparados a outros pets como cães, gatos ou coelhos, os hamster necessitam de mínimos cuidados para sobreviver. Mas isso não quer dizer que apenas colocar comida e água para eles é o bastante – muito pelo contrário! Depois da alimentação, uma boa higiene é fundamental para o peludinho, afinal, quem gostaria de viver na sujeira, não é mesmo?

Cuidados básicos com a higiene do hamster

Gaiola sempre limpa

Quem tem um hamster em casa sabe que eles são um pouco bagunceiros, por isso, os pais devem estar sempre atentos à higiene da gaiola. Seja dito de passagem, a limpeza da gaiola é imprescindível para o bem-estar do pet, já que é lá onde ele passa a maior parte do seu tempo.

Geralmente, a higienização pode ser feita a cada cinco dias, mas isso não deve ser uma regra, ainda mais se houver mais de um roedor de estimação habitando a gaiola. Ela pode ser feita com uma simples bucha com água. Não é recomendado usar nenhum tipo de produto de limpeza – nem mesmo detergente -, pois a composição pode ser prejudicial para a saúde do hamster. O mesmo conselho vale para a lavagem dos brinquedos.

Higiene na alimentação

Os alimentos também entram na questão de boas práticas de higiene. O recomendado é que os pais nunca deixem a comida por mais de um dia disponível para o pet, pois a possibilidade dela estragar ou se misturar com a urina ou fezes dele mesmo é alta.

Já os comedouros e bebedouros, por sua vez, são como pratos e copos para nós: eles devem ser lavados assim que o pet “terminar” de comer, ou seja, no momento de colocar um novo alimento e substituir a água que foi posta no dia anterior.

Substratos higiênicos

Todas as gaiolas de hamsters devem ser forradas com uma camada de algum tipo de substrato higiênico, como granulados ou serragens, que são as mais utilizadas devido à praticidade e custo benefício. Porém, é preciso ter cuidado, pois algumas serragens à base de madeira tratada ou com muita poeira podem ser ofensivas à saúde do roedor.

Independentemente de qual seja, os substratos higiênicos devem ser trocados de acordo com a necessidade. Normalmente, é preciso fazer a substituição todos os dias.

Hamsters podem tomar banho?

Por fim, caso não saiba, hamsters não podem tomar banhos. Assim como os gatos, eles realizam sua auto-limpeza usando apenas a língua. Mas caso queira higienizar o peludo, pode-se optar por um produto de banho a seco, como o Pet Life para Roedores, que neutraliza o mau cheiro, limpa e perfuma o pet. Vale destacar que dar banho com água em um roedor de estimação pode causar problemas de pele ou respiratórios nele.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.