Cuidados para as Tartarugas Tigre D’água

As tartarugas conhecidas como tigres d’água, podem ser uma ótima opção de animal de estimação, desde que seu dono tenha condições de cuidar bem delas. Ao optar por ter um bichinho desses em casa, é de extrema importância comprar em um lugar regularizado e autorizado pelo IBAMA que emita nota fiscal. Após encontrar o local adequado, é hora de providenciar o habitat e acessórios necessários para ele.

Alguns direitos reservados por oogoom

“Ao optar por ter um bichinho desses em casa, é de extrema importância comprá-lo em um lugar regularizado e autorizado pelo IBAMA que emita nota fiscal.”

O tigre d’agua pode viver tanto em um aquário adaptado ou aquaterrário comprado pronto para usar, que deve ser trocado de acordo com o crescimento do animal, proporcionando um espaço para que ele nade e se desenvolva. Tanto um quanto o outro precisam de uma parte com água e outra seca com uma rampa ou uma pedra grande de fácil acesso para a tartaruguinha transitar entre eles. A água desse ambiente precisa estar sempre limpa e assim que o dono notar que ela não está em perfeito estado, deve trocá-la.

Esses animais são os chamados de sangue frio, por isso a água precisará ser mantida morninha principalmente no inverno para garantir o bom funcionamento metabólico do animal, que pode ser feito por meio de luzes e aquecedores apropriados.

Para a alimentação dos tigres d’agua, existem rações e acessórios para alimentação próprios no mercado, mas é bom diversificar a comida dando para o bichinho carne moída crua, tenébrios, artêmias e besouros de amendoim diretamente na água entre uma a duas vezes por semana. Para a suplementação correta de vitamina D, o pet precisa tomar pelo menos 15 minutos de sol diariamente antes das 10h da manhã ou depois das 15h, para evitar os horários mais quentes. Nesse período, o animal precisa de uma área com terra e sombra para que ele possa sair do sol quando desejar. Esses são os cuidados essenciais para evitar diversas doenças que esse bichinho pode ter por deficiência nutricional.

É importante lembrar que o IBAMA não legaliza ou regulariza animais sem origem conhecida ou que tenham sido adquiridos em desacordo com o que foi estabelecido pela Lei nº 5197/67, Lei 9605/98 e Decreto 3179/99. Portanto, não é indicado comprar animais silvestres sem procedência legal, pois o trafico é crime e ao comprar esse tipo de animal, além de estar infringindo a lei, a pessoa está colaborando indiretamente com a morte de centenas de outros bichinhos que vem a óbito devido ao transporte clandestino.

Sobre o autor

Bruno Oliveira

74 Comentários

    • Só está abrindo uma olho, experimente ficar molhando levemente o olho que não abre.
      Sobre o alimento o mais indicado não é o camarão e sim uma ração extrusada como reptobaby ou alguma da linha da tetra. Caso não coma experimente dar um pedacinho de carne moída sem gordura só para abrir o apetite.

  • alguém pode me ajudar minha tartaruga é bem filhotinha e ela não quer comer a ração só os camarãozinho o que eu faço para ela começar a comer a ração.

    • Fa🌺🤶🏼🤶🏼🤶🏼🤶🏼🤶🏼🤶🏼🤑😎🤠🎼🐶🤷🏻‍♀️🤶🏼🤶🏼🤶🏼🤶🏼🤶🏼🤶🏼🤶🏼🤶🏼🤶🏼🤦🏻‍♀️🤶🏼🤶🏼🤶🏼🤶🏼😲🤶🏼🤶🏼🤶🏼😲😲🤶🏼🤦🏻‍♀️🤦🏻‍♀️🤶🏼🤶🏼🤶🏼🤶🏼🤦🏻‍♀️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️🤷🏻‍♀️🤷🏻‍♀️🤷🏻‍♀️🤷🏻‍♀️🤷🏻‍♀️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️

  • Oi, preciso de ajuda, comprei uma tartaruguinha e ela tem 10 dias e ela não come nada que eu dou, eu já tentei de várias formas dar comida pra ela e ela não come, to começando a ficar preocupada o que devo fazer????

  • Tenho duas tartarugas em menos de um ano uma é macho outra é fêmea , estou bastante feliz , mas teve uma época que achei um bem te vi na rua e comecei a cuidar dele até ele conseguir voar, acabei não dando atenção pras minhas tartarugas, e uma ficou rebelde querendo morder , quase toda vez q outra tartaruga chegava perto dele bicava ela no pescoço , de uns dias pra cá vi q está bem machucada está saindo até a pele , estou preucupada n sei oq fazer pois decidi separar elas uma no aquário e outra em outro aquário e agr elas estão parando de comer , se eu colocar ela de nv no aquário ela pode morrer. alguém poderia me falar como cuido desse machucado dela e como faço em relação aos dois.

  • Oi pessoal a minha tartaruga e macho, e tenho ele a 13 anos, era filhotinho agora ja esta
    crescida, ele adora ficar no meu quarto em baixo da minha cama…coloco no aquario para hidratar e comer, come ração de tartaruga e adora carne crua …no inverno so coloco na agua levemente aquecida, pois moro so sul e faz muito frio ( negativo) não deixo ele hibernar, pois fico com receio
    que morra. Ele atende pelo nome de Tarta, e uma gracinha…

  • Tenho uma de 7 anos! Eh uma mocinha terrível…rsrs cheia de personalidade e atende pelo nome! Quando não quer ficar na água, não tem o que faça ela ficar, e quando quer sol, bota até o cachorro pra correr…. Bem-vindos! Eh um bichinho muito legal para criar! Muito amorosos também!

    • Bya você tem aquário? Depois de grande ela fica fora do aquário? como é o acesso? Gostaria muito de ter uma, mas tenho dúvidas na idade adulta.

  • Olá. Tenho 2 tartaruga tigres de água (Trachemys dorbigni). O aquário tem termostato e mantém a água a 25°. Gostaria de saber se mesmo com o termostato preciso comprar lâmpada / luz, e se sim qual. Grata, Irina Sopas

  • alguém pode me ajudar minha tartaruga é bem filhotinha e ela não quer comer a ração só os camarãozinho o que eu faço para ela começar a comer a ração.

  • Boa tarde! Não sei o que fazer com a minha Tatá! Ela tem 14 anos e não quer ir pra água nem pra comer. Começou um dia de manhã quando levantei e vi que ela estava encolhidinha num cantinho do gramado cheia de pedras envolta (Coloco pedras somente nos pés das plantas para ornamentar). Ela fez tipo uma rodinha com pedras e entrou lá. Ficou quase o dia todo lá, mas depois de uma certa hora eu interferi e a coloquei de volta na água. Agora toda vez que acordo ela está no mesmo lugar e não sai nem pra comer. Parei de interferir pra ver se ela sai sozinha mas já tem 2 dias e nada!

    • Bom dia, a temperatura da água dela esta regulada corretamente? (Entre 25 e 28 °C), se nao estiver ela pode estar se preparando para hibernar, outra possibilidade é ela estar fazendo um ninho para desóva (a desóva ocorre por essa época do ano), quando as fêmeas estão na maturidade sexual elas colocam ovos mesmo que não tenha machos no mesmo habitat…. verifique a temperatura, se não resolver leve ela no Veterinário e peça uma radiografia para identificar se há ovos, as vezes as tigres da água não conseguem expeli-los e pode originar problemas de saúde

      • Aqui, no inverno, não comem de meados de abril a meados de outubro, chegam a ficar dias sem respirar. S.Joaquim/SC.

    • A minha já tem 42/41 anos e vive num tanque ao ar livre, no inverno hiberna, pois a água fica a 3/8°C nos dias mais frios (congela a superfície em alguns dias, neve também) No verão come bem e a água fica entre 18/28°C.

  • Olá! Achamos uma tartaruga tigre no meio da Rua. Não faço a mínima ideia como cuidar dela. Ela é do tamanho médio, alguém pode me ajudar?

  • Tenho uma tartaruga tigre deve ter uns dois anos e ela está se alimentando muito mal não come nada será que é por causa do frio aguardo alguma resposta !!!!

    • Olá, a tartaruga só se alimenta quando o sangue está quente, pois são animais de sangue frio, coloque elas no sol por umas duas horas por dia, ou adquira luzes especiais para répteis em um Pet Shop!

  • Olá tenho duas tartarugas de uma ano e meio. Uma ficou sem comer e eu ofereci peixe e ela comeu. Porém agora não come nem ração nem peixe e o pior agora são as duas que não comem. Aparentemente elas estão bem,poia nadam ficam na parte seca do aquário, mas não querem comer. Estou mão preocupada. Ou devo fazer ?

  • Olá, minha Tia tinha 2 fêmeas porém ao deixa-las tomar banho de sol uma sumiu, e desde de então a outra não comer. Elas comiam muito bem os camarões secos mas ela não come mais. O que devo fazer ???

    • Compre outra companhinha para ela, vale lembrar que camarão seco o famoso “gamaruns” não serve para alimentação, ele é apenas um petisco, não fornece nutriente algum para tigre d’gua, alimente-as principalmente com ração específica como a da “reptomin” e “sera rafe p”, só use alcon se não tiver outra opção, ela é muito ruim (mas, ainda mais saudável que apenas gmaruns)

  • Boa noite

    Eu só do racao tem problema ela desde pequenina só do racao de boa qualidade. Seu casco e sempre limpo com uma escovinha e seu ternário sempre limpo montei Tb uma bomba para circular agua e tem aquecedor .

    Até
    Flávia

  • Ola gostaria de saber o que posso fazer com minha tartaruga tigre ela ficou desaparecida por quase um mês, e hoje ela apareceu em frente de casa com as patas dianteiras bem machucadas com as garras quebrada ou ate sem, então queria saber o que posso fazer pra tratar dela, se posso cortar as garras que estão soltas.
    E se tem alguma recomendação.

    • Ronaldo, como está sua tartaruga? Quando a minha antiga se machucou, lavava bem ela com água e passava mertiolate, não sei se é correto, mas sei que ela ficou boa é se recuperou. No petshop marginal tem veterinário especializado em répteis.

    • Oi pessoal a minha tartaruga e macho, e tenho ele a 13 anos, era filhotinho agora ja esta
      crescida, ele adora ficar no meu quarto em baixo da minha cama…coloco no aquario para hidratar e comer, come ração de tartaruga e adora carne crua …no inverno so coloco na agua levemente aquecida, pois moro so sul e faz muito frio ( negativo) não deixo ele hibernar, pois fico com receio
      que morra. Ele atende pelo nome de Tarta, e uma gracinha…

    • Oi, como esta a tartaruga? acho melhor vc levar a veterinario, pois dependendo do machucado talves ela tenha que tomar alguma medicação pra não ter infecções.

Deixe um comentário