Cuidados para as Tartarugas Tigre D’água

As tartarugas conhecidas como tigres d’água, podem ser uma ótima opção de animal de estimação, desde que seu dono tenha condições de cuidar bem delas. Ao optar por ter um bichinho desses em casa, é de extrema importância comprar em um lugar regularizado e autorizado pelo IBAMA que emita nota fiscal. Após encontrar o local adequado, é hora de providenciar o habitat e acessórios necessários para ele.

Alguns direitos reservados por oogoom

“Ao optar por ter um bichinho desses em casa, é de extrema importância comprá-lo em um lugar regularizado e autorizado pelo IBAMA que emita nota fiscal.”

O tigre d’agua pode viver tanto em um aquário adaptado ou aquaterrário comprado pronto para usar, que deve ser trocado de acordo com o crescimento do animal, proporcionando um espaço para que ele nade e se desenvolva. Tanto um quanto o outro precisam de uma parte com água e outra seca com uma rampa ou uma pedra grande de fácil acesso para a tartaruguinha transitar entre eles. A água desse ambiente precisa estar sempre limpa e assim que o dono notar que ela não está em perfeito estado, deve trocá-la.

Esses animais são os chamados de sangue frio, por isso a água precisará ser mantida morninha principalmente no inverno para garantir o bom funcionamento metabólico do animal, que pode ser feito por meio de luzes e aquecedores apropriados.

Para a alimentação dos tigres d’agua, existem rações e acessórios para alimentação próprios no mercado, mas é bom diversificar a comida dando para o bichinho carne moída crua, tenébrios, artêmias e besouros de amendoim diretamente na água entre uma a duas vezes por semana. Para a suplementação correta de vitamina D, o pet precisa tomar pelo menos 15 minutos de sol diariamente antes das 10h da manhã ou depois das 15h, para evitar os horários mais quentes. Nesse período, o animal precisa de uma área com terra e sombra para que ele possa sair do sol quando desejar. Esses são os cuidados essenciais para evitar diversas doenças que esse bichinho pode ter por deficiência nutricional.

É importante lembrar que o IBAMA não legaliza ou regulariza animais sem origem conhecida ou que tenham sido adquiridos em desacordo com o que foi estabelecido pela Lei nº 5197/67, Lei 9605/98 e Decreto 3179/99. Portanto, não é indicado comprar animais silvestres sem procedência legal, pois o trafico é crime e ao comprar esse tipo de animal, além de estar infringindo a lei, a pessoa está colaborando indiretamente com a morte de centenas de outros bichinhos que vem a óbito devido ao transporte clandestino.

Sobre o autor

Bruno Oliveira

64 Comentários

Deixe um comentário