Cuidados pré e pós castração de cães e gatos

A castração de cães e gatos é um procedimento cirúrgico que não é muito complicado, mas precisa de diversos cuidados tanto antes, quanto depois da cirurgia. Confira abaixo todos os cuidados pré e pós castração de cães e gatos.

No que consiste a castração?

Nos machinhos, a cirurgia de castração é muito mais simples do que nas fêmeas e o procedimento retira os testículos deles. Nas fêmeas, a retirada dos ovários e útero é feita através de um corte (incisão) próximo a seu umbigo, que em seguida recebe uma sutura para fechamento.

Cuidados pré castração

Antes da cirurgia, o animal passará por uma consulta para ver se seu organismo está funcionando perfeitamente para a operação. Para isso, o médico veterinário pedirá alguns exames para assegurar se tudo está realmente bem. O dono então é orientado a garantir a devida restrição hídrica do pet de no mínimo seis horas e alimentar de no mínimo doze horas. Isso é extremamente importante, pois garantirá a segurança do bichinho durante o procedimento cirúrgico.

Cuidados pós castração

Depois de realizada a cirurgia, o animal ficará em observação na clínica até voltar da anestesia, onde será dada a autorização de seu merecido repouso em casa para receber os devidos cuidados do pós-operatório por parte de seu dono. No caminho de casa, pode ser que o animalzinho ainda esteja sob o efeito da anestesia e por isso ficará calmo ou sonolento. Na chegada, o cão ou gato precisará apenas de uma casinha ou caminha quentinha para descansar e um comedouro e bebedouro com água e ração quando ele quiser beber ou comer. O dono não deve forçá-lo a beber água ou se alimentar quando ele mesmo não demonstrar vontade, pois o pet recebe soro na cirurgia e é normal que ele não sinta fome ou sede nas primeiras horas de pós-operatório. Como foi feita uma incisão, o animal sentirá dor, portanto o médico veterinário indicará um analgésico que deve ser dado na hora certa e pelo tempo prescrito.

Durante o pós-operatório, o dono deverá seguir as orientações que recebeu na clínica e retirar o curativo para a limpeza da sutura diariamente com o auxílio de um produto indicado pelo veterinário. Em alguns casos será preciso refazer o curativo utilizando gaze e microporo, mas na maioria dos casos só a limpeza é o suficiente. Nesse período, o bichinho precisará ficar com seu colar elizabetano para impedi-lo de mexer ou retirar o curativo, além de não contaminar o local da cirurgia. O colar elizabetano também é muito importante, pois o animalzinho sem esse acessório pode retirar seus pontos com a boca e precisar de uma nova cirurgia com urgência.

Por fim, uma nova data de retorno ao médico é agendada para que o pet seja reavaliado para a retirada dos pontos. Se os cuidados de pós-castração foram feitos corretamente, consequentemente a saúde do animal  estará garantida e ele estará brincando ativamente em breve com toda a família.

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

236 Comentários

  • Olá, minha cachorra é uma shotzu de 7 anos. No sabado dia 29/10/17 ela fez a cirurgia de castração e hernua umbilical. Ela ficou amoadinha no inicio, mas agora está bem. Está comendo uma sopinha de frango com cenoura batida no liquidificador e arroz, carne moída e cenoura cozidos na água. O que tem me preocupado é que ela está recusando água, está bebendo bem pouco e ela até hoje dia 02/11/17 não evacuou. Ela sente vontade, agcha pra tentar fazer, mas não faz. Estou muito preocupada com isso, 5 dias sem evacuar. Já dei colher de azeite, linhaça e nada resolveu até agora. É normal não evavuarem 5 dias apos a cirurgia ou devo levá-la em algum vet? Provavelmente a vet que a operou não vai trabalhar amanha por ser feriado. Se for a algum vet, teria que ser algum que abra no feriado. Alguém pode me dar uma luz? Obrigada.

  • Tenho uma duvida, ocorre que castrei meus dois cachorros (machos) hoje faz três dias, e notei alguns machinhas rochas na pele próximo a cirurgia isso e normal? E outra coisa tem algo que poderia passar para manter os pontos sequinhos porque de um deles os pontos não estão sequinhos mas não vejo nada saindo mas tenho medo de infeccionar.

  • Boa Noite faz uma semana que a minha gata foi castrada e está com um caroço proximo do ponto gostaria de saber se é normal ? é inchaço ou pode seruma hérnia?

  • Boa tarde!

    Castrei meu cachorro dia 12/08 e quando fomos busca-lo ele estava amuadinho, assim que chegamos em casa ele foi voltando ao normal, dando pulos, subindo na cama, correndo para um lado e para o outro.. hoje esta no 5º dia da operação e mesmo ele não ficando quieto os pontos não estouraram. Colocamos os 2 remédios na palma da mãos e ele toma sem nos dar trabalho nenhum, ele é bem guloso, então come pensando que é petisco. Compramos o colar, porem ele retirou na 1º noite e ficamos alertas se ele estava mexendo nos pontos e como não estava, deixamos ele sem o colar que estava incomodando muito. Juro que ele não sofreu nada, não parece que esta operado.. ele é extremamente agitado e estamos com a nossa rotina normal.

  • Minha gatinha tem 10 meses e fez a castração no sábado… no domingo amanheceu quase morta… levei na urgência ela ficou internada por 30 horas por intoxicação por anestesia… que prejudicou seu fígado… ficou no soro até ontem, quando ela voltou para casa… Está arredia… se escondendo (detesta a roupinha) mas não tira. Bebe pouca água e faz xixi no lugar certo… não quer comer… devo fazer uma papinha e colocar com seringa na boca dela? Consigo dar o antibiótico e o remédio para proteger o fígado, bem como a dipirona para dor… Mas minha preocupação é que não aceita comer… Quanto tempo devo esperar? Estou preocupadíssimo… é uma filhinha pra mim.

      • Minha gata foi castrada e a Veterinária passou buscopam ou dipirona, ou seja, se não pudesse dar dipirona ela não receitaria, uma vez que estudou para isso.
        Eu dei dipirona e ela não teve nenhum problema.

      • Realmente dipirona não pode ser dado para gatos, apenas cachorros. Portanto que castrei minha cadela e minha gata juntas e a diferença de medicação foi que a veterinária não passou dipirona para gata, perguntei o porque, ela disse que os analgésicos como dipirona, paracetamol, dorflex, etc são um veneno para os felinos.

  • Bom dia, fiz a castração do meu cachorro a 1 semana… O colar que coloquei nele foi tamanho errado, com isso ele conseguiu estourar 2 pontos, e ficou só 1 no meio segurando. Levei no veterinário ele disse q nao poderia fechar porque já havia passado certo tempo, que o local fecharia sozinho, era só pra dar o antiflamatório a ele.

    O testículo dele ficou bem inchado depois desinchou, mas ainda está um pouco rouxo, será normal? e será q fechará sozinho mesmo?? To preocupado disso não fechar sozinho.

  • Bom dia!!!minha cachorrinha de 7 meses fez castração a quase vinte quatro horas é depois que eu a trouxe pra casa ela não fez xixi e cocô é normal? Estou aflita

  • minha gata foi castrada no castramovel aqui em ssa. Está tudo bem, porem apareceu umas pontinhas marrom como se fosse uma sujeira, na barriga. mas limpei e nada. O que pode ser?

  • Bom dia. Vi um post de uma castração de um gato, que depois da cirurgia estava urinando muito, tendo uma resposta que seria até passar o efeito da anestesia. Pois bem, castrei minha cadela no dia 17/05 e a mesma teve alta no dia 25/05 (antes da cirurgia a veterinária me passou que prefere que os animais operados fiquem sob seus cuidados até a retirada dos pontos externos). Ela estava muito amuada e bem magra. Depois de 5 dias que estava comigo, notei que aos poucos começou a se recuperar (deixou de ficar amuada e ganhou peso), mas, a partir do 5º dia que estava comigo e 13º dia da cirurgia, notei que ela começou a beber água em quantidades maiores do que de costume (ela já bebia muita água, pois, ela é ‘elétrica’) e a urinar demais. Isto é normal? Pode ser efeito da cirurgia? Agradeço quem saiba me responder.

    • Sim, é normal, acontece da mesma forma com minha gata, e é normal também como nos comentários a baixo o gato ficar sem comer durante algumas horas, minha gata passou por uma piometra e ass

  • Minha basset de 10 anos operou a piometra, passado 2 dias recebeu alta, em casa começou a vomitar, voltou a ser internada e agora está com forte anemia, problemas nos rins, e diarreia, emagreceu muito, esta triste e apática, com a língua branca, tomando soro, estou desesperada pois não vejo melhora, continua internada.

  • Boa noite, preciso de orientação urgente, castrei minha gatinha na zoonose, e ela estava prenha juro que não sabia, Hj notei que está urinando sangue estou preocupada e não tenho dinheiro pra levar no veterinário. Alguém poderia me ajudar não sei o que fazer ela tem7meses tem 20 dias que castrei ela e a 1vez que tenho gato. Obrigada

  • Olá por favor alguém me tira uma dúvida CASTREI MEU GRATO FAZ 4 DIAS, E HOJE eu notei que os testículos dele estão soltando um pouco de sangue, a veterinária falou pra eu limpar com soro, é algo grave ??? Fico preocupada …

  • Olá galera! Castrei minha cachorra de 3 anos a 4 dias, ela esta se recuperando muito bem, deixa passar o remedio nos pontos, nao tira a roupinha pós cirurgica e toma o remédio certinho, porém hoje de manhã acordou com as duas patas dianteiras inchadas, estou muito preocupada!

  • Encontrei u.a cadela de rua bem debilitado. Levei para clínica veterinária, onde descobriu alguns tumores e foi feita uma cirugia. Agora com oito dias de operada dois dos pontos se romperam e esta saindo uma pequena secreção rodeada. O que devo fazer?

    • Nilmaria, após 8 dias de cirurgia os pontos internos já devem estar cicatrizados oferecendo menos risco. Porém, se há secreção você deve retornar ao veterinário para que haja a correta avaliação da administração de antibióticos. Normalmente secreções indicam existência de infecções. Sou voluntária na proteção animal e já observei muitos animais no pós cirurgico.

  • Boa noite! Castrei meu gato hoje, porém onde ele vai fica um pouco de sangue, esse sangue é da cirurgia. É normal sangrar um pouco após a cirurgia ou devo levar ao veterinário?

  • Faz cinco dias que minha cadela foi castrada desde então ñ come e nem estava andando. Voltou a andar somente no dia seguinte mais não consegue levantar sozinha. E anda cambaleando. O veterinário que fez disse que ela teve uma reação a anestesia.

      • Oi, ela já esta normal? Desculpa a curiosidade e que irei castrar a minha no domingo e estou um pouco com medo rs

      • CLAUDIA, castrei meu cachorro dia 20/10/17 e ele ainda não anda…só deu uma corridinha quando chegou uma visita estranha…dai ele dá um gritinho e senta, e se lambe por cima da roupinha… hoje vou levar novamente no vet, mas o mesmo disse que poderia ser dengo dele…a semana inteira passo chamando, mostrando brinquedo e comida, ele não dá um passo…não levanta da cama nem pra fazer pipi…a comida tenho que deixar encostada na caminha dele…também to preocupada, e ele lambe o dia todo que a roupa fica úmida…tenho medo de infecção…sem contar o fiasco q faz pra colocarmos o spray nos pontos…

    • Quanto tempo durou o mal estar? meu caozinho fez uma cirurgia e nao esta comendo e nem bebendo agua. Vomitou muito nas primeiras 24 horas e agora quando forço liquido ele parece que engasga, tosse, como se tivesse algo na garganta.

      • A minha cadela quando castrou também vomitou muito durante as primeiras 72 horas, a veterinária antes da castração me disse que ela poderia vomitar mas que era normal devido a anestesia. E anestesia demorou 48h para sair dela e ela voltar ao normal.
        Já a minha gata que foi castrada no mesmo dia que minha cadela não vomitou, porém ela ficou muito gelada e pálida, parecia que estava morta (porém respirando), mas ela voltou a andar normal com quase 30 horas depois da cirurgia. (devido a anestesia ela andava e caia ou cambaleando).
        DE FORMA ALGUMA FORCE SEU ANIMAL A BEBER ÁGUA OU COMER, ELE VOLTARÁ A COMER E BEBER NORMALMENTE DEPOIS. SE DEMORAR MUITO TEMPO E FICAR PREOCUPADA LEVE NOVAMENTE ONDE FOI CASTRADO E EXPLIQUE A SITUAÇÃO.

  • Eu castrei minha gata, ela ficou bem quietinha e dormiu muito. Do nada ela deu um pulo e começou a se debater no chão, fazendo barulhos e tentando tirar a roupinha. Dei o remédio pra dor, ela se acalmou, comeu, e dormiu mais. Porém, ela acordou algumas horas depois e conseguiu tirar a roupinha (realmente não sei como, é bem apertadinha) ela andou bem, mas depois notou os pontos e lambeu um pouco, ela tava tentando puxar a linha, daí eu distrai ela e ela parou, mas não tenho ideia do que fazer, já que ela tirou a roupinha e mesmo se eu conseguisse colocar novamente ela iria tirar. Alguém me ajuda por favor, tô com medo de inflamar o local. Obrigada desde já.

    • Castrei meu gato esses dias e eu passo dipirona próximo local, é amargo e ele n lambe . aquele colar incomoda muito eles. Mas os vet indica os colares de uma forma q não fique apertado

      • Vou castrar meu gato e ele nao se adapta com o colar. Ele ficou machucado uma vez e eu tentei por, deixei um dia inteiro, ele ficava se jogando no chao e se batendo nos lugares, o que fez piorar os machucados. Por dipirona realmente ajuda? Preciso de algo que ele nao queira lamber

    • Compre o colar e assim ela vai ficar mais tranquila… Nos primeiros dias talvez queira tirar tbm . Mais é bem dificl então fica mais facil pra vcs dois .

    • Oi Isabelle castrei minha gatinha hj, seu comentário me chamou atenção,estou passando pela mesma situação. Ela não fica com a roupa e só quer ficar no alto, não sei como controlar, ela tomou a medicação certinho? Amanhã começo os curativos

  • Oi. Espero ter uma resposta.
    Minha gata, Xulica, teve vários problemas em sua gestação. Começou a sofrer na sexta perdendo sangue e isso se estendeu até no domingo quando finalmente teve dois filhotes. Um nasceu morto o outro vivo. Porém, percebi que ainda tinha algo na barriga dela. Na segunda feira levamos no veterinário e foi necessário uma cirurgia, onde foi retiro um gatinho já morto. E ela estava com hemorragia no útero e teve que ser retirado. Voltou pra casa no mesmo dia. Hoje, após quatro dias da cirurgia, ela tá deprimida, vomitando, com febre e acima da cirurgia ta inchado. Minha família diz que isso é normal. Queria uma opinião mais experiente. Ela está tomando os remédios passados pela veterinária.

    • maria edurda castreia a miha e sta do mesmo jeito ja sotou os pontos e foi preciso abrir ea novete pra limpar hoje ta co 03 ias as ja ta saindo novaente secressao
      a sua ficou oa

  • Vou castrar meu gato no sábado 21/01/2017, estou preparada quanto a mudanças de comportamento após o processo operatório, se ele ainda vai ficar brincalhão e carinhoso… Tenho medo de ele ficar quieto demais, ou adoecer…

  • Olá,
    Castrei o meu filhote anteontem, ele tem quase 5 meses.. e ele não consegue ficar de pé e andar.. só fica sentadinho… e as vezes ele tem uns espasmos, dá uns pulos de sustos… isso é normal? 🙁

  • Olá! Castrei minha cadela dando todo suporte indicado pelo veterinário ( medicamentos, colar e roupa pós operatória), porém no 5° dia eu tirei tudo dela para dar uma olhada só que me destrair por um minuto e ela lambeu e tirou os pontos. Pensei em levá-la no veterinário pois ficou um buraquinho aberto mais um conhecido meu que já trabalhou com isso disse que não precisava, que era só continuar com os curativos e o colar e minha prima enfermeira disse que normalmente não se dar ponto novamente ainda por cima depois de 48 hs. Ela anda, faz xixi e defeca normalmente e o buraco esta se fechando maid mesmo assim estou preocupada. Eu deveria ter levado ela para tomar outroa pontos? E gostaria de saber se ela corre algum risco mesmo eu tendo tomado todos os cuidados?
    Hoje é o 12° dia e apareceu uma secressao amarronzada na vagina dela, será que isso é algum sinal? Depois que ela tomou a primeira vacina contra raiva tbm come muito pouco até está magra.
    Por favor me ajudem com essas dúvidas pois ando muito preocupada. Desde já agradeço!

  • Boa tarde. Castrei minha gatinha há 3 dias, mas ela não esta fazendo cocô. Devo aguardar ou levá-la na clinica onde operou? Tirei a roupinha para ver se ela fazia, mas não fez. E fica lambendo muito. Obrigada desde já.

  • Gente me ajuda castrei meu cachorro nesses multirão de bairro, acontece que a veterinária deu pontos com fio de nylon e eles não estão mais lá para tirar os pontos o que fazer???

    • Vc pode tentar ir na SUIPA se vc estiver no RJ, ou ligar para prefeitura para se informar de lugares que tem castração gratuita e ir lá tirar os pontos. Mas acho que machos não precisa voltar para tirar os pontos. Eu acho, não tenho certeza, se informa em textos na net. Vai em lugares onde tem castração gratuita que eles tiram os pontos, ou procura saber em que lugar esse mutirão esta agora.

  • Tenho um gato macho, que sobre de inflamação urinária por causa do stress,e quando entra em crise nao consegue urinar, o veterinario que diagnosticou disse que devo tomar os devidos cuidados para que ele fique o mais calmo possivel. Levei faz uns 4 dias para castrar e ele voltou no mesmo dia para casa, porem 1 dia após a castração ele não esta conseguindo urinar, além de quando vai se limpar reclama como se estivesse com dor. É possível que ele tenha ficado estressado com a castração por isso parou de urinar? ou e possível que ele esteja com complicações da castração??

  • Boa noite, casarei minha cadela de 5 meses e 1 semana ontem. Hoje ela se alimentou normalmente, mas com o colar elizabetano ela sequer quer levantar, mas sem ele vai direto para lamber o local da incisão (ainda com curativo). Não quero tirar o colar para ela não puxar o curativo. O que faço? Deixo o colar e espero ela ir procurar a comida? Tenho medo que ela também esteja segurando a urina por causa do colar (apesar de já ter feito xixi 2 vezes depois da cirurgia. Qdo estava sem o colar)

    • Casarei minha gata e comprei o colar, logo percebi que não daria certo, no mesmo dia comprei uma rouxinol própria para pós_castração, o tecido é bem reforçado e justo, correu tudo bem, utilizou por 10 dias, nem precisa tirar tudo para aplicar o remédio, foi muito prático e como estava apertadinha não ficava pulando demasiadamente. Recomendo, são 10 dias muito importantes, pois se tiver que voltar para dar pontos é muito pior.

      • Cara colega
        Castrei minha gata e ela fasia a mesma coisa ela tirava o colar ai ocorreu que ela lambeu a cirurgia e os pontos inflamaram nao tenha do pois se o seu bicho fiser o mesmo vai ser dificio sarar a minha demorou 2 meses quase nao fechava

    • Marcia pq vc não compra a roupa cirúrgica e bem melhor e ela não ira conseguir mexer nos pontos.
      Eu castrei a minha de 5 meses e esta se recuperando mito bem. Coloquei a roupa cirúrgica nela e bem melhor e menos extressante do que o colar

  • Olá boa noite, meu cachorrinho Billy tem 6 meses acabou de ser castrado e perto dos pontos está vermelho como fosse sangue, mas parece mancha vermelha, gostaria de saber se é normal?

  • Boa note Dr… Minha gatinha foi castrada recentemente e após a recuperação dela percebi um caroço próximo do local, ela come, mas faz xixi, brinca está aparentemente bem… Mais estou preocupada… Se puder me ajudar…

  • ola eu castrei uma gata hoje e ela chegou !7;00 ela era de rua e tava acostumada solta e muito arisca , quando tirei ela da casinha de trasporte ela tentou anda e caia muito ,resumindo deixei ela presa dentro da casinha , ela ta quietinha ta dormindo , queria saber se poso deixar ela a noite toda presa?pois se eu soltar ela vai querer fugii ir p rua como ela sempre faz

    • Sim pode , a minha gata também caia logo que chegou!!!
      Deixei ela presa para não cair e abrir os pontos e também ela está sonolenta!! Vai dor muito!!!

  • Olá, bom dia. Castrei a minha cadela na Suipa ( Rio de Janeiro), voltou pra casa com os sintomas de pós operatório normal, porém, vomitava de vez enquanto, passou a aumentar, retornamos no dia marcado para tirar os pontos e detalhamos isso na consulta. Colocaram ela no soro e depois liberaram pra casa. Ela até que deu uma melhorada no dia que retornou, ficou mais esperta e brincava. Mas, voltou a vomitar várias vezes por dia, perguntamos ao veterinário que cuida dela e disse que é normal após a anestesia e medicamentos, receitaram remédios para ajudar proteger o organismo dela. Só que se passaram duas semanas e ela continua vomitando . Isso ainda é normal????? Por favor me ajude a esclarecer essa dúvida. Desde já agradeço.

    • De normal essa situação não tem nada! Os vômitos só são considerados ” normais” até DOIS DIAS após a Castraçao por conta da anestesia e demais Medicamentos , tem muitas intercorrências pôs cirúrgicas ( a maioria por inabilidade do cirurgião) que podem estar causando esse sintoma, q após todo esse tempo pode ser classificado de grave, retorne ao vet e se possível vá em outro, os riscos do animal piorar e até vir a morrer são grds se as medidas corretivas não forem aplicadas!

  • Boa noite minha cachominnha shitzu foi castrada a 2 meses e agora percebi q tem três bolinhas pequenas do lado direito onde foi castrada oq pode ser será q abriu os pontos p dentro ,estou desesperada até chegar segunda p q possa leva lá na vet , alguém já viu isso , alguém pode me responder p favor agradeço desde de já

    • Olá, minha cachorrinha pinscher fez cirurgia de castração ha aproximadamente 5 meses e há um mês venho notado carocinhos no local da cirurgia, mas ela não aparenta sentir dor nem nada. O que poderia ser?

    • Minha gata foi castrada hoje, 26/07 e ela está bem assustada e não consegue andar mas fica tentando e o que está me preocupando é que ela está tremendo muito, ela já vomitou ainda não quis comer mas o fato dela estar tremendo está me deixando preocupada alguém pode me dizer se isso é normal??? E ela não consegue usar a caixinha de areia e faz xixi nela!!! Urgenteeeeeee

      • O tremor é frio. Minha cadela esteve assim e a cobrir. É normal, os humanos também sentem frio e ficam a tremer após cirurgia

      • A minha Castrou na segunda.26/07 hoje que parece voltar ao normal.começando a comer e a se movimentar mais.

  • Dra. miinha cachorrinha (11 anos) operou de piometra e limpeza de tartaro. Andava apatica, comendo mal, tomando agua em excesso e fazendo muito xixi. Mas após a cirurgia ela começou não comer, e tomar só agua e fazer xixi. o minimo que comeu vomitou…hoje é o 4o dia após cirurgia e ela nao quer comer e está vomitando. Internei ela. Mas a vet dela é sempe pessimista e disse que ela corre sério risco de ter falencia de rins. O que vc acha? Será que posso ter esperanças?

    • Dam..isso lembra o meu cão..forma os primeiros sinais de diabete, a Drs. mediu a glicemia? senão pode urgente para ver se não tem a diabete, meu rott toma insulina duas vezes ao dia..verifique rápido.

  • Olá, casarei minha gatinha no dia 05/07 e hj percebi que o local está duro e saindo uma secreção. Por favor me ajudem tô ficando preocupada, ela é muito sapeca e vive pulando de um lado para o outro.

    • O meu cachorrinho deu isso também é tipo uma bolha de sangue bem dura o meu veterinário furou e tirou akele líquido ai ficou um buraco aí vc faz curativo e não deixa lamber até fechar

    • Olá boa noite, minha gata foi castrada sexta-feira dia nove de dezembro e até agora estava com esse caroço que estourou agora pouco e saiu uma secreção com um cheiro muito ruim não sei o que fazer, amanhã vou levá-la ao vet.

  • Olá, hj castrei meu gato de 8 meses, acontece que após o efeito da cirurgia ela ficou muito agitado e estressado, esta pulando nas janelas, subindo escada e esta agressivo, coisa que ele não eh, gostaria de saber se isso eh normal pois pra segurança dele preferi coloca-lo na corrente, mas receio que ele fique ainda mais agitado, estressado e agressivo, o que devo fazer?

    • Os meus foram castrados dia 19, eles passaram três dias sonolentos, dormiram bastante, começaram a brincar e aprontar um com o outro no quarto dia. Estranho essa atitude do seu, fale com o vet que o castrou.

    • Oi Thiago castrei o meu ontem e ja peguei ele da sala bem agitado tbm queria subi em tudo. Mas hoje ta calmo ate de mais fiquei ate chateada pois ele e bem feliz e alegre e esta tristinho

  • Castrei meu gato ontem 25/06/2016 e hoje ele tirou o ponto com a boca, é necessário colocar o ponto de novo? esta tudo bem, não esta sangrando nada.

  • Responsabilidade Social seria esterelizar tipo como uma ligadura. Castrar é para convêniencia do dono. Tenho um gato pai de uns 15 filhotes e é assim.

  • Boa noite meu
    Hoje foi realizado à cirurgia de castracao do meu felino
    Ele recebeu anestesia as 14horas e ainda ele está sonolento e andando canlabiando isso é normal até quantas horas gostaria de saber q ele voltar a esta normal para colocada do biombo nele
    Obriagada e aguardo resposta.

  • Olá, minha pet fez uma cirurgia a umas semanas. Como ela é muito agitada teve que fazer sutura 2x. Nessa última o veterinário receitou um calmante e ela está bem quietinha. Mas notei uma secreção meio rosada saindo de uns dos pontos gostaria de saber se é normal.

  • Olá, sei que o post é antigo, mas estou desesperada, peço por favor que alguém me ajude
    Minha gatinha coração de 8 meses foi castrada a aproximadamente 12 dias. Nos dois primeiros dias após a castração ela estava ótima, depois passou a vomitar o vet sugeriu parar de dar o antibiótico, ela já não vomita mais, porém não se alimenta e está muito caida só dorme e bebe água, esta terça-feira mando soro na veia direto e exame de sangue dela deu leucocitose, mesmo tomando soro e antibióticos injetáveis ela não melhora. POR FAVOR alguém sabe o que pode ser? Desde já agradeço

    • Amiga, leve sua gatinha ao veterinário e relate isso a ele. Acredito que ele é a pessoa mais indicada para avaliar o que acontece com sua gata e, principalmente, para medicá-la e orientar você nos procedimentos pós-cirúrgicos da castração.
      Uma dica minha: experimente deixá-la em um ambiente limpo, fresco, silencioso, provido de alimento e água fresca, e tente se aproximar suavemente dela, fazendo carinhos leves e dando algum tipo de alimento pastoso apropriado para animal em convalescença. Se sentir que ela tem febre, não hesite em levá-la imediatamente ao veterinário!
      Boa sorte com sua filhota! Que ela fique bem!

  • Boa tarde,minha cachorrinha daschund foi castrada,já foi retirado os pontos e já esta cicatrizado.Mas agora esta inchado ao lado direito da cirurgia, o que pode ser? Devo me preocupar? Isso causa dor a ela? É normal?
    Agradeço!

  • Minha cachorra castrou a 2 meses não fui retirar os pontos, está tudo sequinho e ela muito bem, tem algum problema se eu não for retirar os pontos???

  • oi. castrei minha rott com 10 meses. a primeira semana foi tranquila mas logo depois começou a vazar um liquido avermelhado dos pontos da cirurgia e alguns dias depois ela foi perdendo os movimentos ate nao coseguir mais nem levantar pra fazer suas necessidades. infelizmente ela faleceu com 11 meses. teve uma hemorragia. o que pode ter acontecido com ela pra chegar a isso? to culpando o veterinario mas nao sei ao certo o que aconteceu. so sei de uma coisa. ela tava otima antes da cirurgia.

  • Minha rottweiler de 3 anos foi castrada no dia 09/03 está tomando antibiótico e anti inflamatório receitado pelo veterinário e ontem dia 15/03 vi um inchaço do tamanho de um ovo no local da cirúrgia. Não apresenta nenhum sangramento e nem pús. O veterinário diz ser normal, mas estou muito preocupada.O que fazer ???

    • Com a mha fila aconteceu isso tb , o vet receitou lasix 40 mg um por dia e furosemida 1 por dia durante 7 dias… nos dias do tratamento diminuiu 80% apos o tratamento foi sumindo devagar … mas ele me avisou que o processo pra sumir td seria de 15 a 25 dias. Se caso não sumisse apos o prazo , era pra retornar ..

  • Gente, castrei meu cachorro a quase 3 anos e agora de uns 2 meses pra cá notei uma inflamação com puz onde foi feito a cirurgia. O que será que pode ser? O veterinário disse que na época não fez pontos e que isso pode ser uma sujeirinha que entrou ali e agora infeccionou. Agora o veterinário quer fazer um corte e fazer uma limpeza, abrir novamente e medicar. Estou preocupada. Alguem sabe o que pode ter acontecido? e o que posso fazer?

    • Oii a minha cachorro tive feito castracao aproximadamente dez meses e agora formou uma bola e estourou levei no vet disse que foi rejeição dos pontos..o que vc com seu animal..estamos dando atb para ver o que vai ser feito

  • Boa noite, eu adotei uma gatinha de rua que deu cria e trouxe os filhotinhos para minha casa. Consegui doar todos com uns 2 meses de idade e logo em seguida o leite dela empedrou. Levei na veterinária e expliquei oque havia ocorrido. Mesmo assim ela me aconselhou a castrar no mesmo dia e eu autorizei. DPS de uns dois dias que castrou ela começou a ficar mto amuada, não quis comer e nem beber água, só dormia. Ai levei no veterinário e ele constatou que ela estava com uma infeção e febre. Perguntei se ele não tinha feito exame de sangue antes da cirurgia para constatar como estava a saúde dela e ele me disse que não. Não fazem isso em gatos. Agora estou aqui me perguntando se ele teve a atitude correta. Dr. Me ajude por favor, é grave isso? Estou mto triste.

    • Como não fazem isso em gatos? Castrei minha gata e meu gato e os dois fizeram exames pré-operatórios. De qualquer forma, talvez ela estivesse bem antes da cirurgia e pegou infecção durante ou depois.

    • Oi, aconteceu isso com minha gatinha, ela tava com anemia antes de fazer a cirurgia, e quando fez não tinha forças pra nada. Dois dias depois ela veio a óbito, a veterinária daqui matou ela não me conformo com isso. ??? isso aconteceu antes de ontem. Estou muito triste

  • Boa noite castrei minha gata no dia 22 02 16 ela tem 4 meses no primeiro dia coloquei o colar e no segundo dia em diante fiz uma roupinha para ela hoje ja esta no quinto dia e o ponto esta legal mas criou uma casquinha e esta saindo notei q o ponto esta solto é normal ou estourou o ponto ela esta bem como bebe só estou preocupada com o ponto….bjs

  • castrei meu pet já e deu tudo certo depois de 10 dias tiramos os pontos e ainda está vermelhinho isso é normal nós ainda estamos usando á roupa cirugirca passamos a pomada que o veterinario receitou ..

    • Boa noite! Castrei meu cachorro faz 4 dias hj e tenho algumas dúvidas. Primeiro a castração se retiram os dois testiculos? Segundo se retiram os testiculos então é normal uma bolsa avermelhada no local do testiculo? No dia da cirurgia até perguntei ao Vet sobre essa “bolsa” e ele falou ser normal q era um edema da cirurgia porém estou preocupada pois ainda está da mesma forma, inchada. Por favor me oriente.

  • Boa noite, minha cadela foi castrada na última quinta-feira, 18/02, e até hoje, 21/02, ainda está sem apetite e quando come, vomita horas depois. Isso é normal?

  • Oii, as minhas duas cadelinhas foram castradas ontem, o veterinário receitou dipirona gotas, eu dei ontem as 8 horas da noite, depois de uma meia hora uma das cadelinhas vomito, depois a outra, e assim foi indo, uma vomitou 5 vezes e a outra 2 vezes, eu nao sabia se dava o remedio de novo ou não, porque elas vomitaram todo o remedio, então eu resolvi ligar pra uma amiga minha que é de uma ong aqui na cidade, ela disse que isso é normal, que isso é da anestesia, dai eu perguntei o que que eu dava pra ela, ela me falo pra nao dar o remedio de novo, pra dar leite de magnésio ou leite normal, como eu não tinha leite de magnésio, eu tentei dar leite mesmo, nem uma das duas quis tomar, então comprei o novalgina infantil, dei pra elas de seringa, depois de uns 15 minutos elas dormiram, e um sono profundo, como eu ja estava muito cansada fui dormir, no outro dia eu levantei cedinho e fui ver elas, estavam ótimas, comeram todas as almofadas, fizeram xixi na roupa cirúrgica, e estavam correndo que nem umas loucas, pelas oito horas da manhã eu dei novamente o dipirona, elas nao vomitaram nem nada, então tirei a roupa cirúrgica porque estava cheia de xixi, e coloquei pra lavar, entao chegou a hora de tirar o curativo, peguei primeiro a pretinha, ela estava bem tranquila, enquanto minha mae fazia carinho no pescoço dela eu puxava o curativo, ja estava tremendo de medo do que iria ver, como estava muito grudado pequei um pouco de agua pra ficar mais facil de tirar, entao fui puxando bem devagar até que saiu, peguei o spray bem rapido e passei duas vezes, entao peguei recortei um pedaço de lençol ja que eu nao tinha faixa e a roupa estava lavando na maquina, pequei o lençol e enrolei, soltei ela e ela saiu bem tranquila caminhando, entao peguei a marron, foi muito dificil assegurar ela, ela puxava muito, e e minha mae nao conseguiamos assegurar ela, entao passamos o spray no pouco pedaço que consegui tirar o curativo e amarei o lençol assim mesmo, como que eu posso fazer pra ela parar quieta?

  • Boa tarde. Tenho uma fêmea de shih tzu de quase 6 meses.. Ela foi castrada na última segunda feira 01/02/16.. Hoje é o terceiro dia do pos operatório e ela está sangrando, bem pouco mais sempre que olho a faixa está com um pouquinho de sangue e ela está muito quietinha, não tem febre, está se alimentando normalmente e a medicação está sendo feita como a veterinária prescreveu. Estou preocupada, alguém sabe me informar se isso é normal, ou o que posso fazer.. Em minha cidade não há clínica veterinária, e a vet que fez a castração disse que ela deve estar mordendo, mais estou de olho o tempo todo e sei que esse não é o caso.. Por favor alguém me ajude.

  • Ola boa tarde! Preciso de ajuda! O meu gatinho foi castrado a 2 dias, e está se recuperando bem, mais estou preocupada! A veterinária que nos atendeu, não fez nenhum exame antes de opera-lo! E também não ponteou a cirurgia! Disse que não precisava pontear cirurgia em machos! Ela também não passou nenhum analgésico pra ele! Como eu disse, ele está se recuperando bem, mais eu notei um inchaço anormal em um dos ovinhos dele, o outro está bem murchinho como no primeiro dia, mais um deles está bastante inchado! Já liguei pra médica mais ela disse que era normal! Estou preeocupada por que achei essa médica muito estranha! Não sei se posso confiar, será que tem alguma coisa errada com ele?

    • Mesmo sendo macho deveria pontear sim.
      O meu eu castrei a uma semana , la eles me deram a receita dos medicamentos corretos. e esta tudo bem com ele os pontos ja estao bem sequinhos.
      Passaram um anti-inflamatorio , dipirona em gotas (caso ele sinta dor) o meu nao precisei da pois percebi que ele n sentiu dor.. E tambem passaram um antibiotico e uma pomada para fazer a limpeza no local.

    • Mesmo sendo macho deveria pontear sim.
      O meu eu castrei a uma semana , la eles me deram a receita dos medicamentos corretos. e esta tudo bem com ele os pontos ja estao bem sequinhos.
      Passaram um anti-inflamatorio , dipirona em gotas (caso ele sinta dor) o meu nao precisei da a dipirona pois percebi que ele n sentiu dor.. E tambem passaram um antibiotico ,e uma pomada (para fazer a limpeza no local).
      Leve ele em outro veterinario para que eles possam passar os medicamentos necessario.
      Porque o meu os ovinhos nao inchou.
      O meu no mesmo dia da cirurgia .. Ja queria brincar rs.

    • Ha llegado la rendición, o al menos eso es loque sepuede concluir de la palabras del minisgtro de Economía.A partir de ahora la única esperanza es Hollande, al que irá la semana que viene Rajoy a suplicar.Salud, República y Socialismo

  • Encontramos um cachorrinho na rua, ele estava castrado, porém o saco escrotal esta MUITO inchado, roxo, e duro.. O coitadinho nem consegue andar direito. Os pontos sangram a toda hora, e hoje percebemos que os mesmos cairam e o corte esta aberto (e sangrando) o que vocês me aconselham? Não temos condições no momento de leva-lo a um vet, entao gostaria de ir dando algum medicamento ate mesmo para aliviar a dor, pois ele chora muito.. Estou com o coração partido.. O que posso fazer?

    • Olha o certo msm seria leva-lo no vet, pois ele sabe exatamente o que fazer sem prejudicar a saúde dele! Mais vc poderia ir à um pet shop e comprar um remédio anti inflamatório e um analgésico para a dor, não acho q esses remédios sejam muito caros! Mais talvez serviria até vc poder leva-lo à um médico! Eu não sei se isso que vou te falar é adequado, mais de todo jeito pode ajudar! Eu tinha uma cadelinha que sempre tinha uma ferida no nariz, que nunca sarava, então minha mãe fez uma chá de arueira e lavou a ferida durante alguns dias e sarou conpletamente! Talvez possa ajudar se vc lavar a incisão com o cha, e depois passar metiolate, iodo ou cicatrilex em cima, além de dar um analgésico e um anti inflamatório! Acho que pode ajudar! Mais por favor não deixe de leva-lo ao médico isso parece muito sérios!!! :'( muita sorte pra vc e melhoras pra ele espero que tenha ajudado em alguma coisa bjus

  • Bom dia!!!

    Essa semana vou castrar 2 dos meus 4 gatos, 1 macho e 1 femea. Como não tenho condições (espaço) para separar os operados dos não operados preferi comprar a roupinha pós cirurgica, evitando que um lamba o outro. Porém estou na duvida de como o gato macho irá fazer suas necessidades com a roupinha pós cirurgica, pois ela tampa o piu-piu e o saquinho. Os pontos no gato macho não no saquinho né?

    • por conta dos gatinhos mortos que estavam na barriga, foi feito a cirurgia para retirada do útero e castração, por esta razão minha gatinha foi operada três vezes consecutiva em função de secreção no local dos pontos; ainda persiste a secreção, mas de forma “branda” . o que podemos fazer? – Agradeço penhoradamente.

  • Tenho uma Lhasa Apso de 7 meses e meio e ela fez a castração dia 14/01/16, só que ela tem vomitado todos os dias, a veterinária suspendeu a medicação via oral e está dando injeção de antibiótico e anti inflamatório, por qual motivo ela tem vomitado? Somente hoje dia 18 que ela não vomitou. Fora isso, está super bem e quer pular, correr, mas claro não deixamos.

  • Boa noite! Eu gostaria de saber se é normal sangrar após a castração que fiz no meu gato.pois encontrei muito sangue no chão e no tapete? Agradeço pela atenção! Ele foi castrado hoje .

  • Oi como vão? Castrei minha gata dia 21 de dezembro nos primeiros estava bem comendo fazendo as necessidades normal, depois no terceiro dia ela fugiu, consegui pegá-la, a partir do outro dia ela parou de comer… tem bastante sede, vomitou, no quarto dia e não quer comer… no quinto dia comecei a dar comida com seringa, plazil, vitamina e desde do início dando antibiótico, o anti-inflamatório analgésico tive de parar de dar… hoje de manha fui dar os remédios e ela vomitou uma bola de pelos… está mal, bebe muita água não come, está deprimida e fraca… e pior fugiu pulando a janela bem alta ainda que a encontramos… parece ter dor estar enjoada…. está aparecendo hematoma roxo na parte perto da perna direita traseira…. o que faço??????

  • Olá a minha princesa fez esterilização ela é uma gatinha frajolinha sábado passado maa estou preocupada ela está bem brincando correndo comendo fazendo coco não sente dor na ferida operatória mas ainda sai secreção sanguinolenta começouna terça feira e até hoje ainda está saindo estou limpando o curativo todos oa dias colocando pomada e dando o antibiótico prescrito mas estou apreensiva liquei para o veterinario ele disse que era alguma coleção que não me preocupassemas o que o senhor acha? Deve insistir para ele reavaliar ou espero o retorno que ele marcou?

  • Olá eu castrei a minha princesa que é uma gatinha frajolinha sábado passado maa estou preocupada ela está bem brincando correndo comendo fazendo coco não sente dor na ferida operatória mas ainda sai secreção sanguinolenta começouna terça feira e até hoje ainda está saindo estou limpando o curativo todos oa dias colocando pomada e dando o antibiótico prescrito mas estou apreensiva liquei para o veterinario ele disse que era alguma coleção que não me preocupassemas o que o senhor acha? Deve insistir para ele reavaliar ou espero o retorno que ele marcou?

  • O cachorro da minha irma operou dia 30. No dia 01 tava inchado de tanto lamber. E hj dia 2 ele retirou os pontos e continua lambendo. Estou muito preocupada pois amo ele como se fosse meu

    • Olá castrei meu gato o tem as 8h da manha
      Ele veio para casa e quando ele ficou normal novamente ele ficou enxendo o saco com o colar elizabetano entao eu tirei
      E qndo vi ele tava lambendo onde foi feita a incisao e ai sai um negocio vermelho meio roxo
      O que pode ser?
      E a veterinaria disse que ele nao pode pular, mas nao to conseguindo que ele fique quieto sem pular na minha cama

  • Boa tarde. Castrei minha shi tzu dia 30/11/2015, ela tem 1 ano e 9 meses, fez só um pouco de coco na segunda bem mole e desde então só fez xixi. Posso sair com ela na rua pra ver se ela faz coco? Obrigada

  • Olá castrei minha gatinha Nina ontem e hoje ela está já bem danadinha como sempre..não achei colar para ela pois ela vai fazer 5 meses mais é muito pequena.Improvisei uma roupinha cirúrgica e ela está bem…tá comendo e bebendo água.Acabei de fazer o curativo e dei o comprimido..Ela até agora só fez xixi..côco até agora nada ainda.

  • Olá castrei minha cachorrinha há 8 dias, porém hj ela aparentou ter dor e febre. Quando tento tocá-lá ela não permite e rosna pra mim. Notei que o tamanho da cirurgia e muito maior do que a de todos os vídeos que vi na net. Tem em torno de 12 cm sendo que ela é pequena pesa sete kg. Ela está apática, só dorme e estou preocupada. A vet q castrou ela disse que pode ser infecção mas não se moveu para vir vê-lá tive que chamar outro que se mostrou bem preocupado. Quais os riscos se ela tiver realmente com infecção? Estou muito preocupada pq a amo muito.

  • Bom dia.
    Eu tenho um beagle e estamos pensando em castrá-lo. Existe uma idade mínima e/ou máxima para realizar a operação? Ele já tem 1 aninho e 6 meses.
    O motivo da pergunta é porque ele não teve vida ativa (não cruza), ele é bem de casa. Porém dentro de um ano pretendo me mudar e adquirir uma companheira pra ele, mas tenho medo de ficar muito tarde e ter um risco maior dele contrair câncer de próstata.

    Agradeço a atenção.

    • A idade mínima que a maioria dos vets pedem que o animal tenha para castrar é 5, 6 meses. Não tem idade máxima pra castração, então você pode castrar ele quando quiser agora.
      Se você nao tem a intenção de coloca-lo para cruzar então seria bom fazer a castração.

      • Olá estou meu cachorro foi castrado ontem porém a veterinária me informou que um dos escrotos não desceu e só retirou um o outro ela diz não ter conseguido apesar de ter aberto a barriga dele em dois locais, estou muito preocupada isso é normal ?

  • Olá! Minha cadela esta com seis dia qui foi operada pois estava com piometra,estamos tendo todo o cuidado com a recuperação dela mas no quarto dia inchou e no quinto apresentou mancha roxa,gostaria de saber tem algo qui eu possa fazer? Por favor.agradeço!

  • Olá bom dia!! Castrei minha gatinha a 10 dias e eu mesma retirei os pontos dela. Fui bem cuidadosa, mais depois q retirei achei q sangrou um pouco. Nao no momento da retirada mais uns 10 min depois saiu um pouquinho de sangue… Isso é normal? Estou preocupada.

    • Não. A retirada dos pontos devem ser feita pelo veterinário. Você nao paga por isso. Tem que se tem cuidado na retirada dos pontos por causa da tesoura utilizada sendo assim, o veterinário possui a tesoura adequada para isso.

  • ola bom dia castrei minha gata ja tem 23 dias trabalho embarcado minha prima naum levou para tirar os pontos .os pontos caem com o tempo minha gata esta brincando e naum para queta

  • Olá, sei que o tópico é antigo, mas se alguém puder me responder eu ficaria muito agradecida. Dia 30 de agosto minha prinscher miniatura fez uma cirurgia de emergência para a retirada de um filhote morto e também para castração. Ocorreu tudo bem, ela se comportou normalmente, teve um pequeno sangramento nos pontos quando tentou defecar, mas os pontos cicatrizaram sem maiores problemas. Agora, dia 26 de Setembro, notei que no lugar onde havia os pontos há pequenos inchaços de cor roxa, quando toco parece haver algo por d’baixo da pele, como pontos. O veterinário sumiu, eu mesma tive que tirá-los, mas só tirei os que estavam do lado de fora. Alguém sabe se isso é um problema? Estou preocupada, já faz quase um mês desde a cirurgia.

  • Olá
    Minha gata foi castrada há três semanas. Os pontos foram retirados dia 08/09 e está tudo perfeito. Porém, surgiu um caroço interno semelhante a uma ervilha, ou menor. É normal?
    Obrigada!

  • Olá, castrei meu 3 bbs faz um mês …porem percebi que as duas femeas uma de 3 anos e um outra de 6 meses, estão fazendo xixi com um pouco de sangue, será que é normal? elas estão ótimas come, fazem coco, brincam correm .. tudo dentro da normalidade mesmo esse pequeno sangramento que tem saído junto com o xixi. O meu machinho está ótimo sem sangramento.. mas elas tem me deixado um pouco preocupada eles são da raça shih tzu.
    desde já agradeço pela atenção
    Marta

    • Ola Marta! Recomendamos que converse com seu veterinário, sangue na urina pode ser sinal de varias patologias dentre elas infecções urinárias. O seu veterinário de confiança ira fazer um bom diagnóstico e prescrever o melhor tratamento para resolver o caso.

      • meu cao fez castraçao mas o veterinario nao colocou o colar na primeira semana e ele arrancou os ponto ao ver aberto levei e ela deu outros pontos mas agora 5 dias apos o saco dele ta inchado e duro o que faço e normal ?

  • Oi , minha gata e minha cachorra foram castrada ontem ,so que a minha cachorra ta com os pontos sangrando muito algumas pessoas disse que é normal,me ajude.

  • Castrei a minha poodle há um mês, a piometria era fechada. Ficou na UTI por uma semana por complicação cirúrgica. O fato é que percebi há uns dias que está saindo uma secreção idêntica às que saíam após a cirurgia, que o veterinário disse ser normal. O que fazer, o sangue na urina é marrom? A urina está saindo amarela também.

  • Castrei minha gatinha de 2, 5 anos há 8 dias, fiz todos procedimentos solicitados, medicações, limpeza local e usei somente uma roupa cirúrgica que eu mesma fiz, ela está ótima, já brinca, e se alimenta normalmente, esperando até o dia 22 Para a retirada dos pontos que pretendo eu mesma fazer, estou muito feliz com a recuperação dela!

  • Boa noite minha cachorrinha Pipoca foi castrada ontem e o veterinario pediu pra tirar o curativo so depois de 10 dias porque foram dados apenas pontos internos mas mesmo assim nao era bom eu fazer o curativo todos os dias.

  • Olá,
    A cinco dias castrei a minha gata de 5 meses e reparei q a uma formação de uma caroço em baixo e ao redor dos pontos, eu toquei e não está quente (não sei se em gatos pode perceber isso como sinal de inflamação) não está doendo pq ela deixa tocar. Enfim devo levar no veterinário pq deve ser algo bem grave????

  • Boa noite, a minha cadela foi castrada quinta feira, e de ontem para hoje ela começou a lamber o local e então começou a sangrar, ja fiz varios curativos e muitas vezes tem muito sangue. ela está com o colar.

  • Castrei meus dois cachorros ontem, porém eles estão muito agitados e tentando montar um no outro. Eles nunca ficaram separados e quando tentamos eles ficam latindo e chorando. Trocamos o colar por uma roupa cirúrgica para que um não lambesse o outro, mas mesmo assim tentam montar um no outro. O que posso fazer para eles não ficaram assim? Estou pensando em dar calmante.

  • Oi o meu gatinho tem 6 meses e fez a castração ontem só que não fica com o colar de maneira nenhuma estou preocupada porque ele tira o colar e fica lambendo o local o que posso fazer…

  • Bom dia.. castrei minha cachorra ontem ela está vomitando um líquido esverdeado e não sente fome. é normal? Me ajudem por favor estou preocupada.
    Estou dando todos os medicamentos necessários indicados pelo veterinário.
    Obrigada

  • castrei minha cadela , ela está usando o colar e estou fazendo a limpeza duas vezes ao dia e esta tomando antibióticos, porém hoje notei um pequeno caroço tipo uma bolinha meio roxa em cima dos pontos da cirurgia, estou preocupadíssima, aparentemente ela não sente dor pois deixa fazer os curativos . me tirem essa duvida por favor

  • Boa noite , , urgente estou muito preocupada castrei minha cachorra a 5 dias , , notei que inchou do lado dos pontos , , tipo uma bolinha, não sei o que fazer estou desesperada me ajudem obrigado Deus abençoe

  • fis a castração de minha cadelinha mais ela após da cirugia entri 24 hora ela só fez xixi uma vez porquer ela só faz xixi si for na rua eu fiquei com medo de leva ela pra rua pra não pegar infecção . posso leva ela no braço e colocar no local que ela faz em frete casa?

    • Ola inez

      Não ficou claro na sua pergunta o que esta sangrando, se o corte cirúrgico, ou se outro sintoma (por exemplo urina com sangue, etc). Como você fez a castração hoje, seria legal conversar com seu veterinário e dividir com ele esta duvida. Dependendo da tecnica cirurgica utilizada pode haver um sangramento pós cirurgico.

      Boa sorte

      • Olá minha cachorra foi castrada a 2 dias e está fazendo xixi com sangue e normal. .ou não a cirurgia foi feita num corte lateral : ela come bebe bastante água e faz bastante xixi está sendo bem cuidado mas tenho medo deste sangue na urina ,

    • Ola fabiana, inchaço pode ser comum no pós operatório imediato, o importante é não ter secreção ou exsudação. Converse com seu veterinário a respeito, em alguns casos medicamentos podem ser necessários. Parabéns pela atitude de esterilizar seu gato, você vai verificar que a qualidade de vida dela vai melhorar, ela vai ter uma vida mais longa e mais saudável junto com você e sua familia.

      • Eu ja tive um gato que morreu depois da castracao! Ele nao conseguia fazer xixi e nem coco! Ha quatro dias castrei um outro e acho ele meio inchado.ele pode tambem estar sem urinas e fazer coco? Ele sai e aki a area é um pouco grande.entao n tenho certeza mais acho qque ele esta inchado

Deixe um comentário