Decoração para o aquário

Decoração para o aquário - Petlove - O Maior Petshop Online do Brasil

Decoração para o Aquário.

Além de ótimos animais de estimação, os peixinhos levam para o lar a beleza e a magia do aquário. Plantas e enfeites para aquários, quando bem colocadas e mantidas, deixam o local chamativo, diferente e adequado à vida do pet.

Ao se adquirir aquários, deve-se pensar na possibilidade de comprar também plantas vivas. Caso se opte por tê-las, a areia do fundo deve ser adequada. É preferível usar o substrato pronto, que é um produto possuidor de todos os nutrientes de que a planta necessita para o crescimento. Na maioria das vezes é importado, e, por isso, tem um valor maior, mas é um investimento que compensa pelos benefícios que traz às plantinhas. Para as plantas se desenvolverem bem e embelezarem o ambiente, precisarão também de luz, que deve ser fornecida de forma artificial. As luzes e aquecedores para aquários são essenciais também para manter a boa temperatura da água para os animais.

Caso não se deseje ter plantas vivas, o cascalho ou a areia colorida podem ser usados. Devem ser comprados em lojas apropriadas, e jamais coletadas em qualquer lugar. Isso porque as areias podem carregar consigo substancias que alteram o pH da água, prejudicando a manutenção do aquário, bem como substâncias nocivas aos peixes. A utilização de plantas artificiais para aquário também é muito interessante, em se tratando da estética, porém sem as vantagens das naturais.

O ambiente precisa ser o mais natural e espaçoso possível, por isso, não se deve lotar o fundo do aquário com bonequinhos, baús em miniatura, ou outros itens. Plantas e pedrinhas adequadas são ideais. Um ou outro enfeite pode ser utilizado, mas, se colocados em demasia, atrapalham os animais, que precisam nadar livremente. Há também fotos de paisagens para aquário que podem ser colocadas por trás do aquário e por fora do mesmo. Fica muito bonito, mas é indicado ter cuidado para que essa decoração não atrapalhe a iluminação.

Filtros, aquecedores, termômetro e outros equipamentos que se façam necessários precisam ser ajustados antes dos peixinhos serem colocados. Além disso, a água não pode ser clorada e o local precisa estar estável e perfeito para funcionar. Só então os peixes podem ser adquiridos. No mercado existem diversos produtos para aquário desenvolvidos com a finalidade de tornarem a qualidade ideal para cada espécie de peixe, especificamente.

Nem toda espécie pode ser colocada em um mesmo aquário, em convivência. Por mais bonitos que os bichinhos sejam, deve-se pesquisar se vivem bem em um mesmo espaço, para depois cuidar dos detalhes seguintes. O número de peixes vai variar com o tamanho do aquário adquirido e com as condições ambientais fornecidas. Por isso, os acessórios se fazem tão necessários, para manter o equilíbrio e a boa qualidade da água.

Os Bettas, por exemplo, necessitam de um espaço exclusivo, e para isso existem aquários especialmente criados para eles, chamados de “betteiras“, na medida certa para a criação desse tipo tão exótico de peixe.

Os aquários são belas peças decorativas, entretanto, é necessário que o dono tome os devidos cuidados, sem se esquecer que ele é muito mais que um ornamento, mas também o lar dos seus pets.

Sobre o autor

Bruno Oliveira

Deixe um comentário