Manutenção de aquários

Para manter o aquário bonito e adequado à vida dos peixinhos é importante fazer manutenção e limpeza periodicamente. A água precisa estar limpa para que os pets vivam bem e não sejam acometidos por doenças fúngicas, virais ou bacterianas.

Diariamente, é necessário ligar e desligar as luzes e aquecedores, de acordo com o clima local. O período de iluminação deve ser de aproximadamente 12h diárias, mas se o ambiente estiver tendo problemas com algas, essa iluminação pode ser reduzida para 8h, até o problema ser solucionado. A temperatura do aquário, que varia de 20° a 26° C, dependendo da espécie que vive nele, deve ser monitorada, a fim de verificar se o aquecedor está funcionando adequadamente. Nesse mesmo momento, deve-se observar se os filtros estão funcionando bem e se não precisam ser limpos, e conferir o nível da água;  se estiver abaixo do necessário, a reposição deve ser feita com água filtrada ou mineral. Outra atividade que deve ser diária é a alimentação dos animais, que deve ser feita de 2 a 3 vezes por dia.

Manutenção de aquários - Petlove - O Maior Petshop Online do Brasil

Manutenção de Aquários.

Algumas atividades são semanais. É fundamental trocar de 20 a 30% da água do aquário toda semana, assim, algumas substâncias que possam estar em excesso na água são retiradas e o ambiente é renovado. Devem ser utilizados os condicionadores (Seachem Flourish, Tetra Flora Pride, Seachem Flourish Iron ou Planta Min) para as plantas aquáticas, e forma a  repor os elementos que as plantas do aquário precisam para se desenvolver, além de retirar todas as plantinhas mortas do local, com ajuda da redinha e limpar as algas existentes nos vidros, usando um limpador magnético. Por fim, deve proceder à limpeza dos vidros externos e à tampa do aquário.

Em semanas alternadas, é necessário podar as plantas. Se existirem muitas plantas no aquário, podem atrapalhar a manutenção da aparelhagem e, até mesmo, o deslocamento dos peixinhos. Além disso, todo mês é necessário colocar as pastilhas fertilizantes nas raízes das plantas, para que continuem se desenvolvendo bem.  A cada 45 ou 60 dias, o filtro do aquário precisa ser limpo e, semestralmente, a troca da lâmpada fluorescente precisa ser feita, pois perdem algumas propriedades que são muito importantes para as plantinhas.

O segredo de um aquário funcionando bem e mantendo os peixes saudáveis é ter cuidado com a higiene e, principalmente, com a qualidade da água disponibilizada aos animais. Todos os produtos colocados dentro do aquário precisam ser apropriados. Deve-se ter cuidado com os enfeites, pois se não forem específicos para aquário, podem liberar toxinas e matar os animais. Existem diversos enfeites para aquários no mercado, que foram desenvolvidos especificamente com a finalidade de incrementar a beleza do aquário, e, utilizando-os, o dono não corre o risco de intoxicar seus peixinhos com produtos inapropriados.

Sobre o autor

Bruno Oliveira

Deixe um comentário