> Nutrição > Alimentação e Dietas > Dietas veganas ou vegetarianas podem ser um problema para pets

Dietas veganas ou vegetarianas podem ser um problema para pets

Por Anderson Mafra -

Se há quem acredite que o pet é o espelho de seu pai ou mãe – e como já contamos isso pode mesmo ser verdade, por que não pôr à mesa, ou melhor, aos potes, a mesma alimentação aos peludos?

Esse é o sonho de muitas pessoas, principalmente os veganos e vegetarianos que, cada vez mais, desejam oferecer uma dieta parecida com a sua aos cães e gatos. Como o assunto é polêmico, conversamos com quem entende do tema, o Zootecnista Thiago Young, que é Consultor em Alimentação para cães.


Young conta que quando é questionado sobre o assunto procura entender o motivo de mudar a dieta do pet. Geralmente ele nota que a pessoa toma a decisão por uma questão ideológica e não por acreditar numa melhor saúde do animal, que na prática pode ter o efeito contrário, já que o cão, por exemplo, é um animal carnívoro e tem um sistema gastrointestinal mais rudimentar que o nosso. “Uma coisa é o ser humano querer ser vegano ou vegetariano, outra coisa é você querer impor ao animal. O cachorro não nasceu pra isso, vai contra a natureza dele”.

A boa notícia para quem fica sempre pensando em alternativas para a alimentação do seu filho de quatro patas é que uma boa ração “super premium” geralmente atende bem as necessidades nutricionais dos bichinhos.

Mas eu queria tanto…

Se mesmo sabendo que cães e gatos, fisiologicamente, não nasceram para serem vegetarianos ou veganos você quiser apostar na dieta, é bom saber dos riscos envolvidos. O primeiro passo é não fazer nada por conta e procurar um profissional qualificado e com experiência em nutrição animal para ele balancear a dieta do seu pet. Você precisará seguir à risca as recomendações e também preparar o bolso, já que a nova dieta exigirá uma suplementação para atender as necessidades do seu bichano.

Com os gatos a atenção deve ser redobrada, pois o risco aumenta consideravelmente. Young diz que a probabilidade de gatos falecerem é maior e que dos sintomas negativos aparecem muito mais rápido. “Por ser um felino, o gato tem necessidades específicas como, por exemplo, a taurina (um aminoácido essencial que precisa constar na alimentação desses animais por, dentre outras finalidades, ser fundamental para o funcionamento do coração). Por conta dessas dietas, o gato está sujeito a graves anemias que, às vezes, não dá pra reverter”.

Se você não quer substituir totalmente a dieta, mas não resiste em querer dar alguns alimentos veganos e vegetarianos, saiba que, sem excessos, eles podem complementar a dieta animal, que em grande parte é constituída de fibras e minerais, encontrados nos vegetais e legumes. Claro, tudo com acompanhamento de um especialista e nada (nada mesmo) de temperos ou condimentos no preparo.  

Por Anderson Mafra

Veja todas suas publicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e fique sabendo das ofertas antes de todos!