Os galgos são cachorros especialmente criados para correr. Com um físico diferenciado, eles possuem vantagens sobre outras raças nesta função. Sua cabeça pequena, focinho longo e corpo extremamente esguio fazem com que eles se destaquem – e muito – quando o assunto é perseguir outros animais e participar de competições de velocidade.
Cães de corrida
Embora as corridas de cães sejam populares em alguns países, este “esporte” vem sendo alvo de protetores de animais que visam baní-lo. É comum que os cachorros corredores sofram lesões e tenham uma “vida útil” muito curta, comumente sendo doados ou até mesmo abandonados quando deixam de vencer e gerar lucros.
O Ajudante de Papai Noel, famoso cachorro da família Simpsons, é um exemplo de um galgo que foram abandonado. Ele, por sorte, foi adotado e conseguiu ter um lar, mas essa realidade não é a da maioria. É comum que este tipo de cão seja visto de uma maneira muito similar a de cavalos competidores, muitas vezes não vistos como pets em alguns locais.
No Brasil, os mais comuns são o greyhound, o whippet e o pequeno lebrel italiano. Embora sejam parecidos, existe diferença entre os galgos.
Diferença entre galgos
Os galgos, em geral, podem ser definidos como cachorros magros, de tórax bem profundo, de membros fortes, focinho comprido e cabeça pequena. Tipicamente “aerodinâmicos”, esses pets podem variar bastante especialmente de tamanho e tipo de pelagem, mas nunca de tipo físico.
Indicados para humanos ativos e que possuem tempo para se dedicarem ao pet, os galgos precisam de atividades físicas diárias e uma atenção redobrada quando o assunto é educação. Por serem bem caçadores, eles podem gostar de perseguir outros animais e crianças quando não são devidamente socializados desde filhotes.
Pequeno lebrel italiano
Este galgo é o menor e mais frágil de todos. Também conhecido como galguinho italiano, ele é um cachorro de companhia, não tendo sido selecionado para correr e caçar. Na vida dentro de casa, requer cuidados especiais, pois não deve pular de locais altos sob o risco de lesionar suas patinhas um tanto quanto finas.
Greyhound
Considerado o “galgo tradicional”, o greyhound é um cachorro de porte médio, esguio, mas muito forte e musculoso. Ele é um dos principais cães de corrida e de caça de coelhos e outros roedores. Alguns exemplares da raça podem ter um problema genético que faz com que fiquem altamente musculosos, o que pode ter graves consequências para o animal.
Whippet
Apesar de ser um cachorro de corrida, o whippet é frequentemente visto como cachorro de companhia. Um pouco menor do que o greyhound, ele também não é tão forte, mas possui músculos bem evidentes. Sua pele extremamente fina é mais sujeita a lacerações/ cortes mesmo que em interações simples com outros cães. É preciso cuidado!
Afghan hound
O único super peludo do time dos galgos é o Afghan. A raça já foi vista em corridas, mas por conta de sua pelagem, hoje ganha um espaço especial em concursos e exposições de groomers e esteticistas caninos. Seu pelo requer cuidados que incluem uma intensa escovação diária, banhos frequentes, hidratação e tosas específicas conhecidas como trimming.
Além destes, também podemos citar como galgos o saluki, o deerhound, o galgo espanhol, o azawakh, o galgo marroquino e o borzói. Agora que você já sabe sobre a diferença entre galgos, visite o Blog da Petlove para mais dicas de raças.
Filhote de cachorro fofo e muito gostoso dorme todos os dias e chora Doda hora e ele é muito loco
Ótima matéria!Parabéns!
Oi, Daniel! Obrigada pelo feedback! Um abraço 🙂