Dogo Argentino

dogo argentino

dogo argentino
imagem: empowernetwork.com

O Dogo Argentino foi criado na Argentina pelos dois irmãos Martinez no início do século XX, a partir do cão de combate de Córdoba, molosso feroz. Eles procederam a cruzamentos com Mastins, Boxers, Mastifes, Buldogues, Pointers e Irish Wolfhounds a fim de obter um cão com múltiplas aptidões: caça, combate e guarda. Em 1928 foi redigido um primeiro padrão, aprovado pela Federação cinófila da Argentina em 1965. A F.C.I. estabeleceu um padrão em 1973 e reconheceu em 1975 a primeira e única raça canina de origem argentina. O Dogo Argentino chegou à França em 1980.

GRUPO 2 CINOLOGICO

MOLOSSOS TIPO DOGUE
PAÍS DE ORIGEM Argentina
NOME DE ORIGEM DogoArgentino
OUTRO NOME Dogo

CABEÇA
De tipo molossóide, forte, bem esculpida, quadrada. Crânio maciço e convexo. As rugas da testa são bem marcadas. Focinho ligeiramente côncavo. Maxilares poderosos.
OLHOS
Escuros ou cor de avelã.
ORELHAS
De inserção alta, eretas ou semi-eretas,triangulares. São geralmente cortadas.
CORPO
Poderoso, sem ser pesado. Pescoço arqueado e forte. Antepeito largo. Peito amplo e profundo. Dorso sólido.
MEMBROS
Anteriores longos e retos. Posteriores bem musculosos. Patas bastante ovais. Dígitos arqueados.
CAUDA
Longa e grossa, naturalmente pendente.
PÊLO
Curto, cerrado e espesso. Pelagem Branca. Qualquer mancha de cor provoca a desqualificação.

TAMANHO
Macho: de 62 a 68 cm.
Fêmea: de 60 a 65 cm.
PESO
De 40 a 50 kg

Temperamento, aptidões, educação:
Muito robusto, ativo, enérgico, ágil e corajoso. Calmo, plácido e afetuoso, dócil, gosta de companhia e precisa do contato com seu dono. Quase nunca late. Agressivo e dominador em relação a seus congêneres, é temível quando guarda uma propriedade. Ele precisa de uma educação firme sem brutalidade por que é muito suscetível.
Conselhos
Suporta a vida em apartamento se puder sair duas a três vezes por dia e exercitar-se muito. Deve poder viver o maiortempo possível ao arlivre. Escovação uma ou duas vezes porsemana e banho duas a três vezes por ano. Limpar regularmente o contorno dos
olhos para evitar os rastos.
Utilizações
Cão de caça (caça grossa: javali, puma). Cão de utilidade: polícia, militar, alfândega, catástrofe, guia para cegos. Guarda e companhia.

fonte ENCICLOPEDIA DO CAO ROYAL CANIN

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

1 Comentário

Deixe um comentário