Pinscher

A origem do Pinscher é desconhecida, porém um cachorro parecido com um mini Pinscher foi retratado em uma pintura do século 17 e alguns dizem que descenderia de uma raça alemã muito antiga assemelhada à dos Schnauzers. O Pinscher pode ser pequeno, mas tem muita energia. Esse cachorrinho é valente, feroz e dócil, além de se um excelente cão de guarda.

Características do pinscher

Variações

Existem 2 variações da raça. O Pinscher Anão ou Mini Pinscher é o mais conhecido e seu porte é pequeno. Já o Pinscher médio tem o dobro do tamanho do primeiro.

Tamanho do pinscher

Raça é considerada de pequeno ou médio porte. O Pinscher médio mede de 43 a 58cm de altura e pode pesar de 12 a 16 kg, enquanto o Pinscher mini mede de 25 a 30cm e pesa de 2 a 4kg.

Pelagem do pinscher

A pelagem pode ser marrom ou preta. A cor marrom pode ter tonalidades variadas e a cor preta pode ter manchas marrons ou avermelhadas (fogo) em algumas regiões do corpo.

Padrão da raça cbkc

No site da Confederação Brasileira de Cinofilia é possível encontrar o padrão da raça.

Temperamento do pinscher

O Pinscher tem várias tendências de temperamento, alguns são dóceis, vigilantes, apegados e dependentes do proprietário; outros são mais independentes, ensaiam um comportamento de proteção e outros podem ser um poucos bravinhos.

Nível de atividade

O Pinscher gosta de atividade física rápida e várias vezes ao dia, já que ele é ligado no 220. Gosta de brincar, correr, subir e descer de escadas, obstaculos, etc. Uma dica é praticar a atividade lúdica, brincando com bolinhas ou outros brinquedinhos.

Atividade de guarda

O Pinscher tem um bom senso de cão de guarda, ele alerta qualquer perigo latindo.

Inteligência e obediência do pinscher:

A raça foi classificada na colocação 37a. no livro “The Inteligence of Dogs” de Stanley Coren. Nas graduações de 27a. a 39a. vê-se os cães de trabalho com inteligência acima da média. Estes caninos necessitam de até vinte repetições dos comandos para que os obedeçam, ainda que demonstrem entendimento prévio. Após treinados, em 70% dos casos não necessitam de repetição da ordem. Apresentam dificuldade em obedecer quando o dono se distancia e demoram um pouco mais para responder.

Cuidados com o seu pinscher

Uma alimentação balanceada é recomendado, principalmente com rações super premium para raças mini, onde os cachorros comem menos quantidade e tem um maior aproveitamento, pois é um cachorro que come muito pouca quantidade de ração. Rações de boa qualidade com alta absorção e proteínas de alto valor biológico é o melhor que você pode oferecer ao seu cachorro. Confira nosso post sobre o assunto e descubra qual a melhor ração para o seu pet. Passeios e exercício lúdico, como falamos, é importante para o bem estar de saúde e mental do seu cachorro. Banhos semanais ou quinzenais com shampoo especial de preferencia que diminua a oleosidade cutânea, e lembre-se, é preciso tomar cuidado para não entrar água dentro do ouvido, pois pode causar inflamação – assista esse vídeo com dicas para dar banho no cachorro! E claro, como todo cachorro de estimação gosta de ossinhosbifinhos, biscoitos e agradinhos, mas lembre-se que os  petiscos devem ser dados de maneira moderada. Geralmente eles se adaptam rápido em fazer xixi e coco nos tapetinhos higiênicos. Eles adoram brinquedinhos, principalmente bolinhas para brincarem.

A saúde do pinscher

Piodermite superficial, seborreia seca (conhecida como caspa) ou seborreia oleosa são relatos comuns por proprietários de Pinscher. A doença de leg perthes, ou necrose asséptica da cabeça do fêmur, pode ser mais incidente nessa raça. Recomendamos visitas anuais ao veterinário, além da ocasião das vacinações e a realização de exames complementares periódicos regularmente, após 8 anos de idade é recomendado acompanhamentos semestrais com exames complementares como exame de urina, exames para ver a função renal, exames para a função cardíaca e etc. Cuidados dentários são importantes, por isso recomendamos que desde pequeno realizem a escovação dentária do mesmo e quando houver necessidade um tratamento periodontal (erroneamente denominado de limpeza de tártaro), assim como o oferecimento de petiscos que ajudam na limpeza dentária.

Dúvidas frequentes sobre a raça pinscher:

Solta muito pelo

Como todo cachorro de pelo curto, tem duas trocas bem intensas de pelo durante o ano e quedas em menor intensidade durante o intervalo dessas trocas. Com a escovação com rasqueadeiras ou produtos específicos contra queda de pelo como o furminator conseguimos controlar facilmente a queda de pelos. Banhos semanais com shampoo especial podem ajudar a controlar a queda de pelos. Doenças dermatológicas como seborreia seca ou oleosa podem piorar a queda do pelo, portanto quando achar que tem algo diferente ou exagerado na queda dos pelos, recomendamos uma consulta ao veterinário.

Qual o clima mais adequado para o pinscher

Devido a baixa cobertura pilosa (pelos curtos) e a ausência de gordura subcutânea os cachorros dessa raça sofrem muito com o frio, mas nada impeditivo de viver, no máximo precisarão de caminhas quentes e aconchegantes ou roupinhas quentes.

Quantos anos vive um pinscher?

A raça tem uma vida média de 8 a 16 anos.

O pinscher late muito

O Pinscher late como forma de comunicação com o proprietário e como tentativa de guarda e defesa.

Vive bem em apartamento

Sim, o Pinscher vive muito bem em apartamentos. Uma dica é dar atenção especial quando filhote para acostumá-lo a ficar sozinho por alguma parte do dia, se você achar importante isso para quando ele ficar adulto.

O pinscher se dá bem com crianças

Sim, o Pinscher se dá bem com crianças, adora brincar e é bastante ativo. Gosta de estar na companhia de crianças para gastar energia e se divertir trazendo bolinhas e fazendo arte para chamar a atenção.

Qual o dono ideal para o pinscher

O Pinscher se adapta a maioria dos estilos de vida dos proprietários, alguns podem ter dificuldade em ficar sozinhos durante o dia, porém existem técnicas como deixar um radio ligado, roupas usadas do proprietário que podem dar mais tranquilidade e segurança quando ele se vê sozinho.

Como é um filhote de pinscher

É uma gracinha, aqueles olhos ativos e alertas, com as perninhas tão finas que parece que não irão aguentar o peso do filhote, além do comportamento alegre e saltitante, ou seja, não tem coração que aguente.

Quanto custa um filhote de pinscher

Encontramos no mercado filhotes entre R$ 800,00 a R$ 1500,00.

Canis e criadores de pinscher

Imagens por Pixabay

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

55 Comentários

  • Meu pinscher sofreu um acidente de carro, ela bateu a cabecinha… Como eu faço pra parar a dor de cabeça dela ou qual remédio devo lhes dar?

  • Ola dr eu tenho um pinscher que tem 2 meses ele morde demais .. Ele tem os brinquedinhos dele. Eu ja fiz todas as técnicas pra ele parar de morder mais nao adiantou. O que eu faço. Nao quero doar ele. Me ajude por favor.

  • tenho 32 pinscher rosa e azul metade de uma cor e metade de outra,estou doando.Se si entereçar eles se encontram no hospício,são fofos hiperativos e comem qualquer coisa:meias,paredes,tijolos,raios,ursos,e a preferida deles é carros com refrigerante de prédios recheio de casas.São tão pequenos que uma vez achei um debaixo da minha unha.Moro na cidade de Tawsvile.

  • Gente, comprei um pinscher esta semana, ele está com 2 meses e 10 dias, e desde ontem que notei ele fazendo cocô várias vezes e agora a noite fez cocô e tinha vermes vivos. Ele está tomando as vacinas direitinho. A barriga dele parece uma bola de grande. O que fazer, me ajudem ai…

  • Oii Marcio!
    Tenho pinscher to c ele há 3 anos só q tenho uns 3 dias q vejo q ela tá triste antes não tava comendo só q agora tá,mais ela a noite fica muito quieta e bamba noite tbm q ela não tem feito xixi pensei q ela estivesse intoxicada dei um remédio p ela vomitar não se é certo, me ajuda por favor não qro q ela morra.?

  • Minha pinscher não quer comer nenhum tipo de ração, teve gastrite agora só come arroz e frango antes comia legumes, agora não quer mais, estou preocupada pois ela já está com 8anos e precisa de vitamina em seus alimentos

    • VC PODE COMPRAR UMA RAÇAO COM O SABOR: CARNE,CENOURA E QUALQUER TIPO DE LEGUME OU QUALQUER CARNE.

      E TAMBEM PODE TENTAR DAR UM REMEDIO DE VERME OU VITAMINA C.

  • Ola Marcio,
    Minha pincher esta com 4 meses e começou a cair pelos atras das orelhas e nas costas , o que pode ser? Ela se alimenta com Pates e Raçao Pedigree Junior, e comecei a dar banho nela com shampoo para combater carrapatos e pulgas! Pode ser o shampoo ou a raçao que estao causando a queda de pelos ?

    • Olha… eu dava pedigree pra minha. Mas depois meu veterinário recomendou as rações super premium. Como foi até falado lá em cima. A minha come N&D. Percebi a melhora dela

  • Olá, adotei uma pinscher que estava sob maus tratos. Fêmea, em torno de 5 anos, com peso de 2,5 kg. Deixavam para ela somente uma “lavagem de comida” semanal. No dia em que veio morar comigo, comeu uma ração simples [não sei o nome] com muita vontade. Comia muito. Depois de 15 dias que estava comigo, foi feita uma cirurgia na gengiva [infeccionada] e a retirada de 4 dentes amolecidos, que estavam quase caindo. O vet solicitou mudança na alimentação por 15 dias, por causa da cirurgia , introduzindo sachês e patês. Depois, liberada a ração, ela não quer mais comer. Só quer sachês. Já experimentei as melhores rações, palatáveis, e nao adianta. O que faço?

  • Oi Dr tenho um pincher macho e notei que a algumas semanas o órgão genital dele está ficando o tempo todo pra fora ,tive informações que pode haver o risco de infecção o que posso fazer ?

  • Olá ganhei uma pincher e elacom a outra família comia comida em vez da ração eu ha tentei varias vezese ela ñ come ração de jeito nem um JÁ tentei várias marcas e ela ñ quer saber tem alguma dica pra mim ajudar por vafor

  • oi Doutor por favor minha pincher ta rejeitando uma filhotinha femea e agora a noite os pet shops tão fechados e ela não pode passar a noite sem comer q ela vai morrer além do que tá com uma inflamação perto dos orgãos genitais q eu percebi agora ela ta com tres dias de vida alguem me ajuda!!!! por favor

  • Olá Dr. Marcio Waldman,
    Tenho uma Cachorra da raça Pinscher (nº1) de 7 meses, qual a quantidade de ração ideal? Visto que, ela não fica satisfeita com a quantidade indicada nas embalagens de ração.

    • Ola Priscila.

      O ideal seria vc verificar se esta dando a ração para filhote (devido a idade 7 meses) e oferecer estritamente a quantidade recomendada no verso do pacote da ração. A quantidade varia de ração para ração, por exemplo rações super premium que tem uma maior absorção geralmente tem uma menor quantidade recomendada. Não se preocupe se vc achar que ela não fica satisfeita, em filhotes ativos (como pode ser o caso da sua pinscher) eles estão sempre insatisfeitos com a quantidade. O importante é seguir a sugestão da quantidade para evitar sobrepeso no futuro. Vc pode tentar contornar a situação com algum ossinho, bifinho ou biscoitinho para cachorro nos intervalos entre as refeições. Veja em https://www.petlove.com.br/cachorro/ossinhos-e-petiscos

  • Dr.macio meu cachorro tá muito doente ele tem 2 anos tá caindo o pelo e muito magro ele tá muito triste levei ele no verinario ela passo vitamina E comprimo do para .para de cai seu pelo mais ele tá pio isso já tá com 20 dias o que eu faço?

  • oi eu tenho um pischer de 4 meses, ele pula em cima da minha cama e rasga minha camisola. o que eu faço para que ele não faça mais isso? também queria saber até que idade ele morde e rasga as minha roupas ou algum tipo de pano fino?

  • Tenho uma pinscher a duas semanas,já comprei com uns carocinhos bem pequenos na cabecinha e nesse lugar pelos ralos,tem como vc me orientar o que pode sê?

  • Bom dia Dr. Marcio,
    tenho um pinscher de aproximadamente 8 meses e esta acontecendo uma queda de pelos estranha, comeu uns quatro pares de sandália. O que devo fazer!? Obrigado.

    • Ola Nayara, tudo depende da marca da ração que vc escolheu para ela comer e do peso da sua pinscher. Converse com o seu veterinário qual a melhor ração para a sua pinscher, lembre-se que ela come bem pouquinho por causa da raça (peso baixo), aproveite para conversar sobre as vantagens da ração super premium frente as demais. Após escolherem a melhor ração para a sua pinscher, basta pesar ela numa balança e olhar no rotulo (verso da ração) qual a quantidade recomendada. Como te disse anteriormente varia de ração para ração.

  • Oi tenho um pinscher a duas semana macho não sei como fazer pra que ele faça coco e xixi so num lugar o que eu faço.. E também quando quer fazer Coco começa correr desesperado isso é normal adora morder tudo.

    • Oi Elza, meu pinscher tem 8 meses e moro em apartamento. Depois de ler bastante o que consegui foi controlar os horarios de ração, agua, xixi e coco…se ele comia eu ficava ate uma hora e meia andando atras dele para ver onde ele ia fazer e dessa maneira o orientar ou se precisasse fazer alguma coisa eu o deixava preso proximo dos jornais e só soltava depois que ele fizesse. Até hoje pela manhã eu só o deixo a vontade pela casa dps que fizer xixi. Comigo deu certo!

  • Queria saber se tem algum problema dar comida tipo biscoito arroz ou ate mesmo carme p pinscher.a minha come ração mas sempre que tem alguem comendo ela fica em cima querendo. Há e verdade q da comida sem limites elas crescem.

  • Eu tenho uma pinscher branca com pintas marrons.ela tem 5meses e ate então ta do mesmo tamanho so queria saber se ela é a a mini ….como faço. .

  • Oi boa noite eu tenho um casal eles tem 3 meses a minha maior dificuldade é ensinar a eles faxer as necessidades deles no certo fazem por toda casa o que ru faça Dr

    • Nao sou especialista mas eu sei como sao filhotes vai ser ate melhor tenta colocar eles dentro de uma caixa com papellao por baixo pkr auguns dias mas tenta tirar eles tam bem ai guando vc soltar eles eles vai fazer no lugar serto

  • tenho 2 um macho e uma femeia, o macho tem 5 anos e a outra tem 3 anos ,sao o amor da minha vida, eles mim tiraro da depressao, mim deu alegria de viver sao chamados de Apollo e Amora, meu sonho e fazer faculdade de verterinario mais na minha cidade nao tem esse tipo de faculdade.

  • Tenho um pincher ele esta com 08 meses, é um cachorrinho adoravel, mas o que me incomoda é que ele late demais, fica a maior parte dentro de casa, mas quando solto no quintal, late muito,muito, nem eu mesma aguento, o que devo fazer? Tambem esta soltando muito pêlo, so come ração e pestiscos dos melhores, toma vitamina, esta tomando as capsulas de pêlo&derme que carantem pelagem saudavel, mas mesmo assim esta soltando muito pelo. exite algo que posso fazer para melhorar essa situação?
    Aguardo as informações.

    Desde ja agradeço a atenção.

  • Eu tenho 4 Pinschers 1 macho e o resto femea e só uma é dourada , quase todos são agitados só a mais velha a mãe deles que não curte correr muito ! Essa mais velha tem 8 anos e é muito fofa e um pouco gordinha kkkk mais eu amoooo muito <3

  • Olá Marcio,

    Gostei muito da matéria com a informação da raça, eu adotei uma pinscher faz uns 20 dias… só que ela esta na fase de morder e esta mordendo forte e esta muito brava… o que posso fazer para diminuir isso, ela ate brinca com os brinquedos mas se nao tiver a mão por perto e estou com dificuldade para que ela aprenda a usa o tapete higiênico… tem alguma dica pra me ajudar?

Deixe um comentário