Pequeno e muito musculoso, o jack russel terrier chama a atenção por ser extremamente ativo, corajoso e brincalhão. Confiantes que são, muitos deles tendem a ser protetores de seus pais humanos e da casa, se assimilando a cães de guarda quando desejam sinalizar que algo estranho acontece pelas redondezas.
Bastante inteligente, o jack russel costuma estar sempre atento aos detalhes e pronto para atividades mentais que exijam mais de seu intelecto. Não por acaso, a raça frequentemente estrela propagandas de TV e filmes.
Conhecido por muita gente como “o cachorro do filme máscara”, este simpático pet precisa ser bem socializado, uma vez que pode ser dominante com outros cães e “duro” com outros animais.
Jack russel late bastante
A maioria dos tutores de jack russel irá concordar: esta é uma raça que possui tendência a latir, especialmente quando incentivados por sua família humana. Sendo assim, o ideal é mostrar para seu jack russel filhote desde cedo que latir é permitido, desde que não seja em excesso e nem sem motivos reais.
Caso não saiba como direcionar seu cãozinho neste sentido, busque o auxílio de um comportamentalista ou adestrador que trabalhe com técnicas positivas, onde o pet é recompensado quando se comporta bem.
Jack russel com estranhos
Desconfiados com estranhos, os jackies podem não receber muito bem as visitas, especialmente quando é a primeira vez delas em sua casa. Evite estressar seu pet e respeite seu espaço. Se ele não quiser se aproximar, não o force: no momento certo ele chegará perto e, com o tempo, confiará nas pessoas que costumam ir à sua casa.
Por estranharem qualquer movimento diferente, eles podem latir bastante quando notam a presença de pessoas no corredor, barulho no elevador ou de crianças brincando no parque, portanto, habitue seu filho de quatro patas desde cedo a estes estímulos e mostre que tudo aquilo faz parte da rotina de vocês.
Jack russel em apartamento
Por ser um cachorro cheio de energia, o jack russel entediado ou frustrado pode ser muito destruidor, além de latir por horas a fio enquanto seus pais humanos não retornam para casa.
A fim de evitar transtornos e problemas para seu pet, você pode criá-lo em apartamento, desde que conheça a raça e suas necessidades de exercícios.
Atividade é a ordem
Atividades físicas e mentais são obrigatórias para os jack russel. Embora eles possam enganar, parecendo cachorros de companhia por serem pequenos, eles têm energia de sobra e conseguem acompanhar horas de brincadeira ou caminhada sem demonstrar sinais de cansaço.
Se você é do tipo sedentário e não gosta muito de longos passeios e aventuras, esta talvez não seja a melhor opção de raça para sua família.
O jack russel deve ser exercitado diariamente, além de se manter ocupado quando está sozinho. Por ser uma raça caçadora de raposas, eles têm o hábito de cavar e quando não conseguem fazer isso na terra ou areia, podem fazer em almofadas e outros ítens da casa.
Quer deixar seu jack russel feliz? Brinque de correr com ele. Veloz, esses cãozinho dificilmente perderá uma disputa deste tipo.
Enriquecimento ambiental
Torne seu apartamento um ambiente atrativo para seu jack russel, mas da forma correta. Ao invés de permitir que ele destrua sua casa, enriqueça o ambiente com brinquedos interativos, mordedores resistentes e petiscos escondidos, por exemplo.
Manter um jack russel entretido é sinônimo de boa convivência e ausência de problemas entre vocês.
Quer saber mais sobre cães em ambientes reduzidos? Acesse nossas dicas de como criar um cachorro em apartamento.
Vejo vários sites dizendo que podem atacar crianças pequenas, isso é verdade?
Oi, Pedro! O jack russel é um terrier, ou seja, um cão de caça bastante ativo. Quando não socializados adequadamente, qualquer cão (independentemente da raça) pode estranhar crianças e outros animais, por isso é indicado que se acostumem desde filhotinhos com pessoas de diferentes idades e bichos de outras espécies. Um abraço!
Nao sabia que era possível
http://lacinhosparapet.com