É possível ter um jack russel terrier em apartamento?

Pequeno e muito musculoso, o jack russel terrier chama a atenção por ser extremamente ativo, corajoso e brincalhão. Confiantes que são, muitos deles tendem a ser protetores de seus pais humanos e da casa, se assimilando a cães de guarda quando desejam sinalizar que algo estranho acontece pelas redondezas.

Bastante inteligente, o jack russel costuma estar sempre atento aos detalhes e pronto para atividades mentais que exijam mais de seu intelecto. Não por acaso, a raça frequentemente estrela propagandas de TV e filmes.

Conhecido por muita gente como “o cachorro do filme máscara”, este simpático pet precisa ser bem socializado, uma vez que pode ser dominante com outros cães e “duro” com outros animais.

Jack russel late bastante

A maioria dos tutores de jack russel irá concordar: esta é uma raça que possui tendência a latir, especialmente quando incentivados por sua família humana. Sendo assim, o ideal é mostrar para seu jack russel filhote desde cedo que latir é permitido, desde que não seja em excesso e nem sem motivos reais.

Caso não saiba como direcionar seu cãozinho neste sentido, busque o auxílio de um comportamentalista ou adestrador que trabalhe com técnicas positivas, onde o pet é recompensado quando se comporta bem.

Jack russel com estranhos

Desconfiados com estranhos, os jackies podem não receber muito bem as visitas, especialmente quando é a primeira vez delas em sua casa. Evite estressar seu pet e respeite seu espaço. Se ele não quiser se aproximar, não o force: no momento certo ele chegará perto e, com o tempo, confiará nas pessoas que costumam ir à sua casa.

Por estranharem qualquer movimento diferente, eles podem latir bastante quando notam a presença de pessoas no corredor, barulho no elevador ou de crianças brincando no parque, portanto, habitue seu filho de quatro patas desde cedo a estes estímulos e mostre que tudo aquilo faz parte da rotina de vocês.

Jack russel em apartamento

Por ser um cachorro cheio de energia, o jack russel entediado ou frustrado pode ser muito destruidor, além de latir por horas a fio enquanto seus pais humanos não retornam para casa.

A fim de evitar transtornos e problemas para seu pet, você pode criá-lo em apartamento, desde que conheça a raça e suas necessidades de exercícios.

Atividade é a ordem

Atividades físicas e mentais são obrigatórias para os jack russel. Embora eles possam enganar, parecendo cachorros de companhia por serem pequenos, eles têm energia de sobra e conseguem acompanhar horas de brincadeira ou caminhada sem demonstrar sinais de cansaço.

Se você é do tipo sedentário e não gosta muito de longos passeios e aventuras, esta talvez não seja a melhor opção de raça para sua família.

O jack russel deve ser exercitado diariamente, além de se manter ocupado quando está sozinho. Por ser uma raça caçadora de raposas, eles têm o hábito de cavar e quando não conseguem fazer isso na terra ou areia, podem fazer em almofadas e outros ítens da casa.

Quer deixar seu jack russel feliz? Brinque de correr com ele. Veloz, esses cãozinho dificilmente perderá uma disputa deste tipo.

Enriquecimento ambiental

Torne seu apartamento um ambiente atrativo para seu jack russel, mas da forma correta. Ao invés de permitir que ele destrua sua casa, enriqueça o ambiente com brinquedos interativos, mordedores resistentes e petiscos escondidos, por exemplo.

Manter um jack russel entretido é sinônimo de boa convivência e ausência de problemas entre vocês.

Quer saber mais sobre cães em ambientes reduzidos? Acesse nossas dicas de como criar um cachorro em apartamento.

Sobre o autor

Jade Petronilho

Jade Petronilho

É jornalista por formação e comportamentalista veterinária por paixão. Desde criança é a "louca dos bichos", por isso resolveu estudar medicina veterinária, etologia e nutrição animal, mas ainda pretende, um dia, fazer zootecnia. Atualmente tem dois cachorros, dois gatos e 13 peixes, mas além de cães, gatos e peixes, também já foi tutora de um coelho, três periquitos, dois porcos da índia, dois pintinhos e três cabritos.

3 Comentários

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.