Feno para coelhos: o que é e como oferecer

Você sabia que, ao invés de prato principal, a ração é apenas um complemento na alimentação de coelhos? Isso mesmo, o ideal é oferecer principalmente alimentos ricos em fibras, como verduras escuras e feno para coelhos.

Aliás, você sabe o que é feno? Para que ele serve? Como e qual oferecer? Chegou o momento de conhecer um dos alimentos mais importantes para o bem-estar dos coelhos.

Coelho comendo feno

O que é feno?

Caso você pretenda adotar um coelho, é importantíssimo entender e saber o que é feno. O feno nada mais é do que um misto de plantas gramíneas e leguminosas que passam por um processo de desidratação – também chamado de “fenação”.

Após a retirada de água, o feno passa a ter uma consistência mais firme e seca, mas sem perder nenhum nutriente.

Existem dois tipos de feno: o de capim e o de alfafa. O mais indicado para ser oferecido diariamente ao pet é o de capim. Isso porque a outra opção é rica em cálcio e pode causar alguns problemas, caso seja oferecida em grandes quantidades.

“Então eu posso oferecer capim para o coelho?” A princípio, sim. Porém, o capim inteiro não passa pelo processo de desidratação. Assim, quando cortado, ele seca rapidamente e perde grande parte de seus nutrientes.

Como oferecer feno para coelhos?

A melhor forma de oferecer feno para coelhos é o deixando 24 horas disponível para eles dentro da gaiola. Isso pois o alimento tem um papel fundamental na saúde bucal desses orelhudos.

Para quem não sabe, coelhos sofrem com o crescimento contínuo dos dentes. Então, a melhor forma de evitar uma possível má-oclusão dentária é fazendo com que eles estejam sempre mastigando e promovendo um desgaste natural de seus dentes.

“Mas por que o feno e não a ração?” A ração para coelhos é um alimento energético e bem saciável. Ou seja, o pet encheria a barriga de ração e ficaria horas sem comer. Além disso, o feno é rico em fibras e contribui para o bom funcionamento do trato gastrointestinal.

Por isso, o ideal é sempre deixar um pouco de feno dentro da casinha do coelho para ele fazer o que chamamos de “desgaste mecânico”.

coelho em cima de um tufo de feno

Benefícios do feno para coelhos

  • Contribui para o desgaste dos dentes
  • Mantém o trato gastrointestinal saudável
  • Ajuda na formação composição do bolo alimentar
  • Serve como entretenimento para eles.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre a importância do feno para coelhos, visite o Blog da Petlove para mais dicas de alimentação e bem-estar.

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.