Cadastre-se e ganhe 15% OFF na primeira compra!

Meu gato está arranhando e destruindo os meus móveis! E agora?

Quem aqui já gastou um dinheirão com um arranhador bem bonito para o seu gato, mas ele simplesmente preferiu arranhar o seu sofá novo ou a sua cama box? Frustrante para você, né? Mas você já imaginou que pode ser ainda mais frustrante para o seu gato?

Arranhar é um exercício de marcação de território que traz autoconfiança para o gato e faz com que ele se sinta seguro e protegido no ambiente em que vive. Arranhar é um comportamento extremamente natural e que faz parte da vida dos gatos, ou seja, eles necessitam mais do que nunca arranhar.

gato arranhando sofá

Mas por que os gatos arranham? 

  • Os gatos arranham para manter as unhas afiadas, se livrando dos pedaços que estão soltos e velhos, e sempre expondo uma unha nova e intacta.
  • A arranhadura também ajuda a alongar os músculos e relaxar.
  • Para misturar os cheiros dele com os cheiros dos humanos e de outros animais.
  • Mas a principal função da arranhadura é a comunicação, já que o gato se comunica com o meio ambiente e com outros gatos principalmente pelo olfato.

Ao arranhar algo e ao esfregar a cara em cantos de paredes ou móveis, os gatos depositam cheiros e substâncias químicas como os feromônios

Essas “marcas” (que podem ser visualizadas e “cheiradas”) depositadas no ambiente do gato imitam uma “cerca imaginária” para o felino, onde dentro desse espaço ele vai delimitar o seu território, se sentindo mais confiante e seguro. 

É como se dentro da sua casa, apartamento ou quintal, o gato criasse várias dessas cercas imaginárias. E ficar arranhando ou se esfregando diariamente nesses pontos, vai sempre manter essa “cerca” intacta e em pé.

Assim como nós humanos decoramos nossas casas com quadros, fotos e lembranças, os gatos tendem a decorar seu ambiente deixando essas marcas visuais e olfativas.

E por que os gatos preferem arranhar o sofá e a cama?

Camas, sofás e cadeiras costumam ser os itens preferidos dos felinos por vários motivos:

  • Eles ficam em locais sociais para os gatos, onde principalmente tem o nosso cheiro e o cheiro dos gatos, ou seja, o cheiro da casa.
  • Eles costumam ser altos, firmes e com materiais agradáveis e atraentes para os gatos.
  • Sofás, camas e cadeiras costumam ficar nas áreas de entrada de um cômodo, ou seja, é como se ao entrar naquele cômodo, o gato falasse: “olha humano, estou chegando, e vou dar uma arranhadinha aqui!”. 

Pelos motivos citados acima, muitos gatos acabam optando por não utilizar o arranhador que o humano destinou para ele, e acabam destruindo a mobília.

E como fazer para meu gato não arranhar os meus móveis? 

Agora vocês já sabem que os gatos precisam arranhar, e que se você não escolher arranhadores bacanas para eles, eles vão arranhar, SIM, os seus móveis. E isso não quer dizer que seu gato tem algum problema ou está revoltado com você. Ele apenas está tentando ser um gato dentro de uma casa de humanos. 

Pensando em tudo isso, vamos agora conversar sobre os arranhadores?

Qual o melhor arranhador para o meu gato?

Antes de falarmos sobre tipos de arranhadores, temos que pensar na localização deles. Gatos costumam arranhar em áreas consideradas sociais, ou seja, onde os humanos costumam frequentar mais, como salas, varandas e quartos.

Áreas menos sociais como quarto de despensa, “quarto dos fundos”, quarto de hóspedes ou cômodos que o humano não frequenta muito, não são interessantes para se colocar um arranhador. 

Se gato está arranhando o braço do seu sofá ou sua cama box? Tente colocar um arranhador neste local ou ao lado. Eu particularmente tenho bastante  sucesso com os meus pacientes quando indico aqueles arranhadores de “canto de sofá“. 

Para direcionar essa arranhadura no local correto, podemos utilizar de várias ferramentas como a utilização de feromônios e até técnicas de adestramento. Comece passando algo que tenha o seu cheiro, como uma camiseta ou toalha. Lembre que uma das funções da arranhadura é misturar os cheiros. 

Outra maneira de atrair o gato é com petisco ou algum brinquedo que ele goste bastante. Nunca obrigue o gato a arranhar no local correto e jamais dê broncas ou utilize de qualquer ferramenta punitiva (como spray de água ou repelentes) para educar o seu gato.

E quantos arranhadores eu devo ter?

O máximo que couber na sua casa! Quanto mais gatos, mais arranhadores. Tente identificar os pontos de arranhadura e dê opções para o seu(s) gato(s). Outra questão importantíssima, é que os gatos têm preferências individuais por arranhadores. Como assim? 

gato usando um arranhador

Tipos de arranhadores

Alguns gatos preferem arranhar na horizontal, outros na vertical, com outras angulações ou de todas formas. Um exemplo: seu gato ama arranhar o tapete da sua sala: então ele pode preferir arranhadores horizontais.

A textura dos arranhadores é fundamental para não errarmos na escolha. Os gatos têm preferências individuais também pela textura. Os tipos mais comuns e preferidos pelos felinos são:

Outra característica importante é a firmeza e a estabilidade desse arranhador. O que isso quer dizer? Se você oferecer um arranhador que não seja firme, seu gato provavelmente vai tentar arranhar e ele vai tombar/cair. Essa experiência não vai ser legal para seu bichano.

Aí está um dos maiores erros cometidos pelos tutores: comprar um arranhador pequeno e que não dá estabilidade para o gato. Com certeza ele vai preferir o seu sofá ou a sua cama (kkkk).

Vamos lembrar que, na natureza, gatos iriam arranhar em árvores e seus troncos, e eles também utilizam essas árvores para subir e escalar.

Os arranhadores também têm essa função, permitir que os gatos possam ter comportamentos de gatos, mesmo morando na casa de um ser humano.

Os felinos são consideradas espécies semi-arborícolas, ou seja, uma parte do tempo deles eles irão passar em cima das coisas, seja para descansar, dormir, brincar, caçar ou monitorar o seu território.

Então investir em arranhadores grandes e altos, nichos e prateleiras não é frescura, é apenas você que ama seu gato tentando trazer conforto, bem-estar e felicidade para ele.

Gatifique” a sua casa, tenha arranhadores de tamanhos diferentes, de formas e materiais diferentes, e sempre dê opções de escolha para seu(s) gato(s). Transforme a sua casa também em um território feliz para o seu cat.

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Isabela Zitti

É Médica Veterinária Especializada em Comportamento Felino e com pós- graduação em Clínica Médica de Felinos. Possui 10 gatos ( 8 resgatados da rua) que são o amor da vida dela, e esse amor a fez dedicar-se exclusivamente ao atendimento comportamental de felinos.
Isabela possui várias certificações internacionais e realiza consultas, cursos e palestras por todo o país.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.