Gato pode tomar leite?

Certamente, você como mãe ou pai de primeira viagem já pensou em dar ou deu leite para o seu gato, certo? Sendo ele filhote ou não, essa dúvida costuma rondar a cabeça dos pais e isso acontece principalmente, porque nos desenhos animados e em alguns filmes é bem comum o personagem oferecer o alimento aos felinos. Mas esse hábito pode trazer alguns riscos à saúde dos bichanos e falaremos o porquê.

O leite materno é fundamental e deve ser o único alimento a ser oferecido no primeiro mês de vida do gatinho. Passado o primeiro mês, deve-se iniciar a fase de desmame – as papinhas costumam ser bem aceitas nesta etapa, devido à sua palatabilidade.

Para os gatos que foram tirados da mãe muito cedo, existem algumas alternativas como o Pet Milk, que substituem o leite materno. Entre em contato com um médico veterinário de sua confiança e veja qual a melhor opção nutricional para o filhote.

Intolerância à lactose

            Assim como acontece com os humanos, o organismo dos gatos também passa por muitas mudanças ao longo do seu crescimento. Uma dessas mudanças é a diminuição na produção da enzima lactase, responsável por digerir a lactose presente no leite. Isso significa que com o passar do tempo, os gatinhos podem apresentar alguns sintomas bem característicos de intolerância à lactose caso voltem a ingerir leite (especialmente os de outras espécies). Os sintomas mais comuns são diarreia, vômitos frequentes, cólicas e, principalmente, desconforto abdominal, por isso, evite oferecer este tipo de alimento ao gato.

Sobre o autor

Gabriela Azevedo

Gabriela Azevedo

Formada em design gráfico e cursando medicina veterinária, profissão que herdei paixão graças ao meu pai. Catlover e apaixonada pelos meus 6 gatinhos (Tchantcham, Drake, Josh, Marie, Maysa e Cara Preta -in memoriam- ♥) e pelos pets agregados que fazem parte da minha vida (todos os que encontro. bem doida dos bichos!).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.