Golden Retriever

Conheça o Golden Retriever, esse cachorro maravilhoso que foi desenvolvido para ser caçador de aves e hoje é um dos maiores companheiros do ser humano.

Principais características

Variações da raça golden retriever

Não existe variações da raça, de cor ou de tamanho. Muitas pessoas confundem a raça Golden Retriever com o Labrador Retriever, mas se tratam de raças diferentes.

Tamanho:

Macho: de 56 a 61 cm.
Fêmea: de 51 a 56 cm

Peso do golden retriever

Macho: de 29 a 31,5 kg.
Fêmea: de 25 a 27 kg.

Pelagem:

Pelagem bege ou creme, pode ter uma pequena faixa branca na região do peito. Por ter sido um cachorro de caça aquático, o subpelo é bastante denso, tentando impermeabilizar o corpo.

Padrão da raça cbkc

No site da Confederação Brasileira de Cinofilia é possível encontrar o padrão da raça.

Temperamento do golden retriever:

Companheiro, carinhoso, brincalhão e afetuoso, gosta de estar perto dos donos, gosta de contato com o ser humano, o Golden Retriever tem excelente temperamento, late pouco mesmo quando estimulado. Inteligente aprende rapidamente o adestramento. Gosta de brincar, se deixar brinca o dia todo com o proprietário. Gosta de deitar encostado com o proprietário. Gosta de passear geralmente leva a guia na boca. Se relaciona bem com outros cachorros. Aprende fácil a fazer xixi e coco no local correto.

Nível de atividade

Precisa de atividade física, principalmente para manter o tônus e a potencia muscular e estimular a queima calórica para evitar a obesidade muito comum nessa raça. É recomendado um bom passeio pela manha caso o seu Golden Retriever fique o dia todo em casa.

Atividade de guarda

Embora tenha um porte grande, o Golden Retriever não tem um instinto de cão de guarda como cães do grupo dos pastores. Pode vocalizar (latir) em situações diferentes do comum, mas não tem como defender o seu dono. É um cão de companhia.

Inteligência e obediência do golden retriever

O Golden Retriever tem uma inteligência apurada e foi classificado no quarto lugar no livro “The Inteligence of Dogs” de Stanley Coren. Alguns proprietários relatam que “o seu Golden entende tudo que ele fala” para se ter ideia do grau de inteligencia e aonde pode chegar um Golden Retriever estimulado a desenvolver as suas funções cognitivas. Existem vários produtos que podem estimular o exercício cerebral de um Golden, desde bolinhas até brinquedos especiais.

Cuidados com o seu golden retriever

O Golden Retriever tem uma grande tendência a obesidade, por isso uma alimentação balanceada com rações de boa qualidade é o melhor que você pode fazer para ele. Escovação diária da pelagem é necessário eliminar pelos mortos, visto a quantidade de pelos que caem poder ser grande. Banhos semanais ou quinzenais com shampoo especial, e lembre-se, é preciso tomar cuidado para não entrar água dentro do ouvido, pois pode causar otites. Se não ocorre o desgaste natural das unhas por passear em pisos ásperos, deve-se providenciar o corte de unhas a cada 45 – 90 dias. E claro, como todo cachorro de estimação gosta de ossinhosbifinhosbiscoitos e agradinhos, dar petiscos para ele de maneira moderada. O Golden Retriever gosta de dormir esparramado, portanto caminha não é o mais importante para ele.

A saúde do Golden Retriever

obesidade é a doença mais comum que acomete a raça Golden Retriever, principalmente em cães castrados, por isso um controle nutricional qualitativo (rações com baixa caloria ou rações terapêuticas) e quantitativo (controle da quantidade diária de ração) associado a exercício físico devem ser uma obsessão para o proprietário. Doenças oculares como catarata e das pálpebras como ectropion e entrópion (mal posicionamento dos cílios) podem causar desconforto ao seu Golden. A displasia coxo femural que é uma má coaptação entre a cabeça do fêmur e a bacia é frequente na raça e pode levar a dificuldade de locomoção, dores e diminuição da qualidade de vida do mesmo. A coprofagia pode ser um hábito indesejável nessa raça. A estenose aórtica subvalvular (estreitamento abaixo da valvula aortica do coração) é uma doença rara porem mais acometida em cachorros da raça Golden Retriever. Recomendamos visitas anuais ao veterinário, além das vacinações e exames periódicos apos 7 anos de idade como exame de urina, exames para ver a função renal e etc. Cuidados dentários são importantes, por isso recomendamos que desde pequeno realizem a escovação dentária do mesmo e quando houver necessidade um tratamento periodontal (erradamente denominado de limpeza de tártaro).

Dúvidas frequentes sobre a raça golden retriever

Solta muito pelo?

Sim, o Golden Retriever tem duas trocas mais intensas de pelo durante o ano, onde a troca se torna acentuada e dentro desse intervalo, ocorre uma queda leve a moderada de pelos. A escovação diária é recomendada para minimizar os pelos no ambiente. Existem vários produtos específicos para esse cuidado, por exemplo o furminator.

Qual o clima mais adequado para o golden retriever?

Pela pelagem densa e longa o golden retriever tem maior facilidade em se adaptar em climas amenos ou frios.

Quantos anos vive um golden retriever?

A raça tem uma idade média de 6 a 13 anos.

O golden retriever late muito?

O golden late quando quer chamar a atenção dos proprietarios, quando quer interagir com outro cachorros.

Vive bem em apartamento?

Diferentemente do que se preconizava há algum tempo, hoje em dia podemos considerar o Golden Retriever um cão de apartamento, basta passear com ele uma ou duas vezes ao dia, sua capacidade de adaptação aos apartamentos das grandes cidades é verificada pela presença deles em áreas densamente habitadas das grandes cidades brasileiras.

O golden retriever se dá bem com crianças?

Sim, o Golden Retriever adora crianças.

Qual o dono ideal para o golden retriever?

O dono ideal é aquele que passeia com o Golden, uma ou duas vezes por dia, escova o seu pelo diariamente, reserva um dia da semana para levar para tomar banho e logicamente reserva algumas horas do seu dia para brincar e interagir com ele.

Como é um filhote de golden retriever?

Um filhote de Golden Retriever é apaixonante, pequeno, fofinho, arteiro, curioso, brinchalhão, conquista o coração de qualquer pessoa da familia. Adora brincar com brinquedinhos, alem de gostar de ossinhos, petiscos, etc.

Quanto custa um filhote de golden retriever?

Tudo depende do criador e dos pais do filhote. Em uma rápida pesquisa na internet o valor encontrado foi de R$ 1.500,00 a R$ 4000,00.

Cinco melhores canis de golden retriever no cbkc

  • Canil Golden Trip
  • Canil Golden Sunset
  • Canil Friend Forever
  • Canil Legends Debaena
  • Canil Machine

Produtos recomendados para golden retriever

Fotos e imagens de golden retriever

Golden Retriever      Golden Retriever

 

Crédito Foto:

Mardem Reifison

Pixabay

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

13 Comentários

    • Boa tarde ,tudo bem ??

      Me chamo Thamires , sou mãe de primeira viagem Rs’ . Tenho um Golden de 3 meses , ele está com uma ferrida na pata , com por isso está usando o colar. Contudo ele está comendo bem pouco e dormindo muito . Ele bebe bastante água e está brincando normal . Deve me preocupar ?? Me ajudem estou muito angustiada ???

  • tenho uma golden de 8 meses apenas, ela é muito carinhosa , mas porem levada demais ,
    ela come tudo que ve pela frente , é normal essa reação da raça? fiquei sabendo que depois de um ano de idade o comportamento muda, verdade?

  • Tenho três Golden eles são muito lindos. Mas requer mesmo cuidados acima comentados: banho semanal, escovar todo dia, levar regularmente ao veterinário e o principal brincar e caminhar. Se não feito isso problemas surgem e gastos com remedio tb. São muito carinhosos são meus guardiãos, me protegem, não como um pastor, mas tb me devende qdo preciso. Ama brincar com crianças e com os dois gatinhos que tenho. Aprendem comandos bem rápido como: Senta, deita, fica e etc… Inteligentes. São meus melhores amigos. 🙂

  • Procurem informações sobre o Canil Golden Hits pois ele com certeza merece estar nessa lista. Comprei o meu lá e o porte dos goldens são excelentes, sem contar no tratamento dispensado aos reprodutores.

    • O Golden Hits merece mesmo um lugar nessa lista de melhores canis. Conheço o canil, comprei o meu lá e ele é extremamente saudável, de linhagem excelente, padrão de beleza incrível… e o pessoal do canil dá total apoio aos donos, esclarece dúvidas e mantém contato. A criação deles não é em larga escala e os animais vivem em excelente ambiente e são mto felizes rsrs
      … só elogios!

  • Essa é minha primeira experiência com essa raça, e estou muito satisfeito. São excelentes companheiros, e perfeitos para quem tem criança em casa.

Deixe um comentário