Golden Retriever em apartamento

Inteligente, engraçado e bem mais tranquilo que seu agitado companheiro, o labrador, o Golden Retriever conquista todos com sua simpatia e sua disposição para brincadeiras, além do amor pela família e sua intensa curiosidade.

Golden Retriever

Nascido na Inglaterra, esse simpático cãozinho é muito ativo, mas extremamente adaptável. Ou seja, se você mora em apartamento, pode adotar um cão da raça golden retriever sem nenhum problema, afinal tudo o que ele quer é estar ao seu lado. Aliás, os humanos são os grandes amores da vida de um golden.

Criar um Golden Retriver em um apartamento é possível?

O Golden é um animal muito ativo. Gosta de brincar, de correr por aí, e, principalmente, de estar sempre junto de seus humanos favoritos. Por se adaptar muito bem a qualquer situação, esse cãozinho, apesar do porte grande, costuma se dar muito bem em um apartamento.

A energia que ele tem para brincar pode ser gasta em passeios pelo parque aos finais de semana ou em corridas pela rua. Além disso, alguns condomínios já investem em espaços para os pets, onde é possível brincar e deixar o animalzinho livre para correr.

Seu condomínio é rígido com barulho e está preocupado que seu golden possa fazer ruídos e incomodar a vizinhança? Essa questão pode ser resolvida facilmente com um bom adestramento.

Como é um cachorro muito inteligente, o Golden vai se adaptar fácil ao programa de treinos, e sua família vai ficar ainda mais feliz com esse amigo animado em seu apartamento.

Temperamento

Bastante alegre, curioso e entusiasmado por coisas novas, o golden adora aprender. Mas ele tem um pequeno probleminha: com tanta curiosidade, tudo o distrai muito rápido.

Extremamente dócil e gentil, a raça golden retriever  se dá bem com crianças, mesmo aquelas mais travessas. Aliás, crianças cheias de energia costumam ser as melhores amigas do golden, afinal ele adora correr, procurar coisas e trazer recompensas a seus humanos.

O espírito caçador de um golden retriever costuma render boas risadas, pois tudo é motivo para que ele inicie uma verdadeira busca por algo que ele acredita que perdeu, mas não sabe onde deixou, ou simplesmente seja convidado pelas crianças a brincar de esconde-esconde.

Golden Retriever Filhote

Além da alegria e da disposição para brincadeiras, os cães da raça golden retriever são bastante alertas, o que os deixa sempre prontos para perceber cada mudança de ambiente, mas sem serem agressivos. A tranquilidade é sua marca registrada.

Auto-confiante e ao mesmo tempo um pouco ansioso, o golden faz de tudo para agradar seus humanos favoritos. Estar na companhia deles é o melhor momento da vida desse cãozinho. E, por ser tão ativo, o ideal aqui é que você sempre reserve um tempo para levá-lo ao parque para uma caminhada e, se possível, tenha sempre uma bolinha no bolso.

Os goldens  adoram uma boa caçada à bolinha. São capazes de passar horas nesse tipo de brincadeira, gastando uma energia que se mantém mesmo depois que o cachorro se tornou um adulto e, teoricamente, deveria sossegar um pouco mais.

Mas calma. Mesmo assim tão ativo e adorando brincadeiras onde tenha que explorar o ambiente, os cães da raça golden retriever não tendem a fazer o tipo destrutivo. Ao contrário. Eles preferem gastar sua energia com seus humanos ou interagindo com seus brinquedos, o que deixa seus móveis e suas roupas livre de sua atenção.

Treinamento

Se um cão adulto dessa raça já é muito ativo, pense em toda a energia que existe dentro de um filhote de golden retriever. Imaginou? Pois imagine um pouco mais. De preferência, aumente suas expectativas.

Os filhotinhos dessa raça são muito ativos. Se parecem com baterias carregadas ao máximo, sempre correndo, explorando, brincando e convidando seus humanos, sejam eles adultos ou crianças, para se divertirem junto. Daí, parece que eles se “auto desligam” e dormem.

Para controlar toda essa energia e evitar que o pequeno acabe conhecendo alguns itens da sua casa que você gostaria de manter longe dele, é importante começar o adestramento logo cedo, assim ele irá entender até onde pode ir em suas brincadeiras.

Por ser um cãozinho mais tranquilo, o adestramento do filhote de golden retriever é mais simples que o de outras raças, já que teimosia não é um traço muito presente na personalidade desse animal.

Aqui, o treinamento irá ajudar o animalzinho a entender até onde pode ir, e também aprender alguns truques novos, como brincar de esconder ou se divertir com jogos em que ele possa exercitar todo o seu talento de caçador, mesmo que seja atrás de uma bolinha.

Sobre o autor

Ana Luísa

Ana Luísa

Apaixonada por gatos, séries de comédia romântica e livros de suspense. Mãe da Lola Maria e Alice Maria, duas gatas que enchem a vida de amor e a roupa de pelos. Quando encontra algum gatinho na rua sai correndo atrás - mesmo que tenham donos. Sonha em ter um cachorro Vira Lata pra completar a família.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.