Querendo um filhote de Chow Chow? Conheça mais da raça

A semelhança com um urso de pelúcia, os muitos pelos e a língua azul são alguns dos charmes do filhote de Chow Chow, e alguns dos motivos que levam muitas pessoas a adotar um cãozinho dessa raça.

Mas, quando adotamos um cachorro dessa raça, principalmente quando ele é um filhote, são necessários alguns cuidados para que ele cresça saudável e se entenda muito bem com seus amigos humanos e outros amiguinhos de outras raças que possam morar na mesma casa.

Está pensando em ter um Chow Chow, mas não sabe como cuidar dele? Esse texto é para você. Reunimos os principais cuidados que você terá de tomar com cãezinhos dessa raça entre um e seis meses.

Filhote de Chow Chow sentado

Conheça os principais cuidados com o filhote de Chow Chow

Vacinas

Se você está pensando em adotar filhotes de Chow Chow recém-nascidos, o primeiro passo a tomar é levar o pequeno ao médico veterinário para tomar todas as vacinas necessárias nessa fase. Isso é muito importante, pois as vacinas protegem contra doenças como a raiva, hepatite canina, cinomose, gripe e outras, que poderiam fazer muito mal ao seu bichinho.

Atenção: se você ainda não vacinou seu cachorro filhote, evite passeios na rua. Somente depois que seu filhote estiver imunizado é que ele deve entrar em contato com outros animais, pois já estará protegido contra várias doenças.

Alimentação

A partir dos quatro meses, os pequenos Chow Chows começam a se interessar pelo mundo exterior e o leite da mãe já não supre suas necessidades. Nessa idade, os papais humanos devem fornecer uma ração de qualidade a seus pets. Não sabe qual escolher? Procure um veterinário de sua confiança e peça orientação.

Filhote de Chow Chow mostrando a língua

Banho

O Chow Chow só pode começar a tomar banhos duas semanas após receber sua última vacina. Em geral, os médicos veterinários recomendam, para o Chow Chow adulto, um banho a cada quinze dias, ou então um banho mensal.

Escovação

Os Chow Chows com pelos lisos e ásperos devem ser escovados em períodos diferentes. Por exemplo, aqueles que têm os pelos lisos precisam que seus pelos sejam escovados uma vez por semana, enquanto os de pelo áspero a cada dois dias. Naquela fase complicada, em que os pelos estão sendo trocados (e caindo por todos os lugares), o ideal é escová-los todos os dias.

Exercícios

Os cachorros da raça Chow Chow, de todas as idades, precisam se exercitar moderadamente. Para eles, o ideal é um bom passeio quando o dia não estiver muito quente, ou pequenas brincadeiras ao longo do dia.

Calor

Os Chow Chows não se dão muito bem em climas quentes e úmidos. Então, nos dias de alto verão, além de não deixar seu cachorro dormir em locais abafados, mantenha perto dele sempre um potinho cheio de água fresca.

Treinamento

Como são teimosos e bastante independentes, os cachorros da raça Chow Chow precisam ser educados desde filhotes, para que compreendam como precisam se entender com seus humanos.

O treinamento nunca deve ser feito com ameaças ou agressões, e sim com muito amor e carinho, para que o cachorro saiba que é muito querido em sua casa e para que ele não desenvolva um lado mais arredio, típico das raças orientais.

Sugestão de nomes para fêmeas

Acabou de adotar uma amiguinha, mas não sabe qual nome dar para ela? Confira alguns nomes para Chow Chow fêmea que separamos aqui. Antes de escolher algum de nossa lista, é importante que você leve em consideração nomes que tenham relação com a personalidade dela e que signifique algo para você.

Leka, Pérola, Shiva, Snow, Manu, Dany, Amarula, Cacau, Fanta, Sunny, Sam, Lika, Bella, Minnie, Gaya, Rihana, Vogue, Agatha, Mika, Milka, Rana, Maya, Kyra, Morena, Lili, Coca, Leona e Diana.

Temperamento dos filhotes de Chow Chow

O temperamento do Chow Chow é mais independente e até um pouco reservado. Bastante discreto, os cães dessa raça não são do tipo muito expressivo, mesmo com sua família humana.

Aliás, eles podem até ser um pouco desconfiados com pessoas que não conhecem, mas não são agressivos, ao contrário. Um tantinho teimosos, esses cachorros costumam se dar muito bem com outros animais que morem na mesma casa que ele.

Quem escolhe um Chow Chow adulto ou mesmo um filhote terá ao seu lado um cachorro sério, mas muito protetor e totalmente devotado a seus humanos. Não é um amor?

Sobre o autor

Matilha Petlove

Matilha Petlove

8 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.