Hamster ou porquinho da índia? Veja qual escolher!

Se você está aqui, provavelmente pretende adotar um roedor. Porém, ainda está em dúvida entre um hamster ou porquinho da índia. Independentemente da sua escolha, saiba que ambos são bastante carinhosos e adoram interagir com as pessoas.

A princípio, precisamos fazer aquele papel “chato” e te alertar que é necessário pensar em vários pontos antes de adotar um animal de estimação. Seja um porquinho da india ou hamster, o seu futuro pet vai precisar de uma série de cuidados. Mas calma que já vamos te explicar.

três porquinhos da india juntos

Qual a diferença entre hamster e porquinho da índia?

A principal diferença entre hamster e porquinho da índia é o tempo de vida de cada um. Enquanto o hamster vive, em média, três anos, o porquinho pode chegar até os oito anos de idade.

Além disso, outra distinção bem aparente é o tamanho. Por mais que o porquinho da índia seja relativamente pequeno, ele ainda é bem maior que o hamster.

Hamster ou porquinho da índia: alimentação

A alimentação do hamster é parecida com a do porquinho. Ambas são à base de ração e algumas frutas, verduras e legumes podem ser incluídos. Porém, a grande diferença é que os porquinhos da índia são herbívoros. Ou seja, eles não precisam de proteína animal, diferentemente dos hamsters.

Inclusive, é por essa razão que porquinho da índia não pode comer ração de hamster.

hamster dentro de uma gaiola

Hamster vs porquinho da índia: cuidados no dia a dia

Os cuidados também são quase iguais: ambos precisam de um espaço (gaiola ou cercado) bem limpinho e espaçoso, comida e água à vontade e boas doses de liberdade diariamente. Por mais que consigam se exercitar sozinhos com brinquedos, é importante deixá-los livres em alguns momentos do dia.

Já sobre o temperamento, o porquinho da índia costuma ser um pouco mais apegado aos  seus humanos. Isso não quer dizer que os hamsters sejam totalmente independentes, muito pelo contrário. Afinal, esses ratinhos adoram interagir e receber um carinho.

Além disso, em relação à higiene, tanto o hamster quanto o porquinho podem tomar banho, mas com pouca frequência e seguindo as orientações de um médico veterinário. A princípio, uma ducha a cada três ou quatro meses é o suficiente, já que eles fazem a própria higienização. Tome cuidado com o estresse. O ideal é que faça isso em caso, com produtos adequados para as espécies.

Qual é o mais saudável?

Tanto o hamster quanto o porquinho da índia são pets muito saudáveis. Dessa forma, dificilmente você terá que lidar com problemas de saúde, a menos que não siga os cuidados básicos. 

Ainda assim, ambos têm predisposição a dois problemas: a obesidade e o crescimento excessivo dos dentes.

Felizmente, tudo pode ser prevenido com uma boa dieta e brinquedos para que eles possam realizar o desgaste mecânico dos dentes.

Considerações finais…

Percebeu o quanto hamsters e porquinhos da índia são parecidos? Eles são ótimas opções para quem quer aumentar a família com um pet que não ocupe espaço e dê menos trabalho que os convencionais (cães e gatos).

Portanto, nosso conselho é: se apegue às diferenças! Prefere um pet pequenininho? Escolha o hamster. Agora, caso queira ter um animal de estimação um pouco maior e que viva mais, adote um porquinho da índia!

E aí, te ajudamos a escolher? Deixe seu comentário e nos diga qual pet adotou, se foi um hamster ou porquinho da índia. E para mais conteúdos sobre esses roedores, visite o Blog da Petlove!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.