A importância do check-up para gatos

Se você tem gato em casa, responda sinceramente: numa escala de zero a 10, qual nota você se daria em relação aos cuidados com a saúde do seu pet?

Demorou demais para responder, pois rolou uma insegurança para chegar na nota desta autoavaliação? Então é um sinal claro de que há algumas coisas para melhorar e assim garantir um bem-estar nota 10 para o seu gato.

Gato-checkup-Petlove

E para aqueles que se premiaram com a nota máxima, mas ainda não levaram o seu bichano nenhuma vez ao consultório do médico veterinário, deixo um aviso: não tem como levar um 10 sem ajuda profissional. 

Check-up desde cedo

Alguns pais e mães de gatos acabam acreditando que só depois que o felino doméstico chega à vida adulta é que ele precisa de um acompanhamento médico. Nada disso! É só pensar o seguinte: o que impediria algumas doenças (infelizmente até fatais) de se manifestarem em um gato jovem?

Desde a fase inicial da vida o check-up é necessário, pois complicações que podem deixar sequelas para o restante da vida do bichano podem ser evitadas ou tratadas, garantindo mais assim melhor bem-estar ao seu gatinho. A vacinação quando filhote também é de suma importância para seu gato crescer saudável e com a imunidade em dia.

Vale lembrar que aqui no Blog da Petlove já falamos sobre a importância de cuidar da gestação das gatas a fim de preservar a vida das mamães e dos filhotes, logo, não é porque os pequeninos nasceram que a missão estará cumprida. Da barriga da mãe até o seu último suspiro de vida, todo gato merece e precisa de acompanhamento médico veterinário.

Qual é a frequência ideal de um check-up?

Vai depender da saúde de cada animal, fase de vida e da orientação do médico veterinário. Um gato saudável pode ter encontros semestrais ou anuais com o doutor(a), o importante é seguir o cronograma combinado com o profissional que cuida da saúde do seu gato e avisá-lo sobre qualquer anormalidade que acontecer pelo caminho.

Os check-ups vão ficando mais rigorosos à medida que o gato vai envelhecendo, bem parecido com o que acontece conosco. E cada sessão de exames é super importante para prevenir doenças, algumas delas contagiosas e muito perigosas como a “AIDS felina” (FIV) e a “leucemia felina” (FeLV)

Confira quais podem ser alguns exames de check-up de acordo com a idade do seu pet! Lembre-se que todos os gatos da residência precisam passar pelo médico veterinário, seja na clínica ou na sua casa.

Tenha em mente sempre o seguinte: ao garantir uma alimentação de qualidade, carteirinha de vacinação em dia e seguindo à risca o calendário dos check-ups, seu gato tem tudo para ter uma saúde invejável e viver muitos e muitos anos ao seu lado! 

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.