Importância de rampas e escadas para pets

Cada vez mais, os pets têm tomado espaço dentro de casa. Hoje em dia, é até esquisito encontrar algum que não deite no sofá ou na cama com seu pais humanos. Com isso, uma série de adaptações devem ser feitas, principalmente para cães de porte pequeno que exercem muito esforço para poderem alcançar os móveis. As rampas e as escadas surgiram com esse propósito, auxiliar os pets a se locomoverem de maneira segura, sendo um item essencial nos lares multiespécie.

Dachshund na rampa de atividades

Primeiramente, os cães de pequeno porte são muito populares no Brasil por se adaptarem bem a ambientes menores e são eles que mais sofrem para poder subir nos móveis forçando seus membros e coluna. Apesar dos gatos não possuírem dificuldades em se locomover – inclusive são profissionais nisso – eles também podem sofrer com algum problema ortopédico com o passar do tempo, principalmente quando idosos.

Importância das rampas e escadas

As rampas e escadas são indicadas para diminuir as lesões causadas pelo impacto de saltos sobre as diversas articulações do pet. As articulações mais comprometidas são a da coluna, joelho, cotovelo, ombro e coxa. Como dito, as raças pequenas são mais afetadas como Dachshund, Welsh Corgi e Basset Hound e exigem uma maior atenção.

Doenças como artrite, artrose e rupturas do ligamento são bastante comuns em cães e as rampas e escadas podem evitar que isso aconteça.

Introdução e escolha ideal 

A introdução de rampas e escadas é um momento importante e de adaptação, o ideal é ser feito desde filhote – já que é um período de aprendizado contínuo, mas pode ser feito quando adulto também. Já a escolha entre rampa e escada deve ser feita de acordo com o perfil, tamanho e necessidade do pet: Lesões articulares, idade avançada, sobrepeso, patas curtas, corpos alongados, braquicéfalos, doenças do equilíbrio como labirintite são pontos importantes para a escolha correta.

Diferenças entre escadas e rampas

Não há grandes diferenças entre as duas. As rampas geralmente ocupam um maior espaço e atendem necessidades específicas como subir em camas muito altas e as escadas ocupam menos espaço mas exige um esforço maior nas articulações do joelho e cotovelo.

Opções de rampas e escadas

Escada ou Rampa Tubline One – Azul   

Escada e rampa azul para pets

– Dois em um: Escada e rampa;

– Para cães de até 15 kg;

– Fácil manuseio;

– Facilita a locomoção de pets idosos ou obesos;

– Auxilia seu pet a subir ou descer de locais altos.

Escada 2G Acessórios Pet Vinho para Cães e Gatos

Escada para pets vinho

– Suporta até 80 Kg;

– Auxilia o pet a subir e descer de lugares altos,

– Evita acidentes e lesões ocasionados por pulos;

– Fácil de montar, não precisa de pregos, parafusos ou cola.

Escada Fabrica Pet Xadrez Caqui

Escada para pets xadrez

– Prática, Durável, Resistente;

– Estável, Segura, Fácil de usar;

– Base de Espuma;

– Limite de até 20 Kg.

Toca de Gato 2G Acessórios Pet Vinho com Escada

Toca de gato com escadas para pets

– Acompanha almofada macia e confortável;

– Muito fácil de montar, não usa pregos, cola e nem parafusos;

– Base arranhador pode ser utilizada em ambos os lados;

– Multifuncional: cama, toca, arranhador e escada.

Portanto, independentemente de ser escada ou rampa, o mais importante é introduzi-las na vida do pet o mais cedo possível, evitando assim problemas futuros.

Sobre o autor

Beatriz Mario

Beatriz Mario

Graduanda em Medicina Veterinária, sonho que tenho desde de criança, hoje sou conhecida como a louca dos gatos, mas nas horas vagas sou a louca dos bichos também, sem distinção. Tenho 10 lindos gatinhos resgatados e meu propósito é poder ajudar o máximo de pets possível (E seus pais e mães humanos escrevendo aqui no blog).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.