Insuficiência renal em gatos: como identificar

A insuficiência renal em gatos é um problema bastante comum. Ela surge gradativamente, à medida que os filtros responsáveis por eliminar as substâncias nocivas começam a ter problemas. Essa insuficiência renal em gatos é mais comum nos felinos mais velhos, geralmente ela aparece quando eles têm 9 anos para mais. Gatos da raça Persa e Abissínio geralmente apresentam mais essa doença porque problemas renais são uma condição genética.

Causas da insuficiência renal em gatos

O problema de insuficiência renal em gatos pode surgir de diversas formas. As causas mai comuns são tumores, doença renal policística, infecções bacterianas, um dano no rim causado por medicamentos (quando mal administrados) ou por toxinas, além, é claro, da idade avançada, que faz com que os órgãos comecem a falhar.

Sintomas

A questão principal na hora de identificar essa doença é que muitos dos sintomas não são necessariamente relacionados ao trato urinário. Vômitos, emagrecimento e constipação ou diarreia são sintomas de insuficiência renal crônica que podem ser confundidos com outra doença. Além disso, na verdade, nem sempre os sintomas de insuficiência renal em gatos aparecem ou eles são confundidos com a velhice, como letargia e pouca mobilidade, pelo sem brilho ou caindo muito.

Além disso, outros sintomas são: aumento da sede, desidratação, aumento do volume de urina, mucosas pálidas (use a gengiva para se orientar) e mau hálito.

Diagnóstico

Justamente pelos sintomas serem confusos, é preciso de um profissional para realizar o diagnóstico propriamente. É necessário realizar hemograma completo, análise bioquímica do sangue e também análise de urina. Ultrassonografia, radiografia e cultura de urina também podem auxiliar em um diagnóstico mais completo.  

Como tratar

Infelizmente, a insuficiência renal crônica em gatos não tem cura. No entanto, é possível tratar os sintomas, dando a melhor qualidade de vida possível para o seu gato nessas condições. O médico veterinário irá decidir qual medicamentos serão necessários para melhorar a situação do seu felino. Também vão ser necessários cuidados com a alimentação. Por exemplo, uma ração específica para gatos com insuficiência renal. Além disso, ração úmida é de bastante ajuda.

Além disso, caso seja do interesse, é possível conferir também florais para um auxílio em conjunta com as recomendações dadas anteriormente.

Sobre o autor

Larissa Moreira

Larissa Moreira

Larissa tem quatro miaus: Câmara, Ação, Gravando e Clica Fora, está no quarto ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, é apaixonada pela língua alemã, livros de fantasia, chá de camomila e pelos seus quatro bebês (que já nem são mais bebês).

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.