Jack Russell Terrier – Principais doenças

O Jack Russell Terrier é uma raça de cachorro oriundo da Inglaterra de porte pequeno e muito amigável. Quem tem um pet dessa raça costuma dizer que seu temperamento forte é maior que seu tamanho, pois eles são divertidos, companheiros e enérgicos. Apesar de ser cheio de vida e saudável, o Jack Russell não está livre de problemas de saúde e pode desenvolver algumas doenças genéticas e/ ou hereditárias ao longo do tempo. 

Com expectativa de vida de 12 a 16 anos, os principais problemas que podem afetar a raça são oftálmicos, como descolamento de retina e catarata, doença de Von Willebrand, dermatites, hérnias e luxação de patela. Saiba um pouco mais sobre elas a seguir.

Doenças Oftálmicas

A retina é uma estrutura fina de tecido nervoso que reveste o olho e quando parte ou toda a retina se move indevidamente há o que chamamos de deslocamento de retina, uma doença que pode afetar o Jack Russell Terrier de forma genética. Há algumas formas de tratar a patologia, mas quanto antes diagnosticada melhor, pois ela pode levar cegueira.

A catarata é uma doença silenciosa que afeta os pets principalmente na terceira idade e a causa, na maioria das vezes, é um fator genético e hereditário. A patologia acomete o cristalino (lente do olho) fazendo com que ele fique opaco, não permitindo a entrada de luz. A catarata leva à cegueira, mas felizmente pode ser corrigida por meio de cirurgia. 

Os principais sinais que o cachorro está com algum problema nos olhos são a vermelhidão, coceira, demonstração de dor, lacrimejamento excessivo, sensibilidade à luz e piscar muitas vezes. Se você notar qualquer um desses sinais, leve o seu cão ao médico veterinário.

Doença de Von Willebrand

Essa doença é causada devido a uma deficiência de uma proteína responsável pela coagulação no sangue. A doença de Von Willebrand é genética e há uma predisposição no Jack Russell. Os sinais clínicos mais comuns são sangramentos incessantes ao acontecer algum corte, acidente, ou durante alguma cirurgia e presença de sangue nas fezes sem causa conhecida. A doença é semelhante à hemofilia, só que em um grau mais leve de sangramento. O diagnóstico é feito por meio de uma série de exames e, se tratado, o cachorro pode viver normalmente.

Dermatites

Dermatites e alergias – principalmente alimentar -, são bastante comuns no Jack Russell. A dermatite atópica é uma resposta exagerada do sistema imunológico a determinados agentes causadores de alergias. A atopia acontece devido a uma série de partículas praticamente impossíveis de eliminar do ambiente, como pólen, fungos e ácaros, sendo uma doença possível de controlar, mas sem cura. Já a dermatite causada por alergia alimentar é proveniente da intolerância a algum componente da ração e é preciso fazer alguns testes para saber a quais componentes o cachorro tem alergia e poder evitá-los. 

Hérnias

Há alguns estudos mostrando que as hérnias acontecem devido a uma predisposição genética, como no caso do Jack Russell, porém, pode acontecer de forma traumática também. Uma hérnia é uma protrusão de gordura ou órgãos através de uma abertura na parede muscular, apresentado em forma de uma protuberância na pele do cachorro. Há algumas hérnias, como no caso da umbilical e inguinal, que podem aprisionar as alças intestinais e alguns órgãos, causando obstruções e impedindo a passagem de sangue, sendo um caso de emergência. Ao notar qualquer sinal de protuberância no seu pet, o melhor a se fazer é levá-lo ao médico veterinário.

Luxação de patela

O Jack Russell é muito ativo e gosta de correr e subir em móveis, somando ao fator genético e ao seu porte, esse cachorro é bastante predisposto a sofrer com luxação patelar. Apesar das características genéticas, acidentes ou forçar indevidamente o joelho podem agravar a patologia. Esta doença ocorre quando a patela (o osso que pertence ao joelho do pet) se move de forma anormal, causando dor e instabilidade. Os cães afetados geralmente demonstram dor, sensibilidade ao toque e dificuldade para se locomover. Fique atento ao seu Jack Russell e o leve ao médico veterinário a qualquer sinal de anomalia. 

Outras doenças que podem afetar o seu Jack Russell Terrier:

As doenças citadas são provenientes de estudos e artigos de predisposição de certas doenças em raças. Lembrando que seu Jack Russell Terrier pode levar uma vida saudável sem ser acometido por nenhuma patologia. Entretanto, a informação e conhecimento são importantes e a qualquer sinal de anomalia com seu peludo, procure um médico veterinário.

Na Petlove, profissionais da medicina veterinária trabalham em conjunto para disponibilizar um portal sobre as principais doenças em cães e gatos, você pode conferir aqui.

Sobre o autor

Beatriz Mario

Beatriz Mario

Graduanda em Medicina Veterinária, sonho que tenho desde de criança, hoje sou conhecida como a louca dos gatos, mas nas horas vagas sou a louca dos bichos também, sem distinção. Tenho 10 lindos gatinhos resgatados e meu propósito é poder ajudar o máximo de pets possível (E seus pais e mães humanos escrevendo aqui no blog).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.