Mas, coitadinho do bichinho!

Todos os direitos reservados a kevincollins123

Mas, coitadinho do bichinho!

Os olhinhos brilhando, as orelhas para trás, a carinha de dó e piedade. Características típicas do cãozinho que está implorando para ganhar alguma coisa, geralmente comida. O problema? A maioria dos donos não resistem a esta infalível tática dos bichinhos. No entanto, alguns alimentos que consumimos são muito prejudiciais para a saúde dos animais.

O chocolate é um dos mais perigosos. Durante sua industrialização, o cacau é submetido a algumas substâncias que são extremamente tóxicas para os animais de estimação. Se consumido em grande quantidade, o animal pode sofrer mal estar e em casos extremos chegar a óbito.

Contudo, não são apenas alimentos industrializados que fazem mal à saúde dos nossos bichinhos. As frutas cítricas, tais como laranja, mexerica, abacaxi, etc. são muito agressivas para o estômago fazendo com que a acidez prejudique o bem estar do animal. As demais frutas são permitidas, desde que não sejam dadas em excesso.

Mas não se preocupe! O seu amigo pode sim viver muito bem comendo aquilo que foi feito para ele! Hoje em dia são infinitas as variedades de petiscos, ossinhos, bifinhos e até mesmo chocolates feitos exclusivamente para eles. Da próxima vez em que for comer alguma coisa e aqueles grandes olhos brilhantes fitarem sua comida, lembre-se de que a saúde do seu bichinho deve vir em primeiro lugar e que um carinho sempre é mais valioso do que um pedaço de chocolate.

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

3 Comentários

  • Gostaria de mais informações SOBRE GATOS!!!!.Tenho dez gatinhos,uma c/17 anos,uma de 13 e um de 12.Os outros são ainda jovens,entre um ano e quatro.Um desses de quatro anos(Fêmea),está c/NEO_FROPATIA em grau moderado,nos 2 rins.O irmão de sangue,tb tem,mas só um rim foi afetado.Ela está muito magrinha,e não é a mesma gatinha alegre,brincalhona,etc…Sofro muito com ela,pois imagino a dor que deve sentir e nã fala p/sabermos o momento certo p/medicá-la.Ela está sendo tratada c/a veterinária,mas gostaria de saber mais sobre essa doença,tão sofrida p/ela,o que posso fazer mais p/que ela tenha mais conforto sem sofrimento.Amo meu amiguinhos,são eles que preenchem o vazio da minha vida depois que perdi minha única filha.Por favor,falem mais sobre esses animais que são tão amigos nossos como os cães.
    Muito obrigada.
    Maria Regina

Deixe um comentário