Medo de fogos: proteja seu cachorro com o Adaptil

Não é raro que os cães sintam medo de estampidos como os de fogos de artifício, mas só pensamos nisso com mais frequência quando já está bem próximo do Ano Novo ou de eventos como campeonatos de futebol.

Na Internet, podemos encontrar uma série de dicas e receitas variadas que prometem minimizar o receio que alguns pets possuem de barulhos altos e “explosões”, mas a maioria não é efetiva e pode até mesmo agravar o quadro. A utilização de produtos como calmantes, sedativos e afins sem a orientação de um profissional é algo comum, mas contra-indicado, pois pode colocar a vida do seu cão em risco! 

Pesquisa com Adaptil, da CEVA, e cães com fobia de fogos

E foi justamente pensando no bem-estar dos cachorros que possuem fobia de fogos de artifício que uma pesquisa testou o Adaptil, espécie de feromônio sintético que confere tranquilidade aos cães. O produto, por meio de um difusor, libera no ambiente um odor similar ao que a cadela exala quando está com sua ninhada.

Na pesquisa, foram avaliados 30 cachorros que já haviam apresentado algum nível de medo de fogos de artifício. Os pais dos animais deveriam plugar o Adaptil no local em que eles mais ficam, agir naturalmente mesmo durante uma queima de fogos e anotar o que foi percebido na ocasião. 

O que foi notado é que, com o uso do Adaptil, nove dos 14 sinais típicos de medo foram significativamente diminuídos ou nem mesmo percebidos pelos pais dos pets. Com isso, 74% dos participantes revelaram terem ficado surpresos com a melhora no comportamento de seus peludos. 

Afinal, o que é o Adaptil?

O Adaptil é uma fórmula patenteada pela multinacional francesa Ceva Saúde Animal. Ele não é um medicamento, mas sim uma réplica sintética do odor materno canino – conferindo  sensação de segurança, conforto e bem-estar para os cachorros, sendo um produto específico para a espécie (não tendo efeitos em humanos, gatos ou outros animais).

Adaptil não é indicado somente para situações de medo, mas também para outras ocasiões adversas como mudanças de residência, adaptação dos filhotes, hospedagens, chegada de um novo pet etc.

Como usar corretamente o Adaptil para medos de fogos?

Uma vez plugado na tomada, o Adaptil Difusor não deve ser desconectado. Ele possui uma cobertura de 50 a 70m2 e não deve ser usado em ambientes muito abertos e nem próximo de móveis e janelas. Seu uso sugerido para situações de medo é iniciar pelo menos sete dias antes do evento e manter por pelo menos mais três dias após a ocorrência. Utilizar o Adaptil Spray não é recomendado neste caso, uma vez que esta apresentação do produto tem uma duração reduzida (até 5 horas) e é mais específico para casos pontuais, como transporte ou visitas a um local desconhecido. 

Planeje-se e tenha um Final de Ano tranquilo ao lado do seu filho de quatro patas! Consulte o médico veterinário que acompanha seu pet em caso de dúvidas. 

Sobre o autor

Jade Petronilho

Jade Petronilho

É jornalista por formação e comportamentalista veterinária por paixão. Desde criança é a "louca dos bichos", por isso resolveu estudar medicina veterinária, etologia e nutrição animal, mas ainda pretende, um dia, fazer zootecnia. Atualmente tem dois cachorros, dois gatos e 13 peixes, mas além de cães, gatos e peixes, também já foi tutora de um coelho, três periquitos, dois porcos da índia, dois pintinhos e três cabritos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.