Meu cachorro perde muito pelo. Isso é normal?

Qualquer cachorro, de qualquer raça, pode perder muito pelo. Mas algumas raças perdem mais do que outras e algumas doenças podem levara essa perda de pelo. Então, se seu cachorro perde muito pelo, como identificar se está acontecendo algum problema?

Existe uma época com maior perda de pelos?

Lembre-se que cachorro perde muito pelo em algumas fases e isso pode variar muito de acordo com a raça. Então, se você notar que em determinado período do ano acontece uma perda maior, pode ficar tranquilo.

A maioria dos cães perde os pelos entre o Outono e o Inverno, para chegarem ao Verão, e ao calor, com uma pelagem mais curta e leve, ajudando na adaptação do corpo à temperatura.

cachorro perde muito pelo 1

Quais cachorros perdem menos pelo?

Os cachorros que perdem menos pelo são aqueles que as fases de crescimento dos pelos é maior do que a fase de transição. Consequentemente, a quantidade que cai é muito menos do que em raças com fases de transição maiores.

Quais doenças podem aumentar a queda?

Se o seu cachorro perde muito pelo, em uma quantidade além do normal e em períodos que normalmente não há perda, alguns problemas podem estar acontecendo:

  • Reações alérgicas, principalmente ligadas à alimentação;
  • Parasitas, como as pulgas;
  • Queimaduras de Sol;
  • Câncer;
  • Gravidez;
  • Tratamento de doenças com remédios que causam essa perda de pelo;
  • Problemas nos rins, fígado e tireoide.

Ao notar uma perda maior de pelos, o ideal é levar seu cachorro ao veterinário, que fará todos os exames necessários para descobrir a causa do problema. A perda excessiva de pelos pode, sim, ser sinal de alguma doença séria! Então não julgue como um problema pequeno e procure ajuda, principalmente se a queda de pelo vier com sintomas como:

  • Irritação na pele;
  • Falhas grandes no pelo, nas quais fica possível enxergar a pele;
  • Coceira;
  • Lambidas constantes nos locais com a penugem mais fina;
  • Feridas ocasionadas pelas lambidas ou pela própria causa da perda de pelos;
  • Pelo seco, que se solta com facilidade.

cachorro perde muito pelo 3

Agora, se a perda de pelo é normal, o que fazer para minimizar?

O primeiro passo é uma alimentação saudável para o seu melhor amigo. Compre sempre rações de boa qualidade, com indicação para a idade, porte físico ou condições especiais do seu cachorro. Se optar por alimentação saudável, escolha opções que façam bem e não só que matem a fome.

Escove bem o pelo do seu cachorro! Assim, todos que estão “soltos”, sairão na escova e não ficarão perdidos pela casa. A frequência é determinada pelo tipo de escovação e pelo tipo de pelo, de acordo com a quantidade que cai.

cachorro perde muito pelo 2

A queda do pelo, quando dentro do normal, é essencial para o seu cachorro e ajuda a mantê-lo saudável e protegido!

Sobre o autor

Larissa Calabria

Larissa Calabria

Apaixonada por animais desde criança, tem atualmente dois anjinhos de quatro patas: Wendy e Hermione, cachorrinhas bem geniosas, apesar da idade avançada! Ao longo da vida, foi descobrindo mais uma paixão: escrever! E pretende unir seus grandes amores para passar dicas importantes para todos que também amam o mundo animal.

4 Comentários

Deixe um comentário