> Bem-estar > Nariz do cachorro mudando de cor: o que pode ser?

Nariz do cachorro mudando de cor: o que pode ser?

Por Gabriela Teixeira Degiovani -

O nariz do seu cachorro está mudando de cor e você não sabe o que pode estar acontecendo? Calma, não se assuste, vamos ver algumas possíveis causas dessa alteração.

Alterações causadas por fatores externos

O Sol pode ser um grande causador de despigmentação nasal, principalmente em cachorros com focinhos ou pele mais claros, por isso tenha um maior cuidado com seus pets no verão e nunca dispense o uso do protetor solar, você pode encontrar diversas marcas disponíveis no mercado. Infecções na pele, causadas por parasitas, como fungos ou bactérias podem levar a esse efeito, assim como reações alérgicas a medicamentos e alimentos, que podem afetar tanto a saúde quanto a aparência do nariz, por isso sempre que notar alguma alteração, procure um médico veterinário para um diagnóstico.

Alterações brandas

Algumas alterações menos agressivas devem ser consideradas quando se observa uma despigmentação nasal, como a hipopigmentação sazonal ou “nariz de neve”, que é o aumento ou diminuição dos níveis de pigmentação com a mudança das estações (menos pigmento no inverno e mais no verão). Inflamações locais também podem levar à descamação e posterior perda de pigmento. Essas causas normalmente podem ser tratadas após uma visita ao médico veterinário.

Doenças severas

Infelizmente, a despigmentação pode ser um sintoma de algo mais sério, por isso, é importante frisar que sempre se deve consultar um profissional para um diagnóstico preciso. Algumas doenças também conhecidas por nós humanos, como vitiligo e distúrbios relacionados ao lúpus, podem resultar em despigmentação, bem como  alguns tipos de tumor que podem afetar o nariz do seu cachorro. 

Sempre que notar alguma alteração, procure um médico veterinário, o diagnóstico precoce pode ser a melhor defesa contra danos irreversíveis caso seja algo severo. Os tratamentos podem incluir uso de antibióticos, anti-nflamatórios ou apenas mudanças de hábitos alimentares e da rotina do seu cão.

Por Gabriela Teixeira Degiovani

Estudante de medicina veterinária e mãe da Bela. Possuo formação em Biotecnologia, mas o amor por pets sempre foi maior que minha curiosidade pela ciência, tive que mudar de área e seguir meus instintos..rs..Hoje, nutro minhas paixões e sigo curiosa por tudo que se refere a tratar bem de nossos pets.

Veja todas suas publicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e fique sabendo das ofertas antes de todos!