Noções de Nutrição para Cães e Gatos

Nas últimas décadas houve uma grande evolução na nutrição dos cãezinhos e dos gatinhos. Ainda nos anos 80, a maioria deles era alimentada com restos de alimentos e existiam poucas fábricas de ração. Atualmente, o mercado pet está em alta e os estudos e o desenvolvimento de produtos que forneçam uma nutrição segura e adequada aos animais de companhia vêm crescendo. Empresas como Nestlé Purina, Eukanuba, Hills, Royal Canin, entre tantas outras, produzem rações que atendem plenamente às necessidades tanto de cães como de gatos, e o dono pode oferecê-las ao seu pet certo de que  ele estará se alimentando da maneira correta.

Noções de nutrição para cães e gatos - Petlove - O Maior Petshop Online do Brasil

Noções de Nutrição para Cães e Gatos.

Alimentação é o fornecimento de quantidades adequadas de uma determinada dieta, de forma palatável, para alcançar o efeito desejado no animal, e nutrição é a ciência que estuda a utilização dos nutrientes necessários para permitir o equilíbrio metabólico e a melhor utilização da dieta administrada. Já o alimento é o produto que fornece os nutrientes que, combinados de forma racional, suprem as necessidades dos animais. Desse modo, a combinação de diferentes alimentos dá origem à ração.

Nutrir significa oferecer a quantidade de substâncias necessárias para garantir o bom funcionamento do organismo animal. Assim, a nutrição baseia-se em estudos para chegar a fórmulas de rações totalmente balanceadas para a espécie em questão, visando a manutenção da saúde aliada à uma taxa normal de crescimento, o apoio às fases de maior demanda de certos nutrientes e contribuir para uma performance de alta qualidade.

Cada tipo de pet necessita de uma quantidade diferente de carboidratos, minerais, proteínas, lipídios e vitaminas, pois as necessidades fisiológicas e o metabolismo são diferentes. Os carboidratos representam a maior parte da ingestão calórica dos animaizinhos. São as fontes de energia primária de um organismo e, por isso, tão importantes. As proteínas fazem parte da constituição das células e, consequentemente, dos tecidos do corpo, por isso precisam estar presentes na alimentação, também em quantidade adequada. Os lipídios são fontes de energia, de constituição do corpo e concentram em média 2,25 vezes mais energia do que as proteínas ou carboidratos. Outro elemento importante são as vitaminas,que atuam como co-fatores de muitas enzimas e são necessárias em quantidade pequena, mas equilibrada, para o bom funcionamento do organismo animal. E por fim, e fundamentais, os minerais, exercendo influência sobre a distribuição da água entre as células e nos compartimentos intercelulares.

Tendo em vista a participação desses nutrientes em atividades tão específicas do organismo, pode-se notar que o seu balanceamento é essencial para o equilíbrio fisiológico do pet. Para que isso ocorra, deve-se fornecer água fresca para manter a hidratação do pet e uma dieta exclusiva com ração de boa qualidade. Um alimento super premium para cães ou alimento super premium para gatos é feito com matérias-primas da melhor procedência, de forma a garantirem uma nutrição correta e sendo as melhores opções disponíveis no mercado. Sendo alimentado com uma ração confiável e atendendo-se às demais necessidades do pet, como higiene e vacinação, ele estará sempre saudável.

Sobre o autor

Bruno Oliveira

Deixe um comentário