O que você precisa saber quando seu cachorro tem carrapato

Você sabia que existem mais de 800 tipos de carrapatos vivendo por aí? Apesar de ser um problema comum, muita gente, logo ao perceber que o cachorro está infestado de carrapatos, acaba tomando atitudes erradas, como retirar as pragas com as próprias mãos.

Então, para lhe ajudar com esse problema tão indigesto, listamos o que você precisa saber quando seu cachorro tem carrapatos.

O que você precisa saber quando seu cachorro tem carrapato

Como cachorro pega carrapato?

Geralmente, os cachorros são infestados por carrapatos durante passeios em ambientes externos, como parques, praças e até na rua. Da mesma forma que as pulgas, eles também vivem em locais onde não há a presença de pets. Os preferidos são: ambientes secos, úmidos, gramados, arbustos, touceiras, capins, entre outros.

Além disso, também existe a chance do pet contrair carrapatos dentro de casa. Afinal, essas pequenas pragas podem grudar na roupa e serem levados para o local pelo próprio pai humano ou podem chegar até a residência por alguma casa vizinha.

Como saber se cachorro tem carrapato

A menos que esteja bem infestado, não é uma tarefa tão simples encontrar carrapatos no corpo do cachorro. A maioria prefere locais ocultos, onde é mais fácil de se camuflar, como na cauda, debaixo da cauda, entre os dedos e próximos às orelhas. Além disso, também é válido checar dentro do ouvido do pet, uma vez que alguns deles preferem se alojar no canal auditivo.

Meu cachorro tem carrapato, o que fazer?

Como dito no início dessa matéria, é um erro bastante comum encontrar um carrapato e logo retirá-lo com as próprias mãos. Caso o pai humano puxe-o com muita força, pode causar algum problema de pele e inflamação no local.

Remédio caseiro para carrapato

Sabe aquele “remedinho milagroso” que algum familiar sempre nos indica? Fuja deles!!! Qualquer tipo de substância aplicada na pele do pet sem qualquer embasamento pode causar infecções, irritações e até aumentar a chance de aparecer ainda mais carrapatos.

Proteja o seu pet!

Não tem jeito, a melhor maneira de prevenir que o cachorro tenha carrapato é garantindo a sua proteção com produtos específicos. Portanto, não devemos economizar nesse momento e apelar para produtos caseiros, afinal, é a saúde do pet que está em jogo!

O pai humano pode optar por uma coleira antiparasitas, como a Scalibor ou Seresto, ou antipulgas orais, como o Bravecto, Nexgard ou Simparic. Os de uso tópico, como o Advantage ou Frontline, também são ótimas alternativas.

Os carrapatos adoram se esconder por aí. Por isso, é importantíssimo fazer o controle do ambiente, juntamente com um desses produtos,Desinfetante Vet+20 Bactericida Herbal, por exemplo, pode ser usado para eliminar os ovos dos carrapatos do ambiente, freando de vez a proliferação.

Infelizmente, todos os cães estão sujeitos a contraírem carrapatos. Por isso, é fundamental que os pais humanos tenham conhecimento sobre o tema e as formas de prevenção.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.