Outubro Rosa pela prevenção de tumores de mama

No mês de outubro, acontece a campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar mulheres sobre a prevenção de tumores de mama. Na medicina veterinária, ela também acontece com a intenção de conscientizar pais e mães de cadelas e gatas quanto a ocorrência do problema e as formas de preveni-lo. 

Cadelas e gatas não castradas (ou que foram castradas tardiamente) tendem a ser mais predispostas à ocorrência de tumores de mama. Isso porque muitos desses tumores possuem influência hormonal. Pets não castradas podem, ainda, desenvolver piometra, uma espécie de infecção uterina que pode colocar suas vidas em risco. 

smiling pug puppy dog holding up pink ribbon symbol, isolated on white background

Fazer consultas periódicas com um médico veterinário e estar atento aos sinais que podem indicar uma das doenças é fundamental. Palpar as mamas de cadelas e gatas em busca de nódulos e/ ou formações é essencial para que o diagnóstico seja feito rapidamente.

No caso da piometra, ela costuma acontecer após o período do cio. A cadela ou gata com piometra costuma apresentar falta de apetite, prostração, mudanças de comportamento e muitas vezes secreção vaginal. 

A qualquer sinal diferente apresentado, é fundamental consultar um médico veterinário. Cadelas e gatas com tumores de mama ou piometra, quando diagnosticadas rapidamente, tendem a ter uma vida normal após o tratamento. Vale lembrar que, embora menos comum, machos também podem ter tumores de mama.

Sobre o autor

Jade Petronilho

Jade Petronilho

É jornalista por formação e comportamentalista veterinária por paixão. Desde criança é a "louca dos bichos", por isso resolveu estudar medicina veterinária, etologia e nutrição animal, mas ainda pretende, um dia, fazer zootecnia. Atualmente tem dois cachorros, quatro gatos e 11 peixes, mas além de cães, gatos e peixes, também já foi tutora de um coelho, três periquitos, dois porcos da índia, dois pintinhos e três cabritos. Hoje, é Coordenadora de Conteúdo Veterinário da Petlove.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.