Pais de gatos ainda não sabem decifrar muito bem as expressões de seus pets, diz estudo

Você acha que consegue saber o que o seu gato está querendo ou sentindo só de olhar pra carinha dele? Se você acredita que sim é bom nos acompanhar nessa matéria, pois um estudo canadense diz que os pais de gatos não sabem muito bem decifrar as expressões do seu filho pet.

Pesquisadores da Universidade de Guelph no Canadá perguntaram para mais de 6 mil pessoas de 84 países diferentes se elas conseguiam ler a expressão dos felinos no Youtube. Apenas 13% dos participantes acertaram em 75% das vezes ou mais no teste


“Os gatos falam com o rosto e, se você for habilidoso e prestar atenção, é capaz de identificar”, disse Georgia Mason, professora do Departamento de Biociências dos Animais da Universidade de Guelph, ao Wall Street Journal. Realmente é preciso ter habilidade de sobra, pois não é uma tarefa simples decifrar a “cara de paisagem” dos gatos, já que é muito sutil a diferença entre as expressões positivas e negativas.

O pequeno número dos participantes da pesquisa que apresentaram bom desempenho na hora de decifrar as expressões dos pets, é formado em boa parte por médicos veterinários ou especialistas em felinos. Ou seja, aquela fama que os gatos têm de fazer a mesma cara em diferentes situações acaba fazendo sentido no final das contas.

No teste aplicado, as pessoas viam apenas a imagem focada no rosto do animal, sem qualquer acesso a sons ou visão ampliada que pudesse dar pistas sobre a situação do animal como, por exemplo, sendo impedido de sair de um local ou vendo a ração sendo colocada no seu pote de comida.

Veja um exemplo do vídeo abaixo:

Que tal um teste rápido? Na imagem abaixo você acha que o gato está com a expressão positiva ou negativa?

Nesse caso, o gato estava se sentindo negativo, pois uma porta frustrava suas tentativas de entrar em casa. Porém, a cara dele ao receber um brinquedo novo não seria muito diferente, somente um olhar “animal” pra decifrar as expressões poker-faces dos felinos.

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

É jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

5 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.