Por que os gatos gostam de caixa? Estudo dá novas pistas

A grande atração que os gatos sentem por caixas, principalmente as de papelão, pode ter um motivo simples e curioso: os felinos domésticos são fascinados por formas que são (ou pelo menos lembram) um quadrado. Saiba mais sobre porque os gatos gostam de caixa!

A possibilidade foi apontada por um experimento feito em Nova York, pelo Hunter College, que ainda revelou que os gatos podem, assim como nós, serem enganados por ilusões de ótica e enxergar formas 2D, desenhadas no chão.

Gato passando pelo teste das formas

Gatos gostam de caixa ou de formas?  

Os pesquisadores convidaram 30 gateiros para fazerem o experimento com seus peludinhos. Fazendo uso de papel, tesoura e fita adesiva, eles criaram diferentes formas geométricas no chão, entre as opções havia o quadrado e também o quadrado de Kanizsa – quatro círculos no formato de Pac-Man que criam a ilusão de ótica de um quadrado.

Com o ambiente devidamente preparado, era só deixar o gato entrar e ficar de olho em quais lugares o bichano ficaria sentado ou deitado por pelo menos três segundos, cada pausa era anotada.

O resultado? Ao todo, os gatos permaneceram imóveis sobre uma das formas 16 vezes, sendo:

  • oito em cima de um quadrado
  • sete sobre o quadrado de Kanizsa 
  • uma vez no quadrado de Kanizsa que não formava a ilusão de uma forma quadrada.

Gabriella Smith, que liderou a pesquisa, contou em recente entrevista que o estudo ainda é pequeno e não pode ser visto como conclusivo sobre as percepções visuais em gatos. Mas, convenhamos, que é um excelente início, não é?  Que tal fazer o teste aí na sua casa e depois compartilhar com a gente o resultado? 

Resta agora descobrirmos somente a razão pela qual os gatos se sentem tão atraídos por quadrados, já que pelas caixas da Petlove a gente não tem a menor dúvida 😏.

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e que não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.